O que é PageRank? Ele é importante para o meu site?
PageRank é o nome dado ao Algoritmo do Google que classifica todos os websites, o relacionamento entres eles através de links e, de uma forma geral, também a relevância de uma página em relação a toda a internet(web). O PageRank trabalha basicamente com calculo de links de uma página para outra e é a principal forma que o algoritmo do Google tem de avaliar de uma forma matemática a relevância de uma página.
Como Funciona o PageRank
O PageRank é uma parte fundamental do algoritmo de buscas do Google. Trata-se de um cálculo matemático que, inicialmente, calcula quantos links cada página o site em questão recebeu na web, Essa primeira parte tem uma quantidade de links e gera uma nota para a página, (O próprio PageRank) da página ou site.
Além do tanto de links apontando para a página também é importante o PageRank desses links que apontam para a página.
Como todos os sites são constituídos de links, essa “nota” recebida por conta dos links de entrada é distribuída entre todas as páginas linkadas internamente e, também, para as páginas externas. A esse PageRank interno dá-se o nome de “Link Juice”: cada link da página receberá uma fatia do link juice(PageRank) de uma página, que é dividido igualmente entre os links da página, internos ou externos.
PageRank de barra de ferramentas
Para o SEO, o termo PageRank costuma ser utilizado ser ao PageRank da Barra de ferramentas e que dá uma nota de 0 a10 para todas as página na web.
Esse termo PageRank não é totalmente confiável e nem atualizado de forma constante, sendo útil somente para curiosidade e não ciência.
Em Abril de 2011, o Google parou de exibir o PageRank em sua barra de ferramentas, como forma de desencorajar o seu uso por webmasters e, sobretudo, para não fornecer um dado muitas vezes valioso para quem procura manipular o seu algoritmo.
Manipulação do PageRank
Um dos principais motivos para o Google incentivar o desuso do ato de publicar o PageRank é que webmaster usavam essa informação para manipular o algoritmo do Google e favorecer seus sites nos resultados da Busca do Google.
A Pratica de criar uma relação falsa entre páginas, participar de redes de trocas de links ou até mesmo comprar links é considerada pelo Google Black Hat, podendo causar punições ou até mesmo banimento do Google, para todos os sites que participem desse programas de manipulação do algoritmo, fazendo ou recebendo links.