Dicas de Redes Sociais: Saiba o que é TBT e como usar nas redes sociais


“Hoje é dia de #tbt…” entrar nas redes sociais e não ver essa frase é quase impossível. Não é mesmo?

O uso das hashtags, principalmente no Instagram, é muito popular para categorizar as imagens, facilitar a busca de conteúdos e atrair novos seguidores.

As palavras chegam antecedidas por uma tralha, o famoso símbolo do “jogo da velha” (#).

Mas, entre tantas opções, você já parou para pensar o que é TBT? A sigla há algum tempo está sendo usada amplamente nas redes sociais. E é isso que vamos aprender hoje!

Fique conosco para entender o que é TBT e como utilizar essa hashtag de forma correta para sua estratégia de comunicação.

Saiba que essa é uma excelente oportunidade de impulsionar a visibilidade e o sucesso do seu perfil. Confira!

O que é TBT?

Para entender o que significa TBT, é necessário, primeiramente, buscar o seu significado em inglês para, então, traduzir TBT para o português. 

Podemos traduzir a palavra Throwback como “retorno” ou “regresso”, enquanto que a palavra Thursday significa “quinta-feira”.

Sendo assim, a sigla TBT pode ser traduzida livremente como quinta-feira do retorno ou do retrocesso, ou ainda “quinta-feira da nostalgia”, já que fotos antigas causam esse sentimento em muitas pessoas.

Os usuários das redes sociais utilizam essa hashtag para postar fotos antigas, para expressar saudade e para se referir a algum momento feliz ou memorável do passado. 

Como surgiu o TBT?

Suas primeiras aparições na Internet são de 2003, quando o site Urban Dictionary descreveu seu significado.

No entanto, foi apenas no final de 2011 que começou a ganhar repercussão comohashtag nas redes sociais.

A hashtag TBT surgiu primeiro no Twitter e depois foi se disseminando por outras redes sociais, como o Instagram e o Facebook.

Alguns falam que a empresa de tênis Nice Kicks foi a criadora dessa hashtag em 2006. Na época, a empresa de calçados fez uma série de posts divulgando modelos de tênis antigos.

A campanha tinha como objetivo aumentar o volume de vendas dos tênis retrô, apelando para a nostalgia de seus clientes.

Além de apresentarem modelos antigos, essas publicações tinham uma data fixa para acontecer, o que se tornou a regra para o uso do TBT: ser postado as quintas-feiras.

Qual é o dia certo de usar o TBT?

Essa hashtag tem sim um dia específico para ser publicada, que é nas quintas-feiras, como falado no tópico anterior.

Porém, muitos usuários costumam não prestar atenção no dia certo da postagem, cometendo esse erro.

Além do TBT, existe outra hashtag para ser usada em outro dia da semana. Ela se chama #FBF e significa Flashback Friday ou Sexta-feira da Retrospectiva. E, como o próprio nome já diz, deve ser usada as sextas-feiras.

Como usar a #TBT?

Para usar a hashtag #tbt se atente a duas regrinhas básicas – deve ser utilizada apenas às quintas-feiras e o conteúdo deve ser uma lembrança. 

O indicado é que a foto tenha alguma idade. Além disso, o ideal é não ficar toda a hora postando fotos antigas, o intervalo de tempo recomendado é de no mínimo duas semanas.

Isso para que os seus seguidores não cansem de ver fotos de outros tempos. 

Como usar o TBT nas estratégias de marketing?

A hashtag TBT pode ser usada em várias estratégias de marketing nas redes sociais. Veja a seguir as vantagens ao usar esse recurso:

Aumentar a visibilidade

Um dos benefícios de usar a #TBT é aumentar a visibilidade das publicações da sua marca. Isso acontece porque os usuários conseguem seguir hashtags nas redes sociais.

Ao usar o termo você consegue aumentar o alcance do post e conseguir novos seguidores!

Gerar lembrança da marca

Como a #TBT é usada para marcar momentos importantes no passado, garantir essa lembrança pode gerar umsentimento nostálgico nos seguidores.

Assim, você consegue manter a imagem positiva da marca na mente dos seus clientes.

Compartilhar momentos estratégicos

Além de gerar uma lembrança positiva da marca, você também pode usar o #TBT para compartilhar momentos estratégicos.

Isso inclui um lançamento de um produto, inauguração de uma loja, participação em eventos, e datas em que a empresa bateu uma meta importante.

Aumentar o engajamento

Fazer o uso da #TBT também pode aumentar o engajamento com o seu público.

Portanto, ao publicar essas fotos antigas, estimule um diálogo com seus seguidores, colocando legendas criativas que possam gerar envolvimento e interação no perfil.

Você também quer utilizar a hashtag #tbt nas suas redes sociais?

Então, caso você esteja lendo este texto numa quinta-feira: poste uma foto com a legenda #tbt agora mesmo! Se esse não for o seu caso, comece a utilizá-la na próxima quinta-feira! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Web MarketingWeb Marketing

Saiba por que sua empresa DEVE fazer Web Marketing Através deste artigo, saiba mais sobre a importância do web marketing para as empresas; conheça os benefícios que ele oferece Desde