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Plano de marketing digital: como montar o seu


Todas as empresas que desejam fortalecer sua presença digital para a divulgação, antes de qualquer coisa, precisam fazer um plano de marketing digital.

A elaboração de um plano de marketing digital define objetivos, metas e cronogramas. Ele é o responsável por guiar todas as ações do seu negócio e pode ser voltado tanto para a marca, produto específico ou serviço oferecido.

Assim como toda estratégia, é necessário investimento de tempo e pesquisa antes de efetivamente partir para a ação.

Um plano de marketing digital bem elaborado pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio.

Quer aprender a fazer um excelente planejamento de marketing digital para sua empresa? Aqui você encontra um guia completo para não deixar passar nada!

Boa leitura!

O que é um plano de marketing digital?

Um plano de marketing digital é um documento que reúne as informações mais importantes do seu negócio para direcionar todas as estratégias, como concorrentes, público-alvo, personas, ferramentas a serem utilizadas, entre outras.

Basicamente, um plano de marketing digital é o conjunto de ações que a empresa tomará com o objetivo de alcançar os melhores resultados em suas campanhas, além de desenvolver e solidificar uma identidade de marca para se manter competitiva no mercado.

O plano de marketing digital vai depender das características de cada empreendedor e empreendimento. Desta forma, a fase da pesquisa é uma das mais importantes no processo.

Uma observação a se fazer é que, num plano de marketing digital, o foco são as ações, portanto, não é necessário incluir informações sobre o ROI (Retorno sobre o Investimento).

Com um plano de marketing digital objetivo e direto, você reduz problemas e tem inúmeros benefícios, como:

  • Traçar metas e objetivos realistas;
  • Detalhar estratégias;
  • Criar um panorama da empresa em relação ao mercado;
  • Conhecer melhor seu público-alvo e entender como alcançá-lo;
  • Identificar vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes;
  • Obter um mapeamento e desempenho completo das ações com relatórios e avaliações;
  • Justificar investimentos financeiros;
  • Visualizar com clareza os números do funil de vendas.

Como fazer um plano de marketing digital?

Para começar a desenvolver um plano de marketing digital é preciso conhecer bem o seu mercado de atuação, já que as ações tomadas vão influenciar desde o planejamento até a execução da campanha.

Além disso, esse plano vai representar o posicionamento da sua empresa, desta forma, ele precisa estar de acordo com a visão, missão, valores e objetivos dela.

Então, todo plano de marketing digital eficiente deve começar pela pesquisa e ser concluído pela análise de resultados.

Se você não entende muito do assunto, o ideal é contar com um analista de marketing para desenvolver um plano para sua empresa. Assim, ele fará todo o acompanhamento do que foi elaborado para possíveis correções e mudanças.

Uma dica muito importante é fazer as anotações de todas as ações, sem exceção.

Agora, montamos um passo a passo simples para fazer um plano de marketing digital. Confira!

Defina seus objetivos

Antes de tudo, pense nos objetivos que você quer alcançar com esse plano e estabeleça metas e prazos de curto e longo prazo.

Indicamos definir um objetivo geral da empresa e outro, mais específico, para cada campanha.

Entre estes objetivos, podemos ter, por exemplo:

  • Exposição e reconhecimento da marca;
  • Geração de Leads;
  • Vendas diretas no ambiente físico ou online;
  • Construção de um relacionamento com seus clientes;
  • Fidelização de clientes;
  • Atendimento e orientação ao cliente.

Conheça seu público-alvo

Agora, é necessário fazer uma pesquisa para entender com exatidão quem é o seu público-alvo. Com base nesses dados, é possível traçar um perfil para realizar a segmentação e produzir conteúdos relevantes, com uma linguagem adequada.

Assim, você pode conhecer os hábitos online dos clientes para chegar a eles mais facilmente, garantindo que sua mensagem seja a mais efetiva possível.

Uma dica é criar uma persona para saber a fundo suas características, comportamentos, necessidades, desejos e anseios.

Analise a concorrência

É muito importante conhecer seus principais concorrentes, investigando os pontos negativos e positivos para fazer uma comparação com sua empresa.

Isso ajuda a entender quais são os diferenciais dos seus produtos e serviços, de forma a investir nas melhores estratégias para conquistar um número maior de clientes. Além disso, você aprende com sua concorrência, evitando seus erros.

Escolha os canais de marketing e formatos de conteúdo

Essa é uma das etapas mais importantes de todo o processo. Cada canal digital pode ser utilizado de uma maneira diferente para um objetivo diferente.

Sendo assim, escolha as plataformas mais apropriadas para cada tipo de campanha, e de acordo com o público que se pretende atingir. Você não precisa usar todos, mas aqueles com potencial para gerar mais tráfego qualificado para o seu site ou blog.

Além disso, é imprescindível criar um conteúdo de qualidade e que seja relevante para sua audiência. Produza materiais ricos que possam agregar valor e criar um relacionamento com os clientes. E não se esqueça de manter a periodicidade!

Estabeleça um cronograma

A definição de um cronograma é fundamental para fazer o acompanhamento da execução do plano de marketing digital definido.

Planeje a frequência de cada ação, qual área (ou pessoa) será responsável pela sua realização, qual o tempo que ela deve durar (ou prazo máximo para ser concluído) e os recursos necessários.

Elabore também um cronograma para a publicação dos conteúdos e campanhas, isso cria uma regularidade e uma conexão com seus possíveis clientes. Pesquise para entender os melhores dias e horários para postar conteúdo novo em cada rede social.

Faça o monitoramento de resultados

Agora é hora de colocar tudo o que foi planejado em prática!

Mantenha sempre seus objetivos em mente e siga sempre o cronograma, produzindo bastante conteúdo relevante e de qualidade.

Porém, de nada serve um plano de marketing digital se você não monitorar os resultados para saber se sua estratégia está dando certo ou não.

Uma análise constante garante as mudanças e correções necessárias para melhorar seu plano.  

Para isso, conte com ferramentas de monitoramento, como o Google Anaytics, que mensura resultados como visitas, cliques e conversões.

Agora que você já sabe como fazer um plano de marketing digital, use os conhecimentos que aprendeu aqui e comece a fazer o seu agora mesmo!

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