Como atrair leads e aumentar a taxa de conversão através do marketing digital

Como atrair leads e aumentar a taxa de conversão através do marketing digital

Quando falamos em marketing digital, naturalmente alguns objetivos são muito importantes para o sucesso do seu negócio, destacando-se dois: atrair leads e aumentar a taxa de conversão.

Ambos os processos (atração e conversão) fazem parte de uma eficiente estratégia de marketing no âmbito digital. Parte do sucesso de qualquer campanha passa invariavelmente por essas duas importantes etapas. Isto é, sem atração de leads, não há conversão, culminando em poucas vendas.

Por esse motivo, torna-se extremamente importante para as empresas investir em métodos para começar a gerar leads, de modo a convertê-los, sobretudo dentro do marketing digital.

Contudo, antes de definirmos algumas estratégias eficientes sobre como atrair leads e aumentar a taxa de conversão, é importante pontuar o significado dos dois.

Como atrair leads e aumentar a taxa de conversão através do marketing digital

O que são leads?

Muitos empresários conhecem e estão familiarizados com o termo. Todavia, muitos empregadores sequer conhecem o significado de leads.

Então, saiba que os leads dentro do marketing digital são os visitantes que podem se tornar clientes em potencial.

Ou seja, leads são pessoas interessadas pelo que sua empresa oferece, mas que ainda não são clientes.

Por que é importante atrair e gerar leads?

Para toda e qualquer empresa, independentemente do porte ou área de atuação, gerar leads representam criar maiores chances de ser bem-sucedido.

Para entender a importância dos leads, vamos a um exemplo prático.

Uma empresa que gera 10 leads por mês tem muito menos chances de vender, sobretudo se comparada a uma empresa que gera 100 leads mensais.

Suponhamos que a taxa de conversão seja de 10%. A primeira empresa teria, então, apenas uma conversão (um cliente gerado, apenas). Já a segunda, 10 novos clientes.

Percebe como é importante gerar leads? Quanto mais leads gerados, maiores as chances de sucesso e de conseguir novos clientes.

O que é taxa de conversão?

Como atrair leads e aumentar a taxa de conversão através do marketing digitalA taxa de conversão é, basicamente, a quantidade de leads que se tornam efetivamente clientes.

Portanto, podemos dizer que a taxa de conversão é uma excelente maneira de medir a eficiência das vendas.

De nada adiantaria, por exemplo, gerar 1 mil leads caso sua taxa de conversão seja 2%.

O ideal é que a taxa de conversão caminhe junto com a quantidade de leads gerados. Isto é, o cenário perfeito seria ter muitos leads e uma ótima taxa de conversão.

Tenha em mente também que a ideia da taxa de conversão é fazer com que as empresas consigam mensurar melhor a quantidade de vendas, de modo a otimizá-la.

Tanto o processo de geração de leads, quanto o processo de conversão dos leads caminham juntos. Por isso, as empresas devem sempre investir em métodos que estimulem o sucesso dessas duas etapas.

Afinal, como atrair leads e aumentar a taxa de conversão dentro do marketing digital?

Existem serviços dentro do marketing digital que auxiliam as empresas a gerar leads e aumentar a taxa de conversão, como é o caso do SEO, blog, landing page e newsletter (email marketing).

Fique tranquilo, pois ao longo deste artigo abordaremos cada um desses métodos que ajudam a tornar as empresas bem-sucedidas no marketing digital.

SEO

O SEO ( ou marketing de busca) é um dos serviços de marketing digital mais populares e conhecidos. Seu objetivo principal é atrair visitantes para o site das empresas, de modo a gerar mais leads.

O trabalho de SEO consiste em uma otimização do site das empresas, com o intuito de melhorar o posicionamento nos mecanismo de busca, sobretudo o maior de todos: o Google.

Através da visibilidade que o Google oferece, torna-se mais fácil atrair visitantes e leads até o site do seu negócio. Por esse motivo, cada vez mais empresas apostam nesse serviço para começar a gerar leads e, consequentemente, converter mais.

Blog

O blog é uma das ferramentas mais importantes dentro do processo de geração de leads.

Isso se deve sobretudo ao conteúdo produzido nessa plataforma. O objetivo principal de um blog corporativo é publicar artigos interessantes, “não-marqueteiros”, que sejam úteis no dia a dia, com o objetivo de atrair visitantes e leads.

O blog, então, deve focar em um conteúdo de qualidade, que possa identificar e (ou) solucionar um problema, oferecer uma solução etc.

Dessa forma, as pessoas (visitantes) são atraídas até o blog através do conteúdo de qualidade. Esse processo gera leads, sobretudo se os artigos publicados seguirem algumas estratégias que facilitem a geração de clientes em potencial , como o uso do botão CTA (Call to Action) e Landing pages.

Leia nosso artigo sobre Marketing de Conteúdo e saiba tudo sobre CTA, blog e muito mais.
Landing pages

As landing pages são páginas cujo objetivo é obter informações a respeito dos leads, para que dessa forma a equipe de vendas possa entrar em contato e, assim, conseguir transformá-los em clientes.

É importante que as landing pages contenham todas as informações referentes ao seu serviço ou produto, assim como uma área destinada ao preenchimento de dados, com informações relevantes, como nome, endereço, e-mail, telefone de contato e muito mais.

Para quem busca geração e conversão de leads, a criação de landing pages se faz necessária.

Como atrair leads e aumentar a taxa de conversão através do marketing digital
Exemplo de uma Landing desenvolvida para a própria Agência Sense.
Email marketing

O email marketing é um dos meios mais eficientes de gerar leads e clientes. O conteúdo enviado pelo email mantém sua empresa presente no dia a dia das pessoas, tornando-se primordial para fechar vendas.

Vamos supor que um cliente entrou em uma loja de roupas, fez o cadastro e colocou algumas peças no carrinho de compra, porém não comprou ainda.

Saiba que essa pessoa é um lead. Portanto, enviar um email marketing pode ser a melhor solução para uma eventual conversão desse cliente em potencial em um cliente de fato.

Nesse exemplo, o email marketing seria uma ferramente excelente para lembrar o lead que ele tem produtos em seu carrinho de compra, de modo a estimulá-lo a continuar sua compra.

Pode-se utilizar o email marketing também para mostrar promoções, conteúdo do blog, carrinho de compras, produtos novos e muito mais.

Então, para qualquer empresa, contar com email marketing com certeza aumenta as chances de melhorar o número de lead gerados, assim como a taxa de conversão.

Seja bem-sucedido

Investir nesse métodos (SEO, blog, landing page e email marketing) com certeza será a melhor maneira de atrair leads e aumentar a taxa de conversão utilizando o marketing digital.

Aproveite e leia sobre Como fazer uma empresa crescer rápido

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Comentários

Gustavo Azeituno

Redator, jornalista, 24, fã de Senhor dos Anéis e Star Wars; blogueiro e goleiro aos domingos

Um comentário em “Como atrair leads e aumentar a taxa de conversão através do marketing digital

  • setembro 11, 2018 em 11:13 am
    Permalink

    Wow, aprovado! gostei bastante!

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