Marketing para pequenas empresas

Estratégias de marketing para pequenas empresas

Descubra agora  algumas das melhores estratégias de marketing para pequenas empresas

Toda e qualquer estratégia de marketing para pequenas empresas passa invariavelmente por uma série de medidas que visam o crescimento no mercado empresarial.

Essas medidas é que causam muitas dores de cabeça para as empresas em crescimento no mercado.

Qual a melhor forma de investimento em marketing?

Por que investir em marketing vai ajudar meu negócio?

Qual estratégia de marketing para pequenas empresas eu devo seguir?

São questões como essas que vêm à mente das pessoas. Mas fique tranquilo, pois é extremamente natural o surgimento de dúvidas, ainda mais quando se trata do futuro do seu negócio.

Importância do Marketing para as empresas

Antes de falarmos efetivamente sobre as melhores estratégias de marketing para pequenas empresas, é importante mensurar o quão importante é investir na divulgação adequada.

É através da divulgação que as empresas chegam até às pessoas e clientes em potencial.

Estratégias de marketing para pequenas empresasUma empresa, independentemente do porte, que não invista em forma de marketing, fica atrás do mercado.

A razão para isso é simples: uma empresa que não investe em divulgação está esperando que os resultados apareçam como mágica.

Contudo, sabemos que não é assim que funciona. O grande diferencial do marketing é criar uma série de estratégia de divulgação de marca, de serviços ou de produtos.

Vamos a um exemplo simples da importância do marketing para empresas.

Por que, em sua opinião, a Coca-Cola continua investimento em propaganda, mesmo sendo uma empresa gigante no mercado, conhecida no mundo todo?

O motivo da Coca-Cola continuar investindo em estratégias de marketing é manter-se no topo. O objetivo é realizar um trabalho de fortalecimento de marca.

O marketing  de fortalecimento de marca para empresas gigantes como a Coca-Cola torna-se essencial, dentro de sua específica estratégia de divulgação.

Agora, se você é uma empresa pequena, você deve fazer uma estratégia de marketing diferente, que adeque-se à realidade do seu negócio.

Marketing para pequenas empresas

Diferentemente da Coca-Cola, empresas menores, de modo geral, não investem em marketing com o objetivo de solidificar a marca no mercado.

O recomendável para as pequenas empresas é realizar uma estratégia de marketing voltada em resultados.

Grosso modo, é o marketing direcionado às vendas.

Tratando-se de uma empresa menor, o objetivo inicial deve estar mais concentrado no aumento das vendas, naturalmente.

A partir do objetivo definido, traçam-se estratégias de marketing para pequenas empresas voltadas à venda.

Agora, listaremos algumas ótimas formas de aumentar as vendas do seu negócio, seguindo à risca estratégias bem definidas.

Outbound Marketing

O outbound marketing é uma das formas mais acessíveis de divulgação para pequenas empresas.

Para quem não está familiarizado com termo, outbound pode ser considerado uma forma de marketing em que você busca a atenção dos clientes em potencial.

O Outbound Marketing é tido como uma forma ativa de divulgação. Ou seja, a empresa vai até o cliente em potencial.

Vamos contextualizar para uma melhor compreensão do que é outbound marketing.

O outbound marketing vai até as pessoas. Então, fazendo uma analogia simples, é como jogar uma rede no rio.

Você não sabe exatamente o que conseguir através da rede. Pode ser um peixe, que o que você busca; porém, pode vir uma pedra, um pedaço de lixo e outras coisas descartáveis.

Há, atualmente, formas mais antigas de outbound marketing e, ao mesmo tempo, formas mais modernas.

Vamos a alguns exemplos de outbound mais antigos:

  • Panfletagem;
  • Banners físicos ou virtuais;
  • Telemarketing;
  • Outdoors;
  • Propagandas de rádio e TV.

Esses são alguns exemplos de práticas mais antigas e ao mesmo tempo comuns de outbound.

Baseando-se nos exemplo, é possível perceber algo em comum: todos eles são formas de marketing ativas, em que as empresas vão até o cliente. Ou seja, você divulga sua marca para um público mais amplo, contudo, há menos segmentação.

Ao realizar uma propaganda de rádio, por exemplo, você não sabe exatamente quem vai escutar a sua divulgação ou se o retorno sobre o investimento será bom.

Novamente, é como jogar uma rede no lago. Você nunca sabe exatamente o que virá.

Agora, há exemplos de estratégias de outbound marketing mais modernas:

  • Propaganda no Youtube;
  • Facebook Ads;
  • Google Adwords.

Dentro de uma eficiente estratégia de divulgação para pequenas empresas, essas são algumas das formas de outbound marketing mais utilizadas, atualmente.

Por ser uma estratégia de marketing mais moderna, abrange um público mais qualificado que o outbound antigo.

Ou seja, com o outbound praticado recentemente, há resultados mais satisfatórios e eficientes. Ainda sim, ambas práticas de outbound apresentam estratégias interessantes dentro do marketing para pequenas empresas voltado às vendas.

Inbound Marketing

Estratégias de marketing para pequenas empresas

O Inbound marketing é, talvez, a mais eficiente estratégia para as empresas pequenas que buscam investir em uma eficaz estratégia de divulgação.

E há uma razão para isso: o Inbound Marketing é uma forma de marketing agradável para as pessoas.

Mas como assim marketing agradável?

O Inbound Marketing possui uma característica interessante: é focado em ser encontrado pelos clientes.

Encontrado como?

A resposta é o Marketing Digital.

O Inbound Marketing nada mais é que uma estratégia de marketing para pequenas empresas – e também grandes empresas-, cujo objetivo é ser encontrado pelas pessoas através da internet.

Justamente por essa razão, o Inbound Marketing é tido como uma forma de divulgação mais agradável para as pessoas. Afinal, é uma forma de marketing espontânea e orgânica. Não é um marketing forçado ou jogado às pessoas.

Importância do Inbound Marketing

O Inbound marketing se tornou essencial no momento em que a internet se faz presente no dia a dia de milhares de pessoas, seja pelo smartphone, tablet ou desktop.

No Brasil, por exemplo, mais da metade da população está conectada à internet.  Esse fato somente confirma a importância do mercado digital para as empresas.

Então, como estar visível na internet para esse público?

É através do marketing digital que sua empresa estará visível para as pessoas na internet.

O Inbound Marketing é justamente o principal serviço de marketing pela internet.

Isso se deve pelo fato do Inbound Marketing utilizar o Google, maior mecanismo de busca do mundo, como principal forma de atrair, converter, fechar e encantar clientes, os quatro pilares que compõem o funil de vendas do Inbound Marketing

Google e o Marketing Digital

Estratégias de marketing para pequenas empresas

Tenha em mente que o Google é, via de regra, a principal ferramenta de marketing digital. A principal razão para esse acontecimento é o surpreendente número de acessos que o mecanismo de busca gera.

Estima-se que o Google tenha mais de 3,3 bilhões de buscas diárias. Mensalmente, esse número chega à 100 bilhões.

Ou seja, se há tráfego, há pessoas. Com isso, o Google torna-se um aliado valioso dentro do Marketing Digital (e também dentro do Inbound Marketing, por consequência).

Tendo isso em mente, investir no inbound marketing é, hoje, uma das principais e mais recorrentes estratégias de marketing para pequenas empresas, principalmente.

Serviços que englobam o Inbound Marketing

De modo geral, existem três serviços principais para a realização de uma eficiente estratégia de Inbound Marketing: SEO, Link Patrocinado e sobretudo o Marketing de Conteúdo.

Esses três serviços são importantes durante todas as quatro etapas do funil de vendas do Inbound Marketing.

Antes de falarmos dos serviços que englobam o Inbound Marketing, explicaremos a importância das quatro etapas do Inbound Marketing.

Estratégias de marketing para pequenas empresas
Funil de vendas do Inbound Marketing
1) Atrair

Atrair clientes é a primeira etapa da estratégia de Inbound Marketing para qualquer empresa.

A atração tem como objetivo gerar mais visitantes e tráfego para o site das empresas. A melhor forma para atrair pessoas é utilizando o SEO, Marketing de Conteúdo, Link Patrocinado e Mídias Sociais.

2) Converter

O objetivo da conversão é transformar o visitante em um lead. Para quem não está familiarizado com o termo, lead nada mais é que uma pessoa interessada no que a empresa tem a oferecer, contudo ela ainda não é um cliente.

A melhor forma para realizar essa conversão é através do CTA e da Landing Page.

3) Fechar (vender)

Fechamento é a etapa em que o foco é transformar o lead em um cliente de fato. Para realizar esse fechamento, é recomendado nutrir o lead com conteúdo. Além disso, é a etapa em que a equipe de vendas entra em contato com o lead, com o intuito de transformá-lo em cliente.

4) Encantamento (fidelizar)

O encantamento é feito com o objetivo de fidelizar o cliente, assim como gerar um promotor feliz e espontâneo da marca das empresas. A melhor forma para realizar isso é através do Marketing de Conteúdo, Newsletter e mídias sociais.

Para um aprofundamento maior, leia nosso guia sobre Inbound Marketing.

Agora que você sabe como funciona e qual o papel de cada uma das etapas do funil de vendas, chegou a hora de conhecer mais sobre os serviços de Inbound Marketing ideais para uma eficiente estratégia de marketing para pequenas empresas.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de conteúdo é um serviço quem tem como foco gerar valor à marca das empresas, de modo a melhorar os resultados.

Essa é uma definição simples do Marketing de conteúdo. Contudo, ele vai muito além disso.

O marketing de conteúdo é uma forma de divulgação natural da sua marca junto às pessoas. Isso ocorre através de artigos publicado no blog das empresas.Estratégias de marketing para pequenas empresas

O artigo é a forma encontrada pelo marketing digital de se comunicar com os visitantes online, a fim de criar valor à marca das empresas, utilizando conteúdo de qualidade.

Conteúdo de qualidade? Como isso acontece?

É simples.

Uma vez que as pessoas leem o artigo e navegam pelo blog, elas têm tendência a ter as empresas como uma fonte confiável de informação. Isso gera um valor positivo à marca, tornando a relação com os visitantes e leads muito mais natural.

O marketing de conteúdo se destaca justamente por isso. Ao contrário do outbound marketing, em que as empresas vão até as pessoas, o Inbound marketing, sobretudo o marketing de conteúdo, faz as empresas serem encontradas pelas pessoas.

Isso torna a relação com os visitantes, leads e clientes muito mais agradável e tranquila.

Um pouco mais sobre o Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo apenas será eficiente se o conteúdo produzido for de qualidade. Caso contrário, os resultados estarão comprometidos.

É importante, também, postar conteúdo com periodicidade, a fim de criar uma relação mais próxima com o visitante, lead ou cliente.

Lembre-se: o ideal é contar com uma agência especializada em marketing de conteúdo, ela é quem produzirá um conteúdo de qualidade, relevante e que siga às métricas exigidas para a realização de um eficaz trabalho de marketing de conteúdo.

Aproveite e leia nosso artigo sobre Marketing de Conteúdo.

SEO (Otimização para os mecanismos de busca)

Por ser um método de atração de clientes recorrente no mercado, o SEO é ideal para uma eficiente estratégia de marketing para pequenas empresas.

Estratégias de marketing para pequenas empresasO SEO utiliza o Google como principal ferramenta para dar mais visibilidade, credibilidade e alcance para o site das empresas.

A ideia central do SEO é criar conteúdo em cima de palavras relacionadas à área de atuação das empresas. Uma vez que o serviço tem início, as palavras começam a indexar no Google até, eventualmente, chegar à primeira página.

E é na primeira página do Google que o SEO traz ótimos benefícios às pequenas empresas.

Credibilidade

Uma empresa na primeira página do Google oferece possui muito mais credibilidade na internet.

É através da credibilidade atrelada ao Google que as pessoas se sentem mais confortáveis para negociar e entrar em contato com as empresas na primeira página. A tendência é, portanto, o crescimento no número de leads e vendas das empresas que realizam SEO.

Visibilidade

Quaisquer empresas que aparecem no Google automaticamente têm mais visibilidade na internet. Para as pequenas empresas, isso é ótimo, já que se destacar no concorrido mercado empresarial pode fazer toda a diferença.

A visibilidade que o Google oferece às empresas pequenas gera uma disputa mais justa e igual com relação às empresas tidas como grandes.

Vamos a um exemplo simples de como o SEO ajuda a dar mais visibilidade às empresas pequenas.

Estratégias de marketing para pequenas empresas

Percebe como empresas menores no mercado, nesse caso a Pneus São Paulo e a Cantu Pneus,  dividem espaço na primeira página do Google com a Pirelli, uma multinacional conhecida no mundo todo.  Além disso, conseguem estar a frente da renomada empresa de marca de pneus.

É justamente esse tipo de visibilidade que o SEO oferece para as empresas.

Alcance

O alcance que sua empresa terá com SEO também melhorará consideravelmente. O aumento número de visitas e impressões dará mais alcance às empresas.

Ou seja, a marca do seu negócio será vista e lembrada com mais frequência. O que representa uma estratégia valiosa de marketing para pequenas empresas que buscam se estabelecer no mercado.

Link Patrocinado

O link patrocinado, assim como o seo e o marketing de conteúdo, utiliza o Google como ferramenta de divulgação. Contudo, funciona através de anúncios pagos publicados na primeira página.

A diferença do Link patrocinado para o SEO é a rapidez com que o posicionamento acontece no Google.

Por exemplo: Através do SEO, o posicionamento orgânico apresenta resultados a médio/longo prazo, por ser um trabalho gradativo.

Já o link patrocinado é mais rápido. Os anúncios são publicados em questão de dias. Ou seja, para uma estratégia eficiente de marketing para pequenas empresas, o link patrocinado pode ser decisivo.

Empresas pequenas, naturalmente, têm um poder de investimento menor, se comparadas às grande empresas do segmento. Por isso, o link patrocinado surge como uma opção viável e segura.

Isso acontece devido ao retorno rápido sobre o valor investido.  Há vários fatores que fazem do link patrocinado uma das melhores opções para empresas que buscam uma forma de divulgação mais rápida e que ao mesmo tempo mostre resultados.

Investimento variável

O primeiro motivo do link patrocinado ser uma eficiente estratégia de marketing para pequenas empresas é o valor mutável de investimento.

As empresas somente investem o que for acessível, sem pagar a mais por isso. Por exemplo: caso sua empresa deseje investir 1 mil reais em Adwords, é exatamente esse valor que será investido.

A importância do link patrocinado como uma estratégia de marketing para pequenas empresas

estratégia de marketing para pequenas empresas

Na imagem acima, é possível perceber como o link patrocinado ajuda pequenas empresas a se destacarem na internet, inclusive com mais destaque que marcas renomadas.

No exemplo, percebemos a empresa Pneus Free está acima do Walmart.

Com isso, vem o questionamento: em condições normais, que outra estratégia de marketing coloca pequenas empresas com mais destaque que uma marca conhecida no mundo todo?

Poucas, não é mesmo.

Justamente por isso, o link patrocinado torna-se  uma valiosa estratégia de marketing para pequenas empresas.

Horário flexível

O link patrocinado oferece às empresas a opção de escolher exatamente o horário em que o anúncio vai ao ar. Isto é, sua empresa pode identificar o horário mais suscetível à venda e criar uma campanha para rodar somente durante o período determinado.

São opções como essas que aumentam o retorno sobre o investimento (ROI) e tornam o link patrocinado uma ferramenta eficaz quando falamos em marketing para pequenas empresas, utilizando o Inbound Marketing.

Bônus: Facebook Ads

O Facebook Ads não é exatamente um serviço que engloba o Inbound Marketing, porém, é uma eficiente estratégia para captar clientes.

marketing para pequenas empresasPor se tratar de uma rede social com mais de dois bilhões de usuários no mundo, o Facebook automaticamente torna-se uma escolha válida de marketing para pequenas empresas.

Isso se deve ao fato do Facebook oferecer uma opção de anúncio pago que gera muita visibilidade à marca das empresas.

Além disso, o Facebook oferece valores mais acessíveis quando falamos de anúncio pago. Você pode gerar 30 mil impressões em um post com anúncio e pagar menos de 100 reais, por exemplo.

O valor de investimento, claro, varia de acordo com muitas métricas do Facebook. Portanto, o ideal é solicitar uma consultoria com uma agência de marketing digital para saber exatamente o valor do investimento.

Público segmentado

Uma das excelentes vantagens que o Facebook Ads oferece é a segmentação do público-alvo.

Os anúncios são exibidos somente para pessoas com maior probabilidade de demonstrar interesse no que sua empresa tema oferecer.

Por exemplo: se a sua empresa trabalha com um público mais velho, em São Paulo e interessada em esportes, você pode criar um anúncio especificamente para esse nicho.

Isto é, o Facebook Ads oferece uma segmentação por idade, gênero, cidade e interesses. O que facilita no momento da captação e conversão de clientes.

Para as pequenas empresas que buscam investir em formas de marketing pela internet, o Facebook Ads é uma excelente pedida.

Anúncios variáveis

Os anúncios do Facebook Ads podem ser feitos de forma variáveis. Desde fotos e texto até vídeos. O que é ótimo, já que oferece às empresas a opção de criar um anúncio que pode ser melhor aceito pelo público-alvo tido como o ideal.

Os anúncios do Facebook Ads dão, também, mais liberdade na hora de divulgar o trabalho das empresas. Você pode impulsionar uma foto com conteúdo relevante, criar um carrossel com principais serviços ou até mesmo um anúncio mais interativo, como o canvas.

Leia, também, nosso artigo sobre como vender com o Facebook.

Invista em estratégias de marketing para pequenas empresas

Agora que está familiarizado com marketing digital, outbound e Inbound marketing, Facebook Ads, você está pronto para criar uma estratégia eficiente de marketing para pequenas empresas.

Consulte uma agência de marketing digital e busque a abordagem que melhor se adapte às necessidades do seu negócio.

Aproveite e leia nosso artigo sobre identificar os sinais de que sua empresa precisa investir em marketing digital

 

 

Comentários

Gustavo Azeituno

Redator, jornalista, 24, fã de Senhor dos Anéis e Star Wars; blogueiro e goleiro aos domingos

2 comentários em “Marketing para pequenas empresas

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