Aprenda de uma vez o que é Inbound Marketing

Aprenda de uma vez o que é Inbound Marketing

Neste artigo, conheça mais sobre o que é Inbound Marketing e como ele pode ajudar sua empresa a crescer

Você sabe realmente o que é Inbound Marketing?

Muitos têm essa pergunta em mente e não sabem exatamente como funciona o Inbound Marketing. Mas, tenha calma. Explicaremos passo a passo como funciona esta ferramenta que transforma a jeito de se comunicar e lidar com o publico-alvo e clientes do seu negócio.

Afinal, o que é Inbound Marketing?

Antigamente, o Marketing se resumia apenas em distribuição de panfletos, publicação de anúncios em Outdoors e afins. Uma forma arcaica de se comunicar com seu público-alvo. A principal falha desta forma de marketing é que você possui um alcance ilusório. Por quê? É simples.

o que é Inbound MarketingSuponhamos que sua empresa entregou dois mil panfletos com algum produto ou serviço relacionado ao seu negócio. Em números frios, você alcançou dois mil clientes. Isso seria bom.

Entretanto, a maioria das pessoas que receberam estes panfletos não tem interesse no que sua empresa oferece.

Imagine, agora,  que sua empresa trabalhe com óculos de grau, por exemplo. Grande parte das pessoas que receberam o panfleto não tem interesse em óculos. Algumas delas sequer necessitam de óculos de grau. Exatamente por isso, esses dois mil panfletos distribuídos não representam uma eficiente estratégia de marketing.

O começo do Inbound Marketing

Com o advento da internet, surgiu, então, uma nova forma de se comunicar com os clientes. Uma forma mais eficiente, que traz resultados mais sintomáticos e que representam efetivamente uma melhora na comunicação e marketing do seu negócio: o Inbound Marketing.

o que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing trata de capacitar seus clientes.  É focado em ser encontrados pelos clientes.  A importância do Inbound Marketing está em atrair pessoas. Criar um Marketing que agrade os clientes.

Para uma empresa é vital se comunicar bem com os clientes. E ter um marketing direcionado ao seu público é o que fará seu negócio ser bem-sucedido.

Por exemplo, vamos supor novamente que sua empresa trabalhe com óculos de grau. Imagine realizar um marketing em que seu público-alvo é composto apenas por pessoas que necessitam de óculos de grau.

As chances de converter esse público em clientes para sua empresa é enorme, justamente porque você está oferecendo aquilo que eles querem, diferentemente do marketing tradicional.

Por essas razões, o Inbound Marketing tem grande importância para empresas pequenas, médias e grandes.

As 4 etapas do Inbound Marketing

Para entender melhor o que é Inbound Marketing e sua importância, é necessário compreender as quatro etapas que compõem este tipo de ferramenta.  O essencial para que tudo dê certo em todas as etapas é definir sua persona (o público com quem sua empresa quer comunicar). Tudo gira em torno de quem e como sua empresa vai se comunicar.

É vital saber se comunicar com os clientes da forma certa, pois torna todo o processo de atração, conversão, venda e fidelização mais fácil.

Como dito antes, um dos objetivos do Inbound Marketing é fazer a sua empresa ser encontrada na internet, criar um marketing que as pessoas gostam, que seja orgânico, não forçado.

Ao saber exatamente o que sua Persona busca, é possível criar um conteúdo sob medida para ela. Isto torna o processo de se comunicar mais fácil, com mais contexto para quem lê.

Uma comunicação falha torna o Inbound Marketing pouco eficiente. Então, após definir suas personas (também conhecido como buyer personas) de forma minuciosa, você está pronto para seguir estas quatro etapas.

Funil de vendas do Inbound Marketing

Aprenda de uma vez o que é Inbound Marketing

Como percebemos na imagem acima, atrair é a primeira etapa para realizar um qualificado trabalho de Inbound Marketing. A partir de agora, vamos explicar os principais passos quando o assunto é atrair clientes.

1)- Atrair

O principal objetivo de qualquer empresa é obter novos clientes, certo? Mas antes de conseguir novos clientes, é necessário atrair pessoas para o site da sua empresa, para, aí sim, pensar em transformá-las em clientes.

Toda empresa que almeje o sucesso profissional tem um objetivo em comum: atrair clientes. Neste caso, o Inbound Marketing tem grande importância, pois é ele que vai trazer novos visitantes para o site do seu negócio, elevando o tráfego e aumentando as chances de converter estes visitantes em leads (pessoas dispostas a adquirir seu produto ou serviço, mas não são clientes de fato), mas falaremos sobre a conversão mais abaixo, por enquanto, foquemos na atração.

Existem diversas formas para atrair clientes em potencial para o seu site. Listaremos as principais para que sua empresa saiba como aumentar os acessos dos seus clientes.

  • SEO

O trabalho de SEO (Otimização para mecanismo de busca) é um dos pilares que sustentam a atração de clientes dentro do Inbound Marketing. Fique tranquilo, pos vamos explicar o porquê.

O Google é, atualmente, o maior mecanismo de busca do mundo.. A ideia do SEO é justamente otimizar o site das empresas, a fim de melhorar o posicionamento nas primeiras páginas do maior mecanismo de busca do mundo.

Imagine, então, ter a sua marca, a sua empresa no lugar mais disputado da internet, com um alcance enorme. Isto com certeza aumenta suas chances de atrair visitantes e potenciais clientes para o seu site.

o que é Inbound MarketingUma vez que o serviço de SEO começa a ser feito, o seu negócio estará a um clique de distância de um cliente em potencial.

Isto é, mais próximo de um visitante qualificado que está buscando exatamente pelo o que você oferece.

O segredo deste tipo de trabalho de otimização para mecanismo de busca está nas palavras-chave que você escolhe para a realização do serviço.

Estas palavras são essenciais para atrair clientes. Elas são baseadas no que o seu público-alvo buscaria para encontrar o que deseja. Vamos a um exemplo para contextualizar melhor.

Suponhamos que sua empresa trabalhe com pneus de carros. Você deve utilizar palavras-chave que tem maiores chances de oferecer um retorno, palavras que de fato atinjam o público que você busca.

Há várias opções e variáveis que podem ser trabalhadas. Você pode utilizar Pneus em São Paulo, Pneus para Palio, Pneus de Tucson e afins.

O ideal é utilizar palavras que dão retorno e oferecem pouca concorrência na hora de atrair clientes.

Vantagens do SEO

O SEO é uma ferramenta que busca melhorar o ranqueamento do site das empresas nos mecanismo de busca, sobretudo o Google.

Isso oferece mais credibilidade, alcance e visibilidade à marca das empresas. Cada uma desses três benefícios representam um aliado importante na busca pelo sucesso profissional

Credibilidade

As pessoas sentem-se mais confiantes para negociar com empresas que aparecem no Google.

Isso se deve à credibilidade que o Google oferece às empresas atreladas a ele.

O Google é uma marca renomada no mercado. Estima-se que, por dia, o maior mecanismo de busca do mundo tenha 5,5 bilhões de pesquisas. Mensalmente, esse número ultrapassa a marca dos 100 bilhões.

Ou seja, se há um alto número de pesquisas, é porque as pessoas confiam nos resultados que o Google oferece.

Agora, se sua empresa aparece nas primeiras páginas do Google, naturalmente há uma associação espontânea da sua marca com algo positivo, graças à credibilidade atrelada ao Google.

Alcance

Para uma empresa que busca atrair clientes utilizando o Inbound Marketing com a ajuda do SEO, ter um alcance maior é uma vantagem e tanto, não é mesmo?

Imagine ter sua empresa visível para centenas de pessoas? Interessante, certo?

E justamente esse o objetivo do SEO, aumentar o número de impressões (visualizações) da sua marca na internet, utilizando o Google.

Quanto mais sua marca estiver visível, maiores as chances das pessoas confiarem no seu trabalho.

Visibilidade

A visibilidade que o SEO oferece é sem dúvida diferenciada para quaisquer empresas que buscam sucesso no âmbito profissional.

Afinal, ter sua marca em uma posição de destaque no momento que alguém procura por um produto ou serviço é uma das melhores formas para melhorar os resultados através do Inbound Marketing.

E não para por aí.

Imagine ter sua marca visível no Google ao lado de grande empresas?

No exemplo abaixo você percebe como uma empresa menos conhecida consegue ficar a frente de uma empresa renomada no mercado mundial, como a Pirelli.

Essa visibilidade atrai mais pessoas para o seu site, de forma a aumentar o tráfego do seu site.

  • Blog (marketing de conteúdo)

O Blog é outra forma der atrair mais clientes para o seu site. O conteúdo é o que impulsiona os visitantes para se converterem em leads.

Para isso, é recomendado criar um texto que seja de fácil leitura, leve, sem uma linguagem tão formal, um texto que passe confiança e que estimule o visitante.

O que é Inbound MarketingA diferença do Blog para o SEO está na forma como você informa.

O intuito é criar conteúdo de qualidade, que seja útil para o visitante. Dessa forma, ele encontrará no seu negócio uma fonte confiável de informação, fazendo com que o processo de conversão mais eficaz.

O processo de conversão torna-se mais fácil pois, através do blog, gera-se valor à marca das empresas.

O que significa gerar valor à marca?

Quando uma empresa é tida como uma fonte de informação confiável e segura, sua marca será associada a algo positivo.

Ou seja, dentro do processo de atração, gera-se valor à marca das empresas.  As pessoas procuram por alguma informação ou dúvida na internet e encontram sua empresa com uma artigo respondendo o questionamento.

É nesse momento que as empresas tem sua marca associada a uma fonte confiável de informação.

Utilizando o blog é preciso saber definir como você vai se comunicar com o visitante dentro da jornada do comprador.

Antes de continuarmos a falar sobre o Blog e sua importância na hora de atrair clientes, é crucial entender o que é a Jornada do Comprador dentro do Inbound Marketing.

O que é Jornada do Comprador?

O visitante quando procura por algo no mecanismo de busca está disposto a encontrar um conteúdo que atenda sua necessidade.

Essa necessidade pode ser a identificação de um problema, a solução de um problema ou uma tomada de decisão.

Esse processo é conhecido como  Jornada do Comprador, que nada mais é que o processo de pesquisa ativo que alguém atravessa rumo a uma compra. Ela é composta por três fases: consciência, consideração e decisãoAprenda de uma vez o que é Inbound Marketing

Na fase de consciência, o cliente em potencial está buscando entender um determinado problema.

Já na fase da consideração o cliente em potencial busca por uma solução. Nesta etapa, ele busca compreender e pesquisar tudo relacionado a este problema, a fim de traçar uma estratégia.

Na fase de decisão, o cliente em potencial já sabe o que quer. Ele, então, cria a melhor estratégia de solução.

Estas, então, são as três etapas dentro da Jornada do Comprador.  Utilizando o Blog, você pode – e deve- criar conteúdo para todas elas, de modo a atingir o cliente em potencial em quaisquer etapas que ele estiver. Por isso, é vital saber sua persona, o que ela busca.

Blog e a Jornada do comprador

Dentro das três etapas da Jornada do Comprador, ao criar conteúdo para todas as fases citadas acima: consciência (problema), consideração (solução) e decisão (venda), você melhora as chances de converter visitantes em leads, o que é ótimo, pois isto aumenta suas chances de obter novos clientes e conseguir o sucesso no marketing digital.

Seguindo à risca o que foi dito acima, você maximiza o desempenho do seu blog. Mas lembre-se: todo o sucesso do Inbound Marketing está ligado a um conteúdo de qualidade. Aprender de uma vez isso é essencial para uma eficiente estratégia de divulgação online.

Blog e o Marketing de Conteúdo

Bom, agora que você sabe o papel do blog como ferramenta para atrair e converter clientes, é possível entender sua ligação com o marketing de conteúdo.

o que é Inbound MarketingO marketing de conteúdo é uma das estratégias que englobam o Inbound Marketing. Esse tipo de serviço utiliza o blog com um objetivo principal: gerar valor à marca das empresas.

A geração de valor à marca das empresas passa diretamente pelo marketing de conteúdo. Isso acontece pois as pessoas tendem a negociar com empresas tidas como uma confiável fonte de informação e conteúdo.

Esse material é justamente produzido através do blog, com publicações de artigos com periodicidade.

O material postado no blog deve conter conteúdo de qualidade. Caso contrário, os resultados estarão comprometidos.

O que é conteúdo de qualidade

Produzir conteúdo de qualidade requer conhecimento sobre diversas áreas. Por exemplo: é preciso produzir artigos com material relevante, informativo e que atenda as necessidades da sua persona (perfil do seu cliente ideal).

Para que o conteúdo seja de qualidade, o texto deve seguir, claro, os princípios de coerência e coesão, além de se comunicar com o público de forma eficiente e orgânica.

Michelin e o primeiro case de sucesso dentro do marketing de conteúdo

A Michelin, uma das maiores marcas de pneus do mundo, em 1900, decidiu criar um guia turístico, com recomendações de hotéis e restaurantes por toda a Europa.

Agora, provavelmente você deve estar se questionando: por que uma marca de pneu investiria em um guia turístico?

A resposta está no marketing de conteúdo.

o que é Inbound MarketingAtravés do guia turístico criado pela Michelin,  as pessoas procuravam por hotéis e restaurantes para visitar.

Logo, esse guia estimulava as pessoas a viajarem.

Agora, ao fazer uma viagem, as pessoas tinham sempre em mente o guia criado pela Michelin.

Ou seja, a marca da Michelin foi conhecida no mercado como uma fonte de informação confiável. Com isso, gerou-se valor à marca da Michelin.

E onde está a Michelin hoje? Sim, é uma das maiores fabricantes de pneus do mundo.

Não à toa, o guia turístico da Michelin existe até hoje, como você percebe na imagem acima, em um dos exemplares sobre o Brasil.

Existem outros exemplos de marketing de conteúdo que talvez você nem perceba.

Por exemplo: quem nunca comprou uma lata de leite condensado da Nestle. Se você já consumiu uma, com certeza deve ter percebido a receita que vem atrás da lata.

Sim, isso é marketing de conteúdo também.

Ao seguir a receita no verso da lata, as pessoas tendem a comprar exatamente a lata de leite condensado que sugeriu a receita.

Ou seja, foi gerado valor à marca e toda vez que as pessoas buscarem fazer a receita no verso da lata, a tendência é comprarem justamente o produto da Nestle.

2)- Converter

Voltando para as quatro etapas do Inbound Marketing, o processo de conversão está ligado diretamente à forma como você atraiu seus clientes na etapa de atração.

Uma boa atração facilita a conversão de usuários. Nesse caso, a melhor forma de conseguir transformar visitantes em leads é utilizando o botão Call to Action e uma landing page nos Blogs. Não sabe o que é Call to Action e Landing Page? Explicaremos.

O que é uma Landing Page e um Call to Action?

Landing page é uma página onde você redireciona seus visitantes para que eles tenham acesso a mais conteúdo. Pode ser uma página de contato ou de orçamento, em que ele deva preencher dados para, assim, se tornar um lead de fato.

Para o visitante chegar à landing page, você deve acrescentar um botão chamado Call to Action (CTA) ao final dos textos do blog. Ele encaminhará o visitante à landing page para que possa preencher algum formulário e, assim, transforma-se em um lead.

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Este é um exemplo de CTA em um Blog

Na imagem acima, você percebe como é um Call to Action em um Blog. A cor chamativa e o verbo orientando à uma ação estimulam o clique.

O ato de preencher um orçamento, por exemplo, expõe a vontade desse visitante em conseguir uma solução para seu problema.

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Exemplo de uma Landing Page

Dentro de uma landing page, existem práticas que melhoram o resultado na conversão do visitante em lead, como por exemplo:

  • Escreva uma chamada clara e concisa, orientada à ação.
  • Explique o valor e importância da oferta à suas personas (não fale da empresa ainda)
  • Remover todos os menus e links de navegação do seu website
  • O formulário da landing page deve refletir o valor da oferta, tanto nas informações que você solicita nos campos do formulário e no tamanho do formulário.
  • Inclua imagem.

Página de agradecimento

Este é o fim do processo de conversão de leads, por isso tona-se interessante criar uma página de agradecimento. Ela aparece após o preenchimento de algum dado, formulário, download de Ebook, inscrição etc.

Na Landing Page, você fornece ao lead mais informações que ele espera obter após preencher os dados necessários.

É sempre crucial agradecer ao lead, ressaltando sempre o tempo de resposta da sua empresa. Se ele preencheu uma página de orçamento, diga em quanto tempo você retornará com a resposta.

Mostrar mais conteúdo ao lead também deve ser feito em uma página de agradecimento. Você pode fazer isto mostrando um artigo do blog, por exemplo.

3)- Vender

o que é Inbound MarketingA melhor forma de vender é nutrir o lead com informações e conteúdo de qualidade. Há várias formas de transformar o lead em cliente de fato, como: blog, e-mail marketing e o smarketing.

Com o Email Marketing, você nutre o lead com mais conteúdo relevante e o mantém interessado no seu negócio. Já o Smarketing é o alinhamento entre as vendas e o marketing do seu negócio.

Vamos explicar quais as melhores práticas quando se trata de Email Marketing e Smarketing para que haja melhor compreensão do tema.

Email Marketing

  • Determine seu público;
  • Segmentar o seu banco de dados de contatos para corresponder a esse público;
  • Enviar o conteúdo certo na hora certa;
  • Nutrir o lead para se tornar um cliente.

Smarketing

  • Ambas as equipes devem ter as mesmas metas organizacionais.;
  • Marketing e vendas devem ter visibilidade nas metas e progresso do outro;
  • Compensação baseada em marketing compartilhado e metas de vendas;
  • Comunicação e educação sobre as personas.

4)- Fidelizar

o que é Inbound MarketingA fidelização é a última das quatro etapas do funil de vendas do Inbound Marketing. Essa fase foca no encantamento do cliente.

Um cliente feliz é um cliente disposto a falar bem da sua marca para as pessoas. Este marketing positivo gerado por um cliente satisfeito representa uma imagem ótima para as empresas.

O que muitos devem estar se perguntando agora é: como eu encanto meu cliente?

O encantamento ou fidelização se dá em cada interação das empresas com o cliente. Em todas as etapas. Desde começo até o final do ciclo do cliente, deve-se concentrar em criar confiança, ou seja, estabelecer uma relação agradável entre sua empresa e seu cliente.

Pilares do encantamento

Sua empresa deve trabalhar seguindo três pilares fundamentais para encantar: Inovação, Comunicação e Educação.

Inovação: a mudança é melhor que status quo (o estado atual). Sua empresa deve inovar para servir as pessoas com produtos ou serviços que elas precisam para cumprir suas metas e resolver seus problemas. Tente melhorar todos os aspectos que compõem a experiência de um cliente.

Comunicação você deve pensar em como promover sua comunicação pessoal através da experiência de uma pessoa, seja cliente ou não. Esta etapa é vital para ajudar a criar confiança com as pessoas.

Educação capacitar é melhor que ignorar. Então, eduque os clientes sobre seu setor ou produto. Use conteúdo como uma de suas ferramentas educacionais principais.

A experiência de um cliente com a empresa é formada por toda interação. Inclusive, 82% dos clientes dizem que o fator principal que leva a uma grande experiência é ter seus problemas resolvidos rapidamente.

Você pode encantar clientes através de artigos (blog), email marketing, promoções, mídias sociais, remarketing e afins. Não há uma maneira específica. Você é o dono do seu negócio, com certeza sabe o que agradará seu cliente.

Deve-se estar atento na hora verificar o encantamento do cliente de modo a fidelizá-los.  A melhor forma é solucionando problemas e providenciando recomendações.

Bônus: Facebook Ads

O Facebook Ads não faz parte efetivamente do  Inbound Marketing. Contudo, é uma eficiente estratégia de divulgação online.

O grande diferencial do Facebook Ads é utilizar a maior rede social do mundo como ferramenta para aumentar as vendas.

Como funciona o Facebook Ads

O Facebook Ads é a plataforma de mídia paga do Facebook. O objetivo é impulsionar publicações relacionadas a produtos, serviços, promoções da sua empresa.

O intuito do Facebook Ads é expor sua marca para um número elevado de pessoas. A ideia é estimulá-las a conhecerem sua empresa.

o que é Inbound MarketingO destaque do Facebook Ads é poder segmentar as publicações impulsionadas somente para pessoas que façam parte do público-alvo da sua empresa.

Medidas como essas melhoram consideravelmente as taxas de conversão, facilitando, também, comunicação entre empresa e público.

Investimento Facebook Ads

O Facebook Ads possui um valor de investimento variável e mais acessível.

É possível impulsionar uma publicação para milhares de pessoas investindo um valor entre 50 a 100 reais.

Mais sobre o Facebook Ads

O retorno que o Facebook Ads oferece é excelente, desde que você utilize essa ferramenta de mídia paga com inteligência e de forma eficaz.

Para isso, defina o público-alvo e impulsione uma publicação específica para esse nicho.

Por exemplo, se sua empresa trabalha com produtos de cosmética, provavelmente o seu público-alvo é composto por mulheres entre 29-35 anos de idade com interesse por maquiagem.

É possível impulsionar uma publicação pelo Facebook Ads justamente para esse público definido.

A segmentação é a melhor forma de converter na internet. Afinal, o que é melhor: mostrar sua empresa para 10 mil pessoas aleatórias ou para 1 mil pessoas que se encaixam no público alvo da sua empresa?

Sim, o Inbound Marketing melhorará os resultados do seu negócio

Agora que você conhece as quatro etapas do funil de vendas e sabe exatamente o que é Inbound Marketing, torne-se uma referência dentro do seu segmento. Comunique-se com qualidade e eficiência através do Inbound Marketing.

A fase de aprender acabou. Resta agora colocar em prática, buscar uma Agência de Inbound Marketing e conhecer a importância dessa ferramenta para seu negócio.

 

 

 

 

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Gustavo Azeituno

Redator, jornalista, 24, fã de Senhor dos Anéis e Star Wars; blogueiro e goleiro aos domingos

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