Como aparecer em primeiro lugar no Google

Como aparecer em primeiro lugar no Google

Através deste artigo, saiba exatamente como aparecer em primeiro lugar no Google, o maior mecanismo de busca do mundo

Muitas empresas enxergam o Google como uma ótima forma de expor produtos e serviços online, sobretudo por se tratar de um site com uma visualização gigantesca. Não demora muito para uma dúvida comum vir à tona: como aparecer em primeiro lugar no Google?

Essa é uma questão importante para qualquer empresa que busca mais destaque na internet, e a resposta está no Marketing digital.

O marketing digital é o método utilizado para colocar as empresas em destaque na internet, nesse caso, em destaque no Google.

A importância de aparecer em primeiro lugar no Google

Como aparecer em primeiro lugar no Google

Quando falamos em aparecer em primeiro lugar no Google, falamos de aparecer na primeira página de um dos sites mais acessados do mundo.

Estima-se que, diariamente, o Google tenha 3,3 bilhões de buscas. Ao final do mês, esse número pode chegar a espantosos 100 bilhões.

Logo, não demora muito para percebemos a importância de aparecer em primeiro lugar em um site como o Google.

Só de imaginar o nível de exposição que a marca das empresas têm ao aparecer no Google é possível vislumbrar os resultados que podem surgir.

Não à toa, cada vez mais empresas no mundo todo começam a investir em marketing digital, com o objetivo de aparecer na principal vitrine da internet.

Afinal, como minha empresa vai aparecer em primeiro lugar no Google?

O marketing digital engloba diversos serviços, contudo, existem aqueles focados em colocar o site das empresas em destaque na primeira página do Google.

Dentre os serviços disponíveis, três se destacam: SEO, Marketing de Conteúdo e Link Patrocinado.

Todos esses três serviços tem como foco colocar as empresas na primeira página do Google, cada um deles utilizando métodos específicos, dos quais abordaremos ao longo deste artigo.

SEO (Marketing de Busca)

O SEO (Marketing de Busca) talvez seja o serviço mais comum nas empresas que desejam ter mais destaque na internet.

O objetivo desse serviço é oferecer mais visibilidade na internet, utilizando exclusivamente a busca orgânica do Google.

Em outras palavras, podemos definir o trabalho de SEO como a otimização de sites para os mecanismos de buscas, principalmente o Google.

Conhecendo mais sobre o SEO

Dentro do marketing de busca (SEO), algumas etapas são imprescindíveis, como a criação de textos com palavras-chave relevantes para as empresas, assim como a atualização dos códigos do site.

Como aparecer em primeiro lugar no Google

Essas etapas são essenciais para que os sites comecem a aparecer na pesquisa orgânica do Google e assim se destacarem na internet.

Todo o trabalho do SEO é gradativo, o que significa que os resultados não aparecem da noite para o dia, claro. Além disso, a agência que você escolher para realizar o SEO deve fazer ajustes periódicos no trabalho de posicionamento, de modo a manter os resultados obtidos.

Por esse motivo, o SEO é tido como um trabalho de prestação de serviço. Logo, não basta fazer o SEO e pronto, acabou o trabalho. Faz-se necessário realizar o acompanhamento dos resultados, assim como manter a otimização do site todos os meses.

Portanto, podemos comparar o SEO com a construção de uma casa: é preciso de certo tempo para chegar a um resultado satisfatório, e quando chegar, deve-se sempre manter tudo em ordem.

Vantagens do SEO

Imagine alguém pesquisar por um produto ou serviço no Google e se deparar com sua empresa? Interessante, não?

Justamente por isso que o SEO é reconhecido no marketing digital como um serviço praticamente obrigatório para qualquer empresa que busque ser bem-sucedida no mercado digital (que é exatamente onde boa parte dos consumidores está).

Marketing de Conteúdo

Como dissemos, o SEO visa otimizar o site para os mecanismos de buscas, através de textos com palavras-chaves relacionadas ao segmento das empresas.

Já o Marketing de conteúdo também tem como objetivo fazer com que as empresas apareçam em primeiro lugar no Google, porém, não para por aí.

A vantagem do marketing de conteúdo é que, além de aparecer no Google, ele gera valor à marca das empresas, uma vez que esse tipo de serviço utiliza artigos informativos e conteúdo de qualidade como forma de posicionar e, principalmente, encantar clientes/visitantes.

Como aparecer em primeiro lugar no Google

Através do conteúdo de qualidade produzido é possível realizar o posicionamento no Google, ao mesmo tempo em que as empresas oferecem artigos interessantes aos visitantes e clientes.

Ou seja, o marketing de conteúdo consegue engajar o público-alvo das empresas.

Esse engajamento, claro, auxilia as empresas no processo de conversão  ( transformar visitantes em clientes).

A conversão acontece da seguinte forma: os visitantes que leem os artigos têm as empresas como uma fonte confiável de informação.

Não demora muito para que esses mesmos visitantes comecem a se sentir confortável o suficiente para adquirir um produto ou serviço com as empresas oferecem.

Ou seja, a conversão – e também o posicionamento no primeiro lugar no Google –  é feita através do conteúdo de qualidade produzido em forma de artigos e postagens no blog.

Link patrocinado (Google Ads)

O link patrocinado (ou Google Ads) é um serviço cujo posicionamento na primeira página do Google acontece através de anúncios pagos.

Por se tratar de um trabalho em que as empresas pagam pelo serviço diretamente ao Google, naturalmente o posicionamento acontece de forma muito mais rápida, sobretudo se comparado ao Marketing de Conteúdo e SEO.

O que faz do link patrocinado uma excelente ferramenta é que, além do posicionamento rápido, os investimentos variam de acordo com as necessidades dos clientes.

Se você quiser investir, por exemplo, 300 reais em Adwords, é plenamente possível. Caso queira realizar um investimento mais pesado, de 2 mil reais, também é possível.

Além dessa variação no investimento, o Google Ads funciona à base de resultados. Ou seja, todo valor investido resulta em cliques.

Isto é, se não houver cliques, não há gastos.

Por esse motivo o Link patrocinado é tido por muitos como um serviço que atende as necessidades de empresas de todos os portes.

Ou seja: o link patrocinado auxilia empresas pequenas que precisam vender, assim como auxilia empresas grandes a fortalecerem sua marca no mercado, ao mesmo tempo em que também conseguem vender mais.

Aproveite e leia nosso artigo com dicas para fazer publicidade na internet

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Comentários

Gustavo Azeituno

Redator, jornalista, 24, fã de Senhor dos Anéis e Star Wars; blogueiro e goleiro aos domingos

Um comentário em “Como aparecer em primeiro lugar no Google

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