Marketing de Posicionamento: tudo que você precisa saber

– O que é Marketing de Posicionamento?

Você certamente já ouviu falar em Marketing de Posicionamento, contudo, ao ouvir essa expressão algumas dúvidas podem vir à tona. Bom, o Marketing de Posicionamento nada mais é que estratégias específicas que são cruciais para os profissionais que atuam no ramo do Marketing Digital. Essas técnicas são elaboradas com a finalidade de divulgar distintos produtos ou serviços, como marcas e empresas.

Vale ressaltar que a era digital em que vivemos atualmente, faz com que o Marketing de Posicionamento seja necessário para seu desenvolvimento mercadológico. Sem ele ficará difícil sustentar seu negócio em meio a concorrência. Dessa maneira, o Marketing de Posicionamento é o segredo para quem deseja alcançar o sucesso e se tornar uma referência em meio seu segmento.

 – Quais são os passos para se posicionar no mercado?

Primeiramente, para um bom posicionamento é preciso avaliar os famosos “4 Ps” conhecidos na área de Marketing como indispensáveis na hora de levar em consideração medidas que são essenciais para atingir seu público. Entre elas estão:

– Preço: no preço é definido o valor e a forma que ele será cobrado do cliente;

– Praça: praça ou ponto refere-se ao local onde será feita a venda;

– Produto: os aspectos dos produtos são pensados de acordo com as demandas do público;

– Promoção: na promoção é pensada as estratégias de divulgação que serão utilizadas pela empresa, como a linguagem que será adotada para interagir com os clientes, por exemplo.

Definir esses principais pilares será o ponta pé inicial para garantir seu Marketing de Posicionamento bem sucedido. É importante lembrar que cada ramo deve seguir seu modelo específico para se posicionar, porém, com algumas prioridades em comum, como:

– Diferencial: seja relevante e ofereça a seu consumidor qualidade e um produto superior ao do mercado, dessa forma você sempre estará em destaque na lista de recomendações, além, é claro, de oferecer toda credibilidade que eles exigem na hora de adquirir ou recomendar um serviço. Ao seguir essa dica, você aumenta as chances de venda e consequentemente seu lucro.

– Comunicação: a comunicação é o ponto chave. É importante manter seu cliente informado e estar a disposição sempre que ele precisar esclarecer uma dúvida.

– Foco: elabore todas as propostas de seu negócio com foco naquilo que supra as necessidades de seu público alvo, surpreendendo e correspondendo expectativas.

Por fim, realizar as definições corretas visando o nicho de mercado. é fundamental para ter um ótimo Marketing de Posicionamento.

Quais os benefícios ao investir no Marketing de Posicionamento?

É fato que o avanço tecnológico e as redes sociais estão sempre em constante mudança. Novos meios de comunicação surgem a todo momento e para não ficarmos de fora precisamos acompanhar essas transformações. Com certeza você já estranhou uma pessoa que diz não ter acesso a plataformas como Facebook e Instragram, não é mesmo?

Além disso, o Google se tornou nosso melhor amigo. Se antes tínhamos dúvida sobre alguma palavra, recorríamos ao dicionário, hoje, de forma rápida e eficiente acessamos o Google e  imediatamente temos acesso à resposta que procuramos.

Se a Internet interferiu na vida pessoal das pessoas, imagina para as empresas. As vantagens de investir em Marketing de Posicionamento são incontáveis. Pensando nisso, listamos alguns benefícios:

Visibilidade: encontrar sua empresa na primeira página do Google é fundamental. A primeira reação de um cliente ao ter o primeiro contato com sua empresa ou produto será procura-lo na Internet e se caso você não tiver um site, aí meu amigo, o negócio fica complicado. O público quer obter informações a respeito de sua empresa e conhecer a identidade da sua marca. Além do mais, a Internet permite que o cliente faça sua compra no conforto de casa e pela praticidade e economia de tempo, essa é uma opção que está sendo aderida por milhões de pessoas.

– Interação com o Público: Se fazer presente e estar a disposição para interagir com seu cliente é sem dúvida, se não a mais importante, um dos maiores diferenciais de uma empresa. No meio digital, ao fazer uma publicação relevante, os usuários podem comentar expondo suas perguntas ou até mesmo opinião e você pode responde-los de imediato. Esse tipo de interatividade entre marca e consumidor é uma das mais fortes no cenário concorrente.

– Credibilidade: Possuir um bom Marketing de Posicionamento traz credibilidade a seu empreendimento. Uma vez que sua empresa aparecerá relacionada a conteúdos relevantes de seu segmento e ao possuir um posicionamento na primeira página do Google, sua marca ganhará mais autoridade e respeito, afinal, você será uma referência.

– Fidelizar Clientes: Certamente a prioridade de toda empresa é fidelizar seu cliente. Oferecer o melhor atendimento na esperança de satisfazer e encantar o consumidor é a principal característica em comum entre os negócios. E mesmo após a finalização de uma venda, as estratégias do Marketing de Posicionamento tem esse poder, já que na Internet você tem acesso a uma série de ferramentas que poderão manter seu contato frequente com o cliente. Como exemplo podemos citar as ofertas personalizadas por e-mail incentivando os consumidores a realizar uma nova compra.

– Custo Benefício: O investimento no Marketing de Posicionamento é acessível e gera retorno ao seu negócio, e o melhor, se sua atual situação financeira não estiver tão em alta, você pode começar investindo com baixo orçamento e atrair pessoas da mesma forma. É por esse motivo que o Marketing de Posicionamento acaba sendo uma excelente oportunidade para pequenas e médias empresas.

– Segmentar o Público: na internet você tem a possibilidade de atingir públicos específicos, diferente do que acontece em meios tradicionais. Ao clicar em um anúncio de seu segmento, por exemplo, o usuário começará a receber ofertas direcionadas ao seu perfil. Assim, você poderá elaborar estratégias de segmento para cada tipo de pessoa.

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