O que faz uma agência de marketing digital?

O que faz uma agência de marketing digital?

Através deste artigo, saiba exatamente o que faz uma agência de marketing digital; descubra como ela é importante para as empresas

Quando as empresa buscam entender mais sobre o marketing digital e seus benefícios é extremamente natural surgirem dúvidas, como por exemplo:

O que faz uma Agência de marketing digital?

Como funcionam os serviços de marketing na internet? 

Os resultados demoram a aparecer?

Todos esses questionamentos são recorrentes e compreensíveis. Afinal, nem todos têm pleno conhecimento das funções e serviços de uma agência de Marketing Digital.

Para quem não está familiarizado com os deveres de uma agência de marketing digital, listamos os principais serviços realizados, além de ressaltar os benefícios que ela traz para o sucesso do seu negócio.

O objetivo é deixá-lo a par de como funciona o trabalho de marketing através da internet, de forma a deixá-lo mais confortável para contratar eventualmente os serviços de uma agência especializada em web marketing.

Mas antes de falarmos dos serviços que uma Agência de Marketing digital faz, é importante dizer o papel  de uma Agência, antes de tudo.

Objetivo de uma Agência de Marketing Digital

Basicamente, uma Agência de Marketing Digital tem como objetivo fazer as empresas terem destaque na internet, colocando-as em patamar diferenciado, como uma referência.

Mas por que devo investir no Marketing digital?

Com o advento da internet e sua consequente popularização entre os brasileiros, tornou-se obrigatório e inevitável investir no marketing digital.

No Brasil, atualmente, mais da metade da população está conectada à internet. Para um empresário isso é um número que fala por si só. Afinal, sua empresa deve estar onde seu público está.

É justamente seguindo essa máxima que o Marketing Digital ganhou terreno e se tornou tão popular entre as empresas.

Empresas de todos os portes estão investindo em alternativas para se adequar a um público cada vez mais digitalizado e informatizado. Portanto, houve naturalmente uma necessidade de se adaptar a essa nova ‘era digital‘.

Quando falamos de Marketing Digital, não estamos apenas falando de criar um site e só. Há muito mais por trás disso. O grande intuito do marketing digital é criar uma série de estratégias para melhorar a  visibilidade da sua marca, de modo a conseguir mais clientes e aumentar os lucros do seu negócio.

Com a popularização do Marketing Digital, uma empresa que não invista nesse serviço inevitavelmente fica para trás no cada vez mais concorrido mercado empresarial.

O que faz uma Agência de Marketing Digital, afinal?

Uma agência de marketing digital realiza diversos serviços relacionados ao site da sua empresa. Eles vão desde uma otimização nos mecanismo de busca até uma mudança de layout, por exemplo.

Portanto, saiba agora o que é faz uma agência de marketing digital e saiba o que ela pode fazer pelas empresas.

1) Criação de site

O que faz uma agência de marketing digital?Criar um site é o primeiro – e mais importante – passo para dar início à trajetória no marketing na internet. Para quem não sabe, o site é a porta de entrada de qualquer empresa na internet, funcionando como um meio para conseguir clientes em potencial no mercado digital.

Portanto, ter um site bonito e moderno se faz necessário, sobretudo para passar uma boa impressão para o público da internet.

Saiba que a função primordial de qualquer agência de marketing digital é criar sites. Contudo, o que diferencia uma agência de outra é a qualidade no trabalho final.

Criar um site é fácil. Agora, criar um site de qualidade, moderno, responsivo e que comunique com o público-alvo já é mais complicado.

2) Loja virtual

Além de sites, a agência de web marketing também é a responsável por criar lojas virtuais.

A loja virtual tem como objetivo facilitar o processo de vendas na internet. Todo o layout é criado com o intuito de gerar vendas.

Durante a criação de uma loja virtual, catálogos e descrições de produtos são feitos. Além disso, é primordial ter um sistema funcional de fechamento de compra, utilizando o “carrinho de compras” e oferecendo opções de pagamentos.

Por ser um trabalho muito difícil e complexo, a loja virtual requer tempo e, claro, investimento.

3) Landing page

Landing pages são páginas singulares, que estão fora do site,  cujo foco está em gerar leads (pessoas com grandes chances de se tornarem clientes), com o intuito de convertê-los em clientes.

A landing page tem como principal característica a rápida assimilação. Isto é, apresenta-se o produto ou serviço, a empresa, de modo a estimular o visitante a realizar um orçamento rápido, por exemplo.

Por isso, uma landing page é tida como uma ferramenta essencial no processo de geração de leads e faz parte de qualquer estratégia eficiente de marketing digital.

O que faz uma agência de marketing digital?
Exemplo de uma landing page

3) SEO (Marketing pela Busca)

O que faz uma agência de marketing digital?O SEO (Search Engine Optimization), ou simplesmente otimização de mecanismo de busca, é um dos serviços mais recorrentes nas agências de marketing digital. O objetivo do SEO é colocar o site da sua empresa nas primeiras páginas do maior mecanismo de busca do mundo: o Google.

O SEO é uma das principais estratégias para atrair clientes dentro do marketing digital, sendo parte fundamental nos quatro pilares do Inbound Marketing (leia mais sobre inbound marketing clicando aqui)

O intuito da otimização para mecanismos de busca é dar mais visibilidade à sua marca, utilizando a vitrine do Google como principal ferramenta para aumentar o tráfego do seu site e, consequentemente, melhorar os resultados do seu negócio.

Como funciona o SEO?

A agência de marketing digital juntamente com o representante da sua empresa escolherão palavras-chave ligadas à área de atuação da sua empresa. Após a seleção, serão criados textos para cada uma das palavras escolhidas.

O objetivo é colocar cada uma das palavras-chave escolhidas na primeira página do Google, a fim de gerar maior visibilidade ao seu negócio.

É essencial ressaltar que o trabalho é gradativo, porém os resultados são interessantes para as empresas.

4) Marketing de Conteúdo

O que faz uma agência de marketing digital?

O Marketing de Conteúdo tornou-se um dos serviços mais requisitados entre as empresas adeptas do marketing digital, principalmente pelos enormes benefícios que eles oferecem.

Assim como o SEO, o Marketing de Conteúdo tem como função atrair clientes. Contudo, não se resume apenas isso.

O marketing de conteúdo gera valor à marca das empresas, engaja o público, passa credibilidade.

Para as pessoas que não estão familiarizadas com o serviço, o Marketing de Conteúdo funciona através de blogs, com publicações periódicas de artigos relacionados ao segmento da sua empresa.

Os artigos publicados são os principais responsáveis por atrair clientes para o seu site.

O conteúdo informativo, relevante e de qualidade são os responsáveis por chamar a atenção dos visitantes no momento da leitura.

Quando se trata de artigos, é vital que ele seja agradável de ler, converse com a persona da sua empresa (persona é a descrição imaginária do seu cliente ideal, baseado em dados e informações a respeito dos clientes da sua empresa) e também seja útil ao leitor.

Um excelente artigo, além de atrair; converte, fecha negócios e encanta clientes.

Não à toa, empresas de todos os portes no mundo todo utilizam o Marketing de Conteúdo como principal aliada no sucesso profissional.

Como funciona o Marketing de Conteúdo?

Os artigos publicados no seu blog, diferentemente do que você possa imaginar, não têm teor de marketing forçado. O intuito do blog é colocar as empresas como um referencial na internet, como uma fonte confiável de informação para os visitantes do seu blog.

A conversão, isto é, a transformação desse visitante em um lead e, posteriormente, em cliente deve ser feita da forma mais orgânica possível, sem apressar as coisas.

O excelente conteúdo deve ser a única comunicação escrita com o visitante. Deve se evitar falar da sua própria empresa, se auto elogiar e afins. Isso afasta os visitantes, muitas vezes. O que dificulta o processo de conversão.

Para ficar mais fácil a compreensão, contextualizarei a importância do marketing de Conteúdo em um exemplo real e renomado no mercado.

Michelin e o guia turístico

A Michelin, famosa marca de pneus, adotou em 1900 um guia turístico, com recomendações dos melhores restaurantes e hotéis de diversas regiões da Europa.

Talvez, neste momento uma pergunta tenha vindo à mente: por que uma fabricante de pneu investiria na criação de um guia turístico e gastronômico?

A resposta é simples: marketing de conteúdo.

O que faz uma agência de marketing digital?Investir em um guia desse tipo era, à época, uma ideia inovadora. O intuito da Michelin era ser tida como uma fonte confiável de informação, mesmo que fosse relativamente fora da área de atuação.

O intuito do guia era estimular as pessoas a viajarem para outros lugares, conhecer novos restaurantes e hotéis.

Através das viagens, as pessoas teriam, claro, um desgaste natural nos pneus dos seus veículos, dos veículos de transportes públicos e afins.

Consequentemente, devido às viagens surge a necessidade de repor os pneus desgastados.

Agora, em sua opinião, qual empresa as pessoas pensavam logo de cara quando fossem comprar um pneu novo?

Sim, a Michelin.

Não à toa, esse é um dos cases de maior sucesso de marketing de conteúdo, que inclusive está em vigor até hoje.

A diferença do guia da Michelin para o trabalho realizado atualmente é que a agência de marketing digital realizará um marketing de conteúdo voltado ao público da internet.

Justamente por essa razão os clientes têm preferência pelo Marketing de Conteúdo, muitas vezes o carro-chefe das agências de marketing digital.

Fique à vontade para ler, também, nosso guia definitivo sobre Marketing de Conteúdo, com informações ainda mais interessantes.

5) Link Patrocinado (Google Adwords)

O link patrocinado é um serviço de marketing de digital recorrente entre as empresas, sobretudo pelos resultados a curto prazo .

Assim como o SEO, o objetivo do Link Patrocinado, através do Google Adwords, é colocar palavras-chave relacionadas à área de atuação das empresas na primeira página do Google, em uma posição de destaque.

Contudo, o SEO é posicionado de forma gradativa no Google. Já com o Adwords, o posicionamento é feito de forma bem mais rápida.

Por se tratar de anúncios pagos, é normal as pessoas pensarem que, pelo menos à primeira vista, o adwords tem um valor elevado. Entretanto, saiba que o valor de investimento é extremamente viável e mutável.

O valor do adwords varia de acordo com as necessidades e demandas das empresas, tornando-se acessível para empresas de todos os portes.

Ou seja, você investe somente o que está dentro da realidade do seu negócio. Nem mais, nem menos.

Uma vez que seu investimento chega ao fim, não há mais gastos.

Claro, para resultados ainda melhores, o recomendável é manter um investimento periódico.

Outro grande diferencial é que o adwords oferece tem relação com a possibilidade de qualquer empresa estar em destaque no Google, ao lado de marcas tidas como uma referência no mercado.

O que faz uma agência de marketing digital?
O que faz uma agência de marketing digital? Link patrocinado é um dos serviços

Como percebemos no exemplo acima, o Google Adwords conseguiu colocar duas empresas menos conhecidas em uma posição de destaque, acima do Walmart, uma das redes varejistas mais importantes do mundo.

Em suma, o Google adwords possui um valor variável no investimento, tem um retorno ótimo, em curto prazo; e coloca sua empresa em uma posição de destaque.

Dentre o que faz uma Agência de Marketing Digital , o link patrocinado é um dos serviços mais recorrentes.

Fique à vontade para ler nosso artigo sobre Link Patrocinado, para maior aprofundamento no tema.

6) Otimização de site

De nada adianta investir em marketing digital, como SEO, Marketing de Conteúdo, Link patrocinado, Facebook Ads, se o website do seu negócio estiver ruim. Por isso, torna-se essencial a otimização do site.

Uma Agência de Marketing digital é a responsável por realizar essa transição. Ou seja, reformula o layout e o deixa responsivo, a fim de facilitar a conversão.

Sites responsivos, para quem não está familiarizado com o termo, significa adequar o site aos dispositivos móveis, como tablets e celulares, por exemplo.

São medidas como essas que tornam o seu site mais relevante para as métricas do Google, influenciando diretamente os resultados do seu investimento no marketing digital.

Um layout novo pode melhorar suas taxas de conversão e deve dialogar com o público e visitantes de forma mais natural. Isto é, deve ser de fácil navegação e intuitivo, estimulado o visitante a explorar o conteúdo e as informações do site.

7) Facebook ads

O Facebook é, hoje, a maior rede social do Brasil. Milhares de pessoas estão conectadas a ele.

Ou seja, dentro do objetivo do marketing digital, que é vender pela internet, o Facebook representa uma excelente oportunidade.

O que faz uma agência de marketing digital?Imagine, agora, ter sua marca em destaque para milhares de pessoas, todas com o perfil ideal de cliente para o seu negócio.

Seria ótimo, certo? É justamente esse tipo de trabalho que uma agência de marketing digital realiza.

Mais sobre o facebook ads

Os anúncios pagos do Facebook Ads são ótimos devido a essa segmentação do público-alvo.

Ou seja, você não expões sua marca para um público qualquer. A ideia do Facebook Ads é criar anúncios voltados a pessoas com mais tendências a negociar com sua empresa.

Você pode filtrar o perfil do seu cliente ideal com diversas características: localização, faixa-etária, gênero e interesses.

De modo geral, o Facebook Ads é uma ótima ferramenta para vender pela internet. Afinal, já que há nele um grande número de pessoas, há também possibilidade de vender pela internet.

Fale com uma Agência de Marketing Digital

Agora que você sabe o que faz uma agência de marketing digital, com certeza você e seu negócio estarão prontos para colher os benefícios de investir no mercado digital.

 

 

 

Comentários

Gustavo Azeituno

Redator, jornalista, 24, fã de Senhor dos Anéis e Star Wars; blogueiro e goleiro aos domingos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Agência Sense - Todos os direitos reservados
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial