Alinhamento entre Marketing e Vendas = Resultados excepcionais

Alinhamento entre Marketing e Vendas = Resultados excepcionais

Toda e qualquer empresa que almeje o sucesso profissional deve desenvolver estratégias e planos que visam o crescimento no cada vez mais concorrido mercado empresarial. Existem formas, atualmente, que auxiliam neste processo de consolidação de empresas,  como o alinhamento entre Marketing e Vendas, e quando se trata do nosso negócio, devemos investir todo tempo e esforços possível para que os resultados apareçam, não é mesmo.

Uma das formas para atingir as metas estipuladas é quando realizamos o alinhamento entre Marketing e Vendas, conhecido como Vendarketing. Ambos os setores são importantes para qualquer negócio, cada um com seus objetivos e funções dentro de um sistema. Entretanto, se trabalhados bem e em conjunto, os resultados podem ser extremamente satisfatórios.

Marketing

O Marketing, como todos devem imaginar, tem como objetivo oferecer um determinado produto ou serviço que um cliente em potencial busca. Muitos fatores englobam o marketing, como o estudo do mercado e o entendimento das ferramentas mais importantes, como público, produtos e venda. De modo geral, o Marketing visa a otimização de lucros, adequando a oferta à demanda dos clientes.

alinhamento entre Marketing e Vendas

Vendas

Já as Vendas são o processo final decorrente do Marketing bem realizado. Uma empresa que não vende, por exemplo, não consegue ser bem-sucedida no mercado empresarial. Portanto, é importante para qualquer negócio investir em ferramentas que auxiliem nas vendas.

Uma das melhores formas de utilizar Marketing e Venda em conjunto como aliada da sua empresa, visando resultados excepcionais, é sem dúvida utilizando o Marketing de Conteúdo.

Calma explicaremos passo a passo a importância deste serviço para o sucesso do seu negócio. Primeiro, explicaremos o conceito básico do Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo busca converter usuários em clientes, ao criar conteúdo qualificado, útil e relevante como principal ferramenta catalizadora de clientes. Os artigos criados são informativos, com o objetivo de prender a atenção dos leitores. O intuito é, também, passar a mensagem de que sua empresa é uma fonte confiável e segura dentro da área de atuação do seu negócio, deixando os clientes em potencial mais seguros para negociar.

Este serviço visa dar mais visibilidade e credibilidade à sua marca, aumentando, assim, as chances de obter sucesso profissional no concorrido mercado digital, que vem se tornando uma prioridade para as empresas.

Através da credibilidade e visibilidade alcançada pelo Marketing Digital, com o auxílio do Google, principal ferramenta na internet para otimizar resultados, sua empresa estará em um lugar de destaque, ao lado de grande marcas do segmento. Este tipo de Marketing consegue transformar por completo muitas negócios. Não à toa, cada vez mais marcas são adeptas deste tipo de serviço digital.

Agora, entenda como o Marketing de Conteúdo utiliza o conceito de alinhamento entre Marketing e Vendas para obtenção de resultados excepcionais.

O Marketing de Conteúdo é feito em etapas bem elaboradas e estruturadas, conhecidas também como funil de Marketing de Conteúdo. Este trabalho é feito utilizando uma metodologia moderna e eficiente, a fim de garantir resultados mais satisfatórios.

Atrair

Está etapa consiste basicamente em atrair os clientes em potencial ao seu site. Há diversas formas para realizá-la, geralmente utiliza-se o blog, o Google Adwords, o SEO e as Redes Sociais. É fundamental neste processo entregar um conteúdo de qualidade, de forma a instigar este usuário, sobretudo porque ele faz parte do tráfego do site e não há mais informações sobre quem são estas pessoas.

Converter

Aqui, o objetivo é transformar este visitante em um Lead. Para quem não sabe, leads são potencias clientes que tenham algum tipo de interesse pelo produto ou serviço que sua empresa ofereça. Entretanto, não necessariamente estes leads estão prontos para adquirir. Podem ser pessoas interessadas, mas que somente preenchem fichas, realizam orçamentos e afins.

O principal meio para converter os leads é utilizando Automação Google Adwords, Landing Page (página por onde o visitante chega a um site), Ofertas e Conteúdo Remarketing.

Vender

Neste momento, a conversão bem-sucedida é o principal objetivo. Há uma necessidade explícita do cliente, e a intenção de adquirir seu produto ou serviço se faz presente.  É importante utilizar a nutrição de leads, metas de resultados, fluxo de trabalho, email marketing.

Fidelizar

Após a venda, o seu relacionamento não termina. É crucial manter uma relação com o cliente após a venda, a fim de buscar uma fidelização. Uma relação duradoura com o cliente é benéfica para todos os envolvidos, sobretudo sua empresa, pois conseguiu um divulgador.

O divulgador é vital, pois ele divulga sua marca e trabalho voluntariamente, devido à satisfação ao negociar com sua empresa. A melhor forma de manter este cliente satisfeito e pronto para voltar a negociar é utilizando newslatter, bom relacionamento, redes sociais.

Estas etapas compõem o funil de Marketing, como a imagem abaixo contextualiza:

 

alinhamento entre Marketing e Venda

Conheça alguns dos benefícios:

Saiba a importância de se comunicar com seu público corretamente, utilizando todo o potencial do Marketing de Conteúdo:

  • Principal meio de geração de leads qualificados para o comercial;
  • Aumentar o engajamento da marca e reter mais clientes;
  • Acessar seu cliente no exato momento do seu desejo de compra;
  • Ganhar autoridade como especialista sobre um assunto;
  • Economia com equipes comerciais e outros meios de prospecção.

Com o Marketing de Conteúdo, quem tende a ganhar é sua empresa. Atualmente, as marcas que utilizam este tipo de serviço são mais eficientes e competentes no momento de captar, converter e fidelizar clientes.

Como realizar o Alinhamento entre Marketing e Vendas para minha empresa?

A Melhor maneira é contratando uma Agência de Marketing Digital, como a própria Sense. Geralmente, o serviço é feito com o auxílio de redatores, desenvolvedores, programadores e designers. Os resultados, claro, são satisfatórios, porém não surgem da noite para o dia. É necessário um tempo para indexação do conteúdo.

Grandes e pequenas empresas enxergam no Marketing de Conteúdo uma oportunidade para crescimento sistemático, criando um alinhamento entre Marketing e Vendas, culminando em resultados excepcionais.

Fique à vontade para realizar um orçamento. Torne-se uma referência no já disputado mercado digital. Busque o sucesso empresarial e alcance suas metas. O Marketig de Conteúdo com certeza corresponderá às expectativas. Lembre-se sempre: se você não estiver visível ou presente para um cliente, outra empresa estará.

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Conteúdo desenvolvido pela equipe da Agência Sense
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Gustavo Azeituno

Redator, jornalista, 24, fã de Senhor dos Anéis e Star Wars; blogueiro e goleiro aos domingos

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