Agência Sense Marketing digital Blog,Marketing Digital O guia Definitivo do Slogan: aprenda o que é e como criar uma frase criativa para a sua marca

O guia Definitivo do Slogan: aprenda o que é e como criar uma frase criativa para a sua marca


Em um mercado tão concorrido, as empresas buscam ganhar maior visibilidade e destaque com estratégias que visam conquistar novos clientes e alcançar o sucesso, como a criação de um Slogan.

Um dos objetivos de todo negócio é chamar a atenção do público da melhor forma possível para divulgar o diferencial de seus produtos e serviços.

Para isso, um Slogan é fundamental para ganhar espaço na memória do consumidor e reforçar a identidade de sua marca, colocando-a em evidência.

Existem diversos fatores que devem ser considerados para conseguir chamar a atenção do cliente ao criar um Slogan. Quer saber o que é slogan e como criar um? Então, acompanhe o post que preparamos para você!

O que é Slogan?

O Slogan é uma frase curta e de efeito que resume um produto e seu diferencial.

São palavrinhas que entram na cabeça e fazem com que a gente nunca se esqueça daquela marca. É como se fossem aqueles refrões grudentos de músicas populares, tipo “chiclete”.

É provável que você tenha se lembrado de vários Slogans famosos assim que começou a ler este texto, certo?

Pois bem, um dos objetivos do slogan é exatamente esse, fazer com que a marca ou empresa permaneça no inconsciente do consumidor e seja lembrada antes da concorrência.

Um Slogan é fundamental para gerar identificação com o público e ganhar cada vez mais espaço e reconhecimento no mercado.

É uma forma de promover seu trabalho com uma frase de impacto e de fácil memorização, transmitindo sentimentos positivos relacionados ao seu negócio.

Quando bem escrito, um slogan evoca instantaneamente emoções e ideias a respeito de uma marca.

Assim, todas as vezes que um consumidor precisar de um determinado produto ou serviço, ele vai se lembrar das opções e vantagens que sua empresa oferece.

Como a ideia do Slogan é fixar a marca na cabeça do cliente, você precisa que o posicionamento e identidade de sua empresa estejam bem definidos.

Normalmente, os slogans acompanham logotipos. Enquanto o primeiro é uma representação escrita de seu negócio, o segundo é uma representação gráfica e visual.

Apesar de não dependerem um do outro, juntos passam uma mensagem mais poderosa.

Além de campanhas publicitárias, o Slogan também pode ser criado para blogs, sites e até mesmo landing pages.

A partir daí, você pode enviar conteúdo mais direcionado que vai educar esses possíveis clientes sobre a necessidade do seu produto, aumentando a probabilidade de você fechar a venda.

Além de ajudar no processo de branding, que é a construção da imagem associada à empresa, também é um recurso poderoso para a conversão de clientes.

Vale ressaltar que, os Slogans não são recursos apenas para grandes empresas, mas também para médias e pequenas, que podem se beneficiar e muito com esse tipo de marketing.

Ainda segundo o livro “A Arte dos Slogans: As Técnicas de Construção das Frases de Efeito do Texto Publicitário”, o autor Luiz Carlos Iasbeck afirma que, por meio do slogan, as marcas alcançam os seguintes resultados:

  1. Desenvolvem as mais diversas campanhas
  2. Promovem seus produtos e serviços
  3. Criam uma identidade
  4. Elegem valores que serão aceitos ou descartados
  5. Solidificam novas modas e novos hábitos.

Você sabe o significado da palavra Slogan?

Pela sua origem etimológica, a palavra Slogan vem do termo “sluagh-ghairm”, em gaélico. “Sluagh” significa “exército”, enquanto “ghairm” significa grito. Portanto, a união dá origem a expressão referente ao “grito de guerra”.

Muitas das vezes, essa palavra era usada pelos escoceses para reunir os combatentes nas batalhas. Sendo assim, no sentido figurado, atualmente essa ideia de guerra é mantida.

Afinal, existe um conflito entre empresas para disputarem a preferência do consumidor por seus produtos e serviços.

O Slogan é usado com frequência em propagandas comerciais, porém também pode ser utilizado em campanhas religiosas e políticas, como uma forma de divulgar um lema ou princípios defendidos.

Outros nomes que são sinônimos de slogan: taglines, straplines, endline, assinaturas ou frases de efeito.

Para que serve o Slogan?

Além de prender a atenção e fixar sua marca na cabeça dos consumidores, o Slogan serve para construir um relacionamento com o público.

Desta forma, as empresas ganham mais confiança e mostram que podem oferecer o que eles mais querem, deixando evidente o diferencial de sua marca em meio à concorrência.

Isso potencializa a fidelização dos clientes e aumenta o impacto de divulgação, o que garante os melhores resultados de vendas.

Com ele você pode comunicar seus produtos e serviços, motivar as pessoas à ação e traduzir a emoção que esperam que o consumidor associe a eles.

O slogan mostra que seu produto não é qualquer um, mas, sim, carregado de valor e de personalidade.

Além disso,  o Slogan é parte da identidade de seu negócio, ou seja, é um método fundamental para fortalecer a personalidade de sua instituição, bem como sua reputação.

O Slogan funciona como uma espécie de assinatura da marca. Se o consumidor percebe o compromisso da empresa com sua filosofia, não será difícil criar um vínculo imediato.

Como outra vantagem, o Slogan auxilia muito na hora de criar novas campanhas para sua marca, já que o primordial da mensagem foi definido.

Funções de um Slogan

Em resumo, um slogan pode:

  • Fazer com que o seu público lembre-se de você e da sua marca, a fim de que eles escolham seus produtos e serviços, e sejam fiéis a você;
  • Construir uma imagem que seja sempre lembrada, aumentando o impacto das suas estratégias de marketing;
  • Diferenciar a sua marca da concorrência, demonstrando o potencial e o diferencial do seu serviço ou produto.

Você também pode usar um slogan para se autopromover e promover a imagem da sua empresa.

Quais os tipos de Slogan?

Um Slogan pode ter vários objetivos e propósitos. Fizemos uma lista de seis tipos diferentes de Slogans para ajudar a destacar sua marca.

Slogan diferenciador

O Slogan diferenciador é aquele que faz sua empresa se destacar em meio à concorrência. É preciso pensar numa frase que responde à pergunta: “O que torna minha empresa diferente das outras”?

Slogan informativo

O Slogan informativo garante a explicação do que sua empresa faz ou oferece. Esse tipo de Slogan pode ser uma ótima maneira de dizer qual é o ramo da sua atividade.

Deve ser usado principalmente quando a empresa é relativamente pequena ou desconhecida.

Slogan orientado a resultados

O Slogan orientado a resultados é aquela que destaca os bons resultados gerados de seu produto ou serviço.

Esse tipo de Slogan foca no que a empresa faz pelo público, por exemplo, os sentimentos que promove aos clientes.

Slogan focado em valores

O slogan focado em valores tem como objetivo promover uma empresa com base em seus valores e princípios.

Ele apela para o público detalhando com o que a empresa se preocupa e o que ela faz para ajudar nessas causas.

A maioria desses Slogans focados em valores são eficazes, pois geram comoção e emoções nos públicos. Tendo o poder de transformar desinteressados em clientes assíduos.

Slogan com público-alvo

O Slogan com público-alvo consiste em frases que enfatizam um grupo determinado de consumidores em vez da própria empresa.

Fala diretamente com um público em específico e faz com que sintam que a marca fosse relevante apenas para eles.

Esse tipo de Slogan é uma ótima alternativa quando seu produto é voltado para uma comunidade.

Slogan de “reconhecimento da marca”

Esse tipo de Slogan tem como objetivo principal promover o reconhecimento da marca.

Ele assume a forma de uma frase curta e cativante que os consumidores associam imediatamente à marca.

Quais os elementos de um Slogan?

A criação de um Slogan que fique marcado na memória das pessoas é de extrema importância para o posicionamento de qualquer marca. Além disso, é uma maneira de atrair e conquistar novos clientes.

Para a construção de um Slogan é preciso ter em mente que a frase deve ser curta e simples, ao mesmo tempo em que deve ser criativa e viciante para uma melhor memorização.

É interessante utilizar palavras fáceis e que façam parte do dia a dia dos consumidores e que esteja de acordo com seus desejos. Além disso, é preciso passar a personalidade de sua empresa e ressaltar as qualidades.

Também é indispensável a honestidade quanto as promessas de seus serviços e produtos oferecidos. Não prometa o que você não pode cumprir!

Como criar um Slogan?

O Slogan é parte de um processo criativo, que às vezes acontece mais rápido do que o esperado, e às vezes demora um pouco mais.

Afinal, é preciso criar uma frase curta, de fácil memorização e que reflete a essência do seu negócio.

Para isso, as definições dos tópicos abaixo vão ajudar você durante a tarefa de criação. Confira!

– Conheça o seu público

Como em toda estratégia de comunicação, o primeiro passo é saber exatamente quem é o seu público-alvo e conhecer todos os seus valores.

Existem informações fundamentais que todo negócio deve possuir sobre a sua audiência, como gênero, renda, idade, índices demográficos, entre outros.

Porém, apenas esses dados não são suficientes para a criação de frases fortes e de efeito.

Você precisa traçar uma persona, um perfil que possa representar o cliente ideal. Com isso, é possível conhecer e entender as reais necessidades do público para mostrar que sua empresa está preparada para ajudá-lo e oferecer as melhores soluções.

– Defina a mensagem que quer passar

Na hora da criação de um Slogan é preciso pensar no que você quer que o público sinta ao ler a mensagem, quais os sentimentos que quer despertar.

É alegria? Alívio? Confiança? Paz? Isso depende muito do nicho em que sua empresa se encontra. Foque em apenas um sentimento e trabalhe intensamente em cima dele.

Uma ótima opção é tentar usar termos relacionados às palavras-chave que têm mais a ver com o seu negócio.

Dessa forma, fica mais fácil resumir o que o seu produto ou serviço tem a oferecer aos consumidores.

Até porque um Slogan é uma frase de 1 a 8 palavras, sendo impossível transmitir todas as vantagens que você oferece nessa única frase.

Uma alternativa para ajudar a juntar todas essas informações é fazer um brainstorming sozinho ou em grupo (prefira se juntar a pessoas que entendam do seu negócio tanto quanto você).

Faça uma lista de palavras que tenham a ver com a sua marca, seu produto, a missão da empresa, enfim. A partir delas, tente formar pequenas frases que serão os protótipos do seu slogan.

Sempre anote cada uma das sugestões. Não deixe nenhuma ideia passar por achar que ela é boba ou ruim.

– Destaque suas vantagens em relação à concorrência

Faça uma lista com tudo o que sua marca tem de melhor e o que a coloca no topo em relação à concorrência.

Estamos falando de tudo o que a diferencia das outras, como tradição, qualidade, atendimento, preço, entre outros.

Assim, você estará definindo sua grande vantagem que poderá ser facilmente usada na criação de uma frase atrativa e convincente.

Um bom plano é apresentar soluções para os problemas dos clientes, mesmo que eles nem saibam o que estão buscando de fato. Assim, o Slogan mostra as vantagens de adquiri-lo desde o início.

Quando você deixa essa informação bem explícita no Slogan, você poupa trabalho de persuasão do consumidor para escolher sua empresa.

-Quais Sentimentos Você Quer Despertar no Seu Público

Quando um slogan desperta algum tipo de sentimento na sua audiência, tenha certeza que ele está no caminho certo.

É muito mais fácil lembrar de algo que transmite alegria, felicidade, emoção ou segurança, por exemplo, do que de algo genérico.

Sendo assim, descubra qual tipo de sentimento você gostaria que a sua audiência sentisse ao ler o seu slogan.

Além disso, seu slogan precisa estar totalmente de acordo com a missão, visão e ideologia do seu negócio.

Além disso, eles precisam ser atemporais, ou seja, não utilize datas específicas ou frases que não serão entendidas dentro de alguns meses ou anos.

Também é recomendado que você também associe o seu slogan ao seu logotipo. É sempre bom reforçar os seus valores e a sua identidade.

Dicas importantes

– Mantenha sempre a integridade

Um Slogan é uma promessa e cria expectativas na cabeça do consumidor. Sendo assim, seja sincero e crie um Slogan com honestidade.

É muito fácil de deixar levar por exageros na hora da criação de um Slogan.

Mesmo que seu produto ou serviço seja bom, é um erro fazer afirmativas que não condizem com a realidade. Caso contrário, o consumidor vai se decepcionar e colocar em risco a sua reputação no mercado.

O certo é garantir um relacionamento saudável com seus clientes e oferecer sempre a verdade.

– Seja direto

Economize palavras e utilize apenas as mais fortes.

Por mais que sua empresa tenha inúmeras qualidades, você não precisa falar tudo de uma vez. Além disso, é mais fácil gravar umas poucas palavras do que uma frase grande.

Por isso, não faça rodeios e vá direto ao ponto. Quanto mais clara sua mensagem for, menos confusão ela gera.

Por isso, nada de complicar a vida do consumidor! Objetividade e simplicidade vão ajudar o cliente a captar a ideia sem maiores dificuldades.

– Seja marcante

Aposte também em repetições, rimas ou trocadilhos, o que deixa o seu Slogan mais divertido e fácil de ser lembrado. Não se esqueça que sua frase precisa ser sonora e atrativa.

Por exemplo, a repetição pode ser usada para que sua marca seja sempre lembrada. Esses recursos possuem nomes específicos:

  • Assonância: repetição de vogais. Essa métrica é usada no slogan do medicamento Doril: Tomou doril a dor sumiu;
  • Aliteração: repetição de consoantes, por exemplo: O creme cremoso da Danone;
  • Anáfora: repetição da mesma palavra ou grupo de palavras, como foi usada pela de cosméticos Natura: Bem estar Bem.

O humor também é um ótimo recurso e o poder que tem de aproximar as pessoas é quase que instantânea, garantindo o sucesso de sua campanha.

Além disso, tente criar um Slogan atemporal, ou seja, que se adequa a qualquer tempo.

Claro que você pode mudar o Slogan durante a trajetória de sua empresa, mas ser atemporal permite que você consolide sua marca para o seu público.

Lembre-se também que quanto mais o conteúdo se destacar em relação aos outros, mais chances você terá de prender a atenção de possíveis clientes.

Portanto, fuja do clichê e seja original!

Criar Slogans com ironia normalmente são feitos quando existem concorrentes fortes e claros em um determinado nicho de mercado.

Esse recurso é ótimo para aproximar seu público de você. A ironia com certeza é uma técnica que, quando bem usada, fica na mente das pessoas por um bom tempo.

Também temos o slogan por justaposição, que é aquele que possui elementos agrupados e sem nenhum tipo de separação. Você pode unir frases, palavras e expressões sem que elas sejam separadas por vírgulas ou pensamentos, por exemplo.

Essa técnica é muito usada por marcas que possuem uma abordagem mais popular.

Os slogans que possuem perguntas também costumam aproximar bastante uma marca e seus consumidores. Isso porque questionamentos costumam criar uma indagação, seguida de uma reflexão.

Slogan ou Tagline: entenda as diferenças

Slogan e Tagline, ambas as palavras são muito usadas no mundo publicitário e facilmente confundidas, até mesmo por quem entende do assunto.

Já vimos que o Slogan pode ser definido como uma frase curta e de impacto para memorização dos consumidores referente a uma marca. Mas seu significado é mais abrangente.

A validade de um Slogan pode ser curta, e é por isso que uma mesma marca pode ter diversos slogans, uma para cada campanha, produto ou serviço. Essas mudanças constantes passam a ideia de atual e moderno.

Alguns Slogans são tão bem aderidos pelo público que acabam se tornando a Tagline. E o que seria a Tagline?

A Tagline parte dos mesmos princípios do Slogan, porém se diferencia no momento em que não apenas representa um produto, serviço ou campanha, mas toda a alma do negócio.

A intenção da Tagline é acompanhar a marca enquanto ela durar. Só é trocada em casos de reestruturação total da empresa.

Sendo assim, o Slogan representa um produto, serviço e campanha, podendo ser alterado com frequência. Já a Tagline representa a marca como um todo e não é alterada com frequência.

Devo usar geradores de Slogans?

O gerador de Slogan é uma ferramenta tecnológica que alguns empreendedores usam para construir suas identidades visuais corporativas.

Você pode colocar algumas informações básicas de sua empresa e o gerador coloca em ordem ideias e sugere conceitos que você pode adaptar e definir para sua empresa.

Porém, eles conseguem respostas muito rasas, pois não é possível fazer um estudo profundo sobre a empresa, a história, os valores e posicionamento no mercado.

Claro que o gerador de Slogan pode ajudar com várias inspirações, mas a melhor opção é contratar um profissional especializado ou uma agência de publicidade.

Você também pode fazer um brainstorming, que é uma dinâmica de grupo para desenvolver novas ideias ou projetos, juntando informações e estimulando o pensamento criativo.

Anote todas as sugestões e faça uma lista de palavras que tenham a ver com sua marca. A partir delas, tente formar pequenas frases para o protótipo do seu Slogan.

É o momento de brincar com o humor, rimas, duplo sentido, enfim, é hora de deixar a mente fluir.

Exemplos de geradores de slogans

Shopify

O Shopify é um site que possui múltiplas facetas e utilidades. Além de ser uma plataforma de e-commerce, o Shopify também possui um criador de slogan que é capaz de gerar até mil slogans diferentes.

As frases criadas são baseadas nas palavras que o usuário inseriu. E o melhor: é tudo de graça!

Getsocio

A Getsocio também é um site de e-commerce focado em lojas do varejo que oferecem descontos em compras online. Por possuir um grande alcance, a plataforma também criou um ótimo gerador de slogans inteligentes e criativos, baseados  na palavra-chave que foi introduzida por você.

Apesar dessa ferramenta só gerar um slogan por vez, ela possibilita que você clique em “Gerar” até estar satisfeito com um em especial.

SloganGenerator.org

O site SloganGenerator.org cria slogans de forma única e versátil.

O SloganGenerator.org conseguiu juntar todas as melhores formas para elaborar um ótimo slogan, oferecendo listas de exemplos e alguns recursos para novas ideias para o seu negócio.

Assim, além de criar um novo slogan, você também pode avaliar a qualidade dos seus slogans existente e dos que você está criando atualmente.

Procato Sloganizer

A plataforma Procato Sloganizer cria slogans a partir de uma coleção de frases populares e de sucesso dos últimos 60 anos.

Ele pega os exemplos existentes e os conecta à sua palavra-chave.

Com isso, você já sabe que o seu slogan será gerado com base em slogans de efeito de marcas de sucesso. Porém, sua frase ainda será única e original!

Conheça os Slogans mais famosos para se inspirar!

  • Bis – “Quem pede um, pede bis”
  • Nescau – “Energia que dá gosto”
  • McDonalds – “Amo muito tudo isso”
  • Pepsi – “Pode ser bom. Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi”
  • Tang – “Preparou, bebeu, faz”
  • Hellmann’s – “A verdadeira maionese”
  • Guaraná Antartica – “O Original do Brasil”
  • Kit Kat – “Faça uma pausa com KitKat”
  • Bauducco – “Da família Bauducco para sua família”
  • Cacau Show – “Um Show de chocolate”
  • Coca-Cola – “Viva o lado Coca-Cola da vida”
  • Toddynho – “O seu companheiro de aventuras”
  • Nestlé – “Pare o mundo que eu quero Nestlé”
  • Itambé – “O melhor do leite para sua família”
  • Gatorade – “Com Gatorade você mais longe”
  • Elma Chips – “É impossível comer um só”
  • Red Bull – “Red Bull te dá asas”
  • União – “Fazendo sua vida mais doce”
  • Sal Cisne – “A pitadinha que faz a diferença”
  • Bombril – “1001 utilidades”
  • Doril – “Tomou Doril, a dor sumiu”
  • Rexona – “Rexona não te abandona, nunca”
  • Johnson & Johnson – “A vida inteira com você”
  • Natura – “Bem Estar Bem”
  • Garnier – “Cuide-se”
  • Skol – “A cerveja que desce redondo”
  • Antartica – “Boa! Só se for Antarctica”
  • Itaipava – “Não tem comparação”
  • Mastercard – “Existem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe Mastercard”
  • Banco do Brasil – “Todo seu”
  • Caixa – “Vem para Caixa você também, vem!”
  • Itaú – “Feito Para Você”
  • Apple – “Think Different”
  • Cheetos – “É impossível comer um só”
  • Havaianas – “Todo mundo usa”
  • SBP – “Terrível contra os insetos”
  • Omo – “Porque se sujar faz bem”
  • Ford Motor Company – “Qualidade em primeiro lugar”
  • Coca-Cola – “A pausa que refresca”
  • Coca-Cola – “Abra a felicidade”
  • Nike – “Just do it”
  • Bayer – “Se é Bayer, é bom”
  • Sundown – “O sol na medida certa”
  • Tigre – “Como Tigre, só tem Tigre”
  • iFood – “Para qualquer fome”
  • Oral B – “A marca mais respeitada pelos dentistas”
  • Campari – “Só ele é assim”
  • Volkswagen – “Você conhece, você confia”
  • Chevrolet – “Conte comigo”
  • Santander – “O que a gente pode fazer por você hoje?”
  • Fiat Punto – “Você no comando”
  • Banco do Brasil – “Todo seu”
  • Bradesco – “Sempre à frente”
  • TIM – “Viver sem fronteiras.”
  • ESPN – “Informação é o nosso esporte.”
  • Lego – “Todo dia uma nova brincadeira.”
  • Manchete – “Aconteceu, virou manchete.”
  • Royal – “Abra a boca, é Royal!”
  • Embratel – “Faz um 21.”
  • Bicicletas Caloi – “Não esqueça a minha Caloi!”
  • Brastemp – “Não tem comparação.”
  • Chinelos Rider – “Dê férias para seus pés.”
  • O Estado de São Paulo – “A diferença é que o Estadão funciona.”
  • SKY – “HDTV é isso.”
  • Sportv – “O canal campeão.”
  • Valisére – “O primeiro sutiã a gente nunca esquece.”
  • União – “Fazendo sua vida mais doce.”

Pronto! Agora é só promover seu Slogan

Deu para entender o quanto o slogan é importante para sua empresa?

Um bom slogan transmite de forma simples o que a marca pode oferecer, gerando um impacto direto no consumidor.

Isso destaca sua empresa em meio à concorrência, fortalecendo sua identidade, contribuindo para uma ótima reputação e conquistando sempre novos clientes.

Não se esqueça de que para garantir essa fixação na mente do cliente é preciso ter uma frase fácil de guardar, criativa e original.

Para te ajudar mais ainda, separamos algumas perguntas que ao responder você vai ter muito mais facilidade em definir seu slogan:

  • Qual mensagem vai ser transmitida?
  • Quem é o seu público e quais os valores importantes para ele?
  • O que você tem para entregar que se difere dos seus concorrentes?
  • Quais são os sentimentos que você quer despertar no seu público?
  • Como você quer ser percebido pela sua audiência?

Ao montar o seu slogan, preste atenção nas suas respostas e faça uma lista com todas as palavras relacionadas a sua empresa.

A base de tudo é criação de um Slogan atrativo e que esteja em harmonia com os objetivos e conceitos que compõem a identidade de seu negócio.

Por isso, se a sua empresa ainda não possui um logotipo, providencie-o antes de pensar no seu slogan. Essa frase precisa ser usada junto com o logotipo para fazer parte da identidade visual da sua organização.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, um slogan não funciona muito bem sem a presença de um logotipo. Isso acontece apenas quando o único meio de comunicação usado na sua divulgação é o rádio.

Ao formular sua frase, faça uma revisão gramatical para conferir se está tudo de acordo com as normas ortográficas e não levá-los adiante com pequenos erros que podem prejudicar a sua imagem.

Outra dica é falar os slogans em voz alta. Com isso, você consegue identificar o que é sonoro e fica mais fácil na cabeça e selecionar as melhores opções.

Assim, escolha o diferencial que você deseja destacar, seja ele o preço, tradição, qualidade, enfim, e deixe a mente livre para criar um Slogan memorável. Agora que já sabe como criar um Slogan é com você!

Leia também: Marketing Digital: o que é, estratégias, como fazer (2020)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados