Dicas Profissionais: DESCUBRA O QUE É COMPETÊNCIA PROFISSIONAL


As muitas mudanças que ocorrem constantemente no mercado exigem que os profissionais tenham que se atualizar cada vez mais, principalmente no que diz respeito às competências profissionais.

A competência profissional está associada às capacidades, conhecimentos e habilidades profissionais.

Ela é um diferencial que as empresas tanto desejam, e isso significa que profissionais que possuem muitas competências tendem a conseguir emprego com mais rapidez e facilidade.

Sabendo disso, no artigo de hoje vamos apresentar as principais competências e habilidades esperadas pelas empresas. Assim, você pode trabalhar no desenvolvimento daquelas que ainda precisam ser estimuladas para construir uma carreira de sucesso.

Boa leitura!

O que são competências profissionais?

A palavra “competência” está relacionada à qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver determinado assunto ou realizar determinada tarefa.

Ou seja, ela diz respeito à aptidão, habilidade e capacidade de resolver problemas.

A competência profissional remete à ideia de capacidade, soma de conhecimentos ou habilidades que o profissional tem para se colocar no mercado de trabalho.

Além disso, trata-se da qualidade de ser adequado e qualificado, tanto físico como intelectualmente, para enfrentar os desafios e tomar as decisões certas no âmbito profissional.

Sendo assim, o indivíduo utiliza os conhecimentos adquiridos ao longo da vida acadêmica e da carreira e os transforma à medida que também aumentam as diversas situações vivenciadas.

Esse tipo de competência é voltado para o atendimento das necessidades empresariais, especialmente as de caráter urgente e imediato, por isso, quem apresenta essas competências consegue um emprego com mais rapidez e facilidade.

Conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA)

Na área de administração, as competências consistem num conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que caracterizam as aptidões de uma pessoa para realizar determinadas tarefas.

Portanto, a competência é uma palavra que pode ter significados diferentes dentro do mundo corporativo, porém todos concordam que essas capacidades são essenciais para desenvolver um diferencial competitivo.

Mas agora, o que são exatamente esses três pilares da área de competências? Entenda:

  • Conhecimento: é o conjunto de saberes teóricos que uma pessoa tem. É o resultado de experiências pessoais e profissionais, formação acadêmica e estudo não formal;
  • Habilidade: é a capacidade de colocar em prática o conhecimento adquirido, ou seja, é saber fazer. Sem conhecimento é difícil desenvolver habilidades para executar as tarefas;
  • Atitude: é o saber ser, ou seja, tomar iniciativas para querer mudar o ambiente organizacional. Quando falamos em mudança não significa dizer que o ambiente está ruim, mas sim que há uma vontade para que ele continue melhorando.

Vale lembrar que o processo de aprimoramento dos conhecimentos, habilidades e atitudes é contínuo e nunca deve acabar.

Competências profissionais mais valorizadas pelo mercado

Cada empresa valoriza diferentes tipos de conhecimentos, habilidades e atitudes, porém, há algumas dessas competências profissionais que são importantes independentemente da organização.

Confira as principais e saiba como se adaptar para crescer no mercado atual:

Relacionamento interpessoal

Ter um bom relacionamento interpessoal e saber trabalhar em equipe é uma competência profissional imprescindível.

Para isso, respeite espaços e limites dos colegas e sempre coopere e ajude com que houver oportunidade e/ou se fizer necessário o seu auxílio.

Além disso, seja o mais agradável possível para que haja harmonia no ambiente de trabalho.

Também é importante respeitar a hierarquia, cumprir ordens, aceitar e receber possíveis advertências.

Proatividade

A proatividade é umas das competências profissionais mais valorizadas, isso porque o colaborador se antecipa ao problema com facilidade para decidir e agir com espontaneidade e urgência independentemente das situações apresentadas.

Assim, ele possui facilidade para resolver problemas e fazer escolhas inteligentes, além de fazer sugestões para a melhoria do ambiente de trabalho.

Portanto, mostre-se disponível e seja prestativo para ajudar sempre que possível, demonstrando que você está interessado na causa.

Comunicação eficaz

Saber se comunicar de forma clara e objetivo é uma competência profissional encontrada nos profissionais mais habilidosos do mercado.

Ter uma boa comunicação envolve saber como expressar suas ideias com assertividade, respeito e com o entendimento de quem é o público-alvo.

Persuasão

A persuasão se trata da habilidade de convencer as pessoas a aderirem às suas ideias e pontos de vista com argumentos fortes.

Essa competência profissional é exigida principalmente na área de vendas para a negociação e efetivação de uma venda.

Mas também é uma competência que serve para quando o profissional precisa apresentar algum projeto para os gestores, por exemplo.

A persuasão é uma habilidade que se adquire com o tempo e muito esforço.

Flexibilidade

Ser flexível no ambiente de trabalho é ter a habilidade de se adaptar aos mais diferentes cenários, interagindo com maior facilidade e rapidez.

Portanto, esteja sempre aberto às novas possibilidades e a mudanças de decisões.

Além disso, identifique diferentes ambientes e se comporte de maneira adequada e alinhada diante das diferenças sociais, econômicas e culturais.

Aprendizado constante

O aprendizado e a atualização constante são itens necessários para desenvolver uma competência profissional muito procurada no mercado hoje.

Isso porque não basta ter apenas conhecimento sobre sua área, é preciso sair da zona de conforto e buscar o conhecimento de novas tecnologias e tendências para ter ideias inovadoras.

Inteligência emocional

A inteligência emocional ou autocontrole é uma habilidade de extrema importância atualmente, principalmente devido às pressões diárias.

Ela se trata basicamente da capacidade de manter o controle e o equilíbrio sobre as emoções, mesmo diante de situações desafiadores e estressantes, como as que vivemos em nosso cotidiano. 

Assim, um indivíduo que possui inteligência emocional consegue gerenciar suas emoções e não deixar que pequenos problemas afetem sua produtividade, agindo de forma tranquila e adequada em diversas situações.

Liderança

Por mais que as pessoas acreditem que essa seja uma competência profissional exclusiva de quem ocupa cargos de gestão, desenvolver a habilidade de liderança é algo que todo indivíduo deve procurar para se destacar no mercado de trabalho.

A liderança é a capacidade que o indivíduo tem de assumir riscos, responsabilizar-se por suas atitudes e comportamentos e conhecer com profundidade seus pontos positivos e negativos.

Além disso, ele inspira e motiva as pessoas ao seu redor a trabalharem da melhor maneira possível, para que todos possam alcançar excelentes resultados.

Criatividade

A criatividade é uma habilidade que faz o profissional pensar de forma mais ampla e “fora da caixa”, assim ele consegue criar soluções inovadoras para resolver problemas do dia a dia.

Além disso, uma pessoa com criatividade tem um pensamento mais visionário e com isso as empresas acabam ganhando bastante.

Gostou deste artigo? Quais destas competências você já possui e quais ainda precisa desenvolver melhor?

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