Como criar um site

Como criar um site para sua empresa?

Através deste artigo, descubra como criar um site bonito e rentável para o seu negócio

Se você está procurando sobre como criar sites, é porque provavelmente não tem um ou o atual está velho e ultrapassado, certo?

É importante que esteja buscando alternativas na internet para entender mais sobre como criar sites para o seu negócio. Afinal, os sites muitas vezes são a porta de entrada das empresas. Por isso, um cuidado maior é necessário.

Mas antes de falarmos sobre como funciona o processo de criação de site, explicaremos a importância de possuir um site, atualmente.

A importância ao criar um site para seu negócio

A criação de site tornou-se quase obrigatória para as empresas. Isso se deve ao fato de que o Brasil possui, atualmente, mais de 120 milhões de pessoas conectadas à internet.

Esses números são extremamente relevantes, se seguirmos o ponto de vista empresarial.

como criar um siteMas por que esse número é tão importante para as empresas?

Quem possui um negócio sabe que as empresas devem estar onde os clientes estão, a fim de aumentar as chances de ser bem-sucedido profissionalmente.

Portanto, se há no Brasil mais de 120 milhões de pessoas na internet, é justamente na internet que sua empresa deve estar.

Para algumas empresas, inclusive, a internet é a principal forma de captação de clientes. Ou seja, não há estrutura física ampla, com vendedores, gerente e afins. Tudo é basicamente online.

Claro, muitos empresários têm como principal fonte de renda a empresa física, sem quaisquer investimentos em estratégias de divulgação online. Contudo, ao criar um site, abre-se um leque de novas oportunidades.

É importante ressaltar que um site vai além de um simples domínio online com sua marca. É preciso mantê-lo atualizado, postar conteúdo periódico para que possa oferecer o retorno esperado.

Manter um site abandonado passa uma imagem de descaso e abandono, o que afasta clientes e pessoas interessadas. Por isso, entre ter um site abandonado e não ter site, a segunda opção é a ‘menos pior’.

Agora, para aqueles que optarem pelo crescimento profissional e querem descobrir como criar um site, saiba que os resultados obtidos no mercado digital são excelentes.

Como criar site para minha empresa?

Poucas pessoas sabem de fato criar um site. Contudo, existem plataformas digitais gratuitas com modelos prontos.

como criar um sitePor exemplo, plataformas como WordPress e Webnode possuem layouts prontos e são de fácil manuseio.

É possível criar conteúdo visual interessante através desses sites. Existem tutoriais no youtube, inclusive, que facilitam na hora em que decidir criar por conta própria um site para seu negócio.

Ainda sim, a opção mais recomendada é contar com o auxílio de uma agência especializada em criação de site.

Ela é quem desenvolverá um layout voltado ao público-alvo da sua empresa e também dará um toque mais profissional ao site criado, diferentemente das plataformas prontas.

Claro, criar um site de graça pode ser mais viável, a princípio. Mas se você busca resultados, uma agência é sua escolha ideal.

Como criar sites com agência de marketing digital

Caso opte por uma agência especializada em criação de site, tenha em mente que tudo ficará mais simples.

É a agência que cuidará do desenvolvimento e manutenção do site. Além disso, ela dará todo o suporte técnico, com seus servidores de hospedagem.

Existem etapas que a agência deve seguir ao criar um site: registro do domínio, hospedagem, análise do segmento e público; criação de conteúdo e, claro, a publicação do site.

1) Domínio

Domínio, para quem não está familiarizado, é a URL do site. Ou seja, é o que a pessoa terá que digitar para encontrar o seu site, o endereço virtual da sua empresa.

DComo criar um siteomínios são únicos. Então, ao escolher um, a agência verificará a disponibilidade dele para dar andamento à criação do site (caso queira, você mesmo consegue checar a disponibilidade do domínio através do site Registro BR)

Os custos para registro de domínio são baixíssimos. O valor varia de 30 a 40 reais por ano, somente.

Caso você já tenha um site, essa etapa pode ser descartada. Porém, depende, também, do grau de satisfação com sua URL. Muitas vezes o endereço online é muito concorrido, sendo preciso adequá-lo para facilitar no momento da busca.

2) Hospedagem

Uma vez que você registrou um domínio, chegou a hora de hospedá-lo em um servidor.

A hospedagem é o ambiente em que todo o conteúdo ficará disponível, como páginas, arquivos, imagens e afins.

Pode parecer um tanto quanto complicado, mas com o auxílio de uma agência especializada em criação de site, tudo ficará mais simples.

Tornou-se recorrente hospedar o site no servidor da própria agência. Isso facilita a manutenção e administração do site.

3) Análise do segmento e público

como criar um site

Parte essencial em como criar sites com ótimos resultados é entender e analisar o segmento e público.

Ao fazer um site, é preciso saber que tipo de comunicação, tanto escrita quanto visual, adotar no momento da criação.

Sites voltados a um público mais jovem são feitos com um propósito. Já sites com uma segmentação voltada para um público mais velho são feitos de outra forma.

Um site intuitivo e funcional não pode apenas jogar informações na tela de forma aleatória. É preciso compreender a segmentação do público, de modo a criar sites que sejam mais receptivos.

4) Criação do conteúdo

Caso sua empresa esteja começando um site do zero, a agência é quem produzirá conteúdo visual e escrito.

Claro, a criação de conteúdo deve ser feita de forma conjunta, com o objetivo de produzir conteúdo mais preciso sobre sua empresa, longe do senso comum.

Durante essa etapa são criadas páginas de serviços com conteúdo específico, textos de apresentação, textos sobre a empresa e muito mais.

5) Publicação do site

Agora que todas as etapas anteriores foram realizadas, chegou a hora da publicação. É justamente a partir desse momento que o site da sua empresa começará a dar resultados para seu negócio.

Um site publicado, que seja bem feito, bonito, intuitivo e moderno, com certeza será mais útil para seu negócio.

Os visitantes ficarão mais confortáveis e seguros para realizar quaisquer negócios. O que, naturalmente, melhora os resultados da sua empresa.

Bônus: otimização de site

A otimização de site é um dos principais serviços de marketing digital. Isto é, agora que você tem um site, chegou a hora de elaborar uma estratégia eficiente de marketing na internet para o seu negócio.

A otimização é, basicamente, uma adaptação do seu site aos parâmetros do Google.

Essa adaptação facilita o posicionamento do seu site em um lugar de destaque do Google: as primeiras páginas.

Sites que estão na primeira página possuem mais visibilidade e passam mais credibilidade às pessoas.

Ou seja, sites bem posicionados são mais rentáveis, convertem e ajudam a aumentar as vendas.

O principal serviço para melhorar o posicionamento nos mecanismo de busca é o SEO.

O que é SEO?

O SEO é nada mais que o marketing pela busca. Em linhas gerais, a ideia é posicionar palavras-chaves relacionadas à área de atuação da sua empresa nas primeiras páginas do Google.

Uma vez posicionadas as palavras-chaves nas primeiras páginas do Google, sua empresa começa a ter mais visibilidade e alcance na internet.

Marketing de Conteúdo

Assim como o SEO, o marketing de conteúdo também tem como objetivo otimizar o seu site para os mecanismos de busca. Contudo, vai ainda mais além.

Como criar um siteO marketing de conteúdo é uma forma de divulgação natural, cujo objetivo é gerar valor à marca da sua empresa.

Mas de que forma o marketing de conteúdo gerará valor à marca da minha empresa?

Através de artigos é a resposta.

Os artigos informativos postados no blog da sua empresa serão os responsáveis por atrair e converter os visitantes.

A ideia do marketing de conteúdo é consolidar sua empresa como uma fonte confiável e segura de informações.

Como criar um site

Essa consolidação é feita de forma natural e orgânica. E a melhor forma para melhorar o relacionamento entre empresa e visitantes é utilizando artigos com conteúdo de qualidade.

Os visitantes e clientes sentem-se mais seguros para negociar com empresas que geram conteúdo útil e de qualidade. Por essa razão, o marketing de conteúdo é tido como um marketing agradável, um marketing que as pessoas gostam.

Portanto, ao criar um site, é interessante elaborar um marketing de conteúdo, de modo a melhorar o posicionamento ao mesmo tempo em que gera valor à sua marca.

Aproveite e leia nosso guia sobre Marketing de Conteúdo.

Link Patrocinado

O link patrocinado é, também, uma forma de otimização de site. Porém, é feita através de anúncios pagos publicados no Google.

Esses anúncios ficam em uma posição de destaque e oferecem um excelente retorno sobre o investimento.

Como criar um siteO SEO, por exemplo, também é focado no posicionamento no Google. Contudo, tem resultados a médio prazo.

Já o Link Patrocinado (ou Google Adwords) oferece uma solução mais sintomática. Isto é, coloca o seu site nas primeiras páginas do Google de forma mais rápida, a curto prazo.

É possível criar um anúncio pago e, dentro de uma semana, sua campanha no Google Adwords já esteja no ar.

Além disso, o Adwords é flexível tanto no investimento quanto no horário.

Você investe somente o que está dentro da sua realidade financeira. Sem pagar mais ou menos.

Outro benefício que o Adwords oferece é a flexibilidade nos horários. É possível criar um anúncio que vá ao ar somente em um horário mais suscetível a vendas.

Por razões como essas, o link patrocinado é tido como uma ótima ferramenta de divulgação para quem acabou de criar um site.

Não hesite, crie um site para o seu negócio

Agora que você viu o passo a passo sobre como criar um site para empresas, você está pronto para fazer um especialmente para seu negócio.

Crie um site nas plataformas gratuitas ou busque o auxílio profissional de uma agência especializada.

Leia, também, nosso artigo sobre como escolher uma agência de marketing digital.

 

Comentários

Gustavo Azeituno

Redator, estudante de jornalismo, 22, fã de Senhor dos Anéis e Star Wars; blogueiro e goleiro aos domingos

Um comentário em “Como criar um site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Agência Sense - Todos os direitos reservados
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial