A importância da identidade visual para as empresas

A importância da identidade visual para as empresas

Através deste artigo, saiba qual a importância da identidade visual para as empresas; saiba como ela pode ser utilizada em prol do seu negócio

Quando falamos do mercado empresarial, estamos falando de um segmento competitivo, em que destacar-se dos demais é extremamente importante. Para que os negócios possam chamar a atenção em meio à concorrência, a identidade visual acaba sendo uma verdadeira aliada.

Micro e pequenas muitas vezes começam seus negócios sem uma identidade visual bem definida. Logo, o logotipo, as cores e os padrões estéticos da marca ficam aquém das expectativas, muitas vezes.

Saiba, porém, que parte do sucesso de uma empresa está ligada intimamente à sua marca, à identidade visual. Empresas fortes apostam em um visual que se comunica e conversa com o público de forma eficiente e orgânica.

Antes de falarmos mais sobre a importância da identidade visual para uma empresa, vamos entender melhor seu significado.

Afinal, o que é identidade visual para empresas?

Neste artigo, montaremos um guia prático de como a identidade visual funciona e qual sua importância para as empresas, começando pelo seu significado.

Veja a duas imagens abaixo. O que vem à sua mente?

A importância da identidade visual para as empresas

Provavelmente a sua resposta foi  Nike e Carrefour.

Percebe que mesmo sem escrever o nome da empresa você automaticamente associou a imagem (logotipo) com a empresa?

Esse é o trabalho da identidade visual de uma empresa: estabelecer uma comunicação visual com o público, de modo a criar uma associação espontânea e natural entre imagem e marca.

A importância da identidade visual para as empresas

Micro e pequenas empresas geralmente sofrem pela falta de identidade visual. Afinal, não basta apenas ter um logotipo e pronto.

É preciso criar uma comunicação visual completa com o público, com o objetivo de fortalecer a marca do seu negócio.

Outro motivo que torna a identidade visual algo importante para as empresas tem relação com a credibilidade.

Marcas que passam credibilidade passam confiança ao público, o que favorece as empresas no processo de conversão (transformar visitantes em clientes).

Por exemplo: você negociaria com uma empresa cujo site não siga um padrão de cores ou que o logotipo é feio, mal diagramado e não comunica?

Provavelmente a resposta é não.

Por isso, ao criar uma identidade visual para sua empresa, tente sempre estabelecer uma comunicação suave e eficiente com as pessoas.

Não tenha receio em se inspirar em outras marcas para criar uma marca forte e reconhecida no mercado.

Importante: dentro de uma estratégia de branding, investir na identidade visual do seu negócio é primordial.

Onde se aplica a identidade visual de uma empresa?

A identidade visual de uma empresa aplica-se em qualquer canal comunicativo da empresa, por exemplo:

  • Site;
  • Banner;
  • Flyer;
  • Cartão de visita;
  • Uniforme;
  • Estrutura física da empresa.

Esses são apenas alguns exemplos de como a identidade visual pode ser utilizada pelas empresas.

Através de cada uma dessas formas é possível se comunicar com os clientes seguindo um padrão nas cores e tipografia, com logo moderno e bonito.

Abaixo, você pode conferir exemplos práticos de como a identidade visual de uma empresa funciona.

 

A importância da identidade visual para as empresas
Neste exemplo, é possível perceber como a identidade visual pode ser utilizada em diversos segmento, como padarias.
A importância da identidade visual para as empresas
A identidade visual deve manter as cores, a tipografia e o visual da empresa em quaisquer meios de comunicação
A importância da identidade visual para as empresas
A identidade visual da empresa está no site, no uniforme, em cd’s, cadernos, comunicados e em brindes, como canetas e calendários.
Comunicar-se visualmente é algo que torna as empresas/marcas mais fortes no mercado

Manual de identidade visual para empresas

A identidade visual das empresas é um bem que pertence às próprias empresas.

Saiba, então, que uma das formas mais eficientes de manter o visual da marca inalterado, independentemente de qualquer situação, é contar com o suporte de um manual de identidade visual.

O que é manual de identidade visual?

Como o nome sugere, trata-se de um manual onde a toda a parte visual da empresa é destrinchada.

A importância da identidade visual para as empresas

No conteúdo do manual, define-se exatamente quais as cores utilizadas na criação da identidade visual, como utilizar de forma correta o logotipo, qual a tipografia utilizada no desenvolvimento da marca e muito mais.

A ideia é criar um guia que explique como funciona a identidade visual da empresa, um manual padronizado da marca, para que não haja erros na comunicação através da imagem.

Suponhamos que a sua empresa tenha um manual de identidade visual. Saiba que você pode usá-lo toda vez que for criar algo relacionado à comunicação do seu negócio.

Por exemplo, imagine que uma empresa vá fazer um site novo. O ideal é que ela envie para a agência que criará o site o manual de identidade visual, para que, ao desenvolver o layout, não haja erros quanto ao visual da empresa.

O manual de identidade visual é importante e deve ser utilizado também na produção de uniformes, na criação de campanhas publicitárias, na decoração física da empresa etc.

Veja abaixo exemplos de manuais de identidade visual de duas renomadas empresas do mundo: Uber e Spotify.

A importância da identidade visual para as empresas
No manual de identidade da Uber é possível saber como é feito o logo, assim como deve ser utilizado
A importância da identidade visual para as empresas
O Spotify mostra em seu manual as variações do logo, tanto quanto a forma correta de usar, como relacionado à utilização incorreta.
A importância da identidade visual para as empresas
Manual de identidade visual utilizado pela Agência Sense

Comece a investir na identidade visual da sua empresa

Agora que sabe um pouco mais sobre a importância da identidade visual de uma empresa, com certeza as chances de se comunicar com o público de forma eficiente vão aumentar consideravelmente.

Invista na sua empresa e comece a colher os frutos do seu trabalho.

A importância da identidade visual para as empresas

Comentários

Gustavo Azeituno

Redator, jornalista, 24, fã de Senhor dos Anéis e Star Wars; blogueiro e goleiro aos domingos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Agência Sense - Todos os direitos reservados
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial