Todas as empresas que desejam fortalecer sua presença digital para a divulgação, antes de qualquer coisa, precisam fazer um plano de marketing digital.
A elaboração de um plano de marketing digital define objetivos, metas e cronogramas. Ele é o responsável por guiar todas as ações do seu negócio e pode ser voltado tanto para a marca, produto específico ou serviço oferecido.
Assim como toda estratégia, é necessário investimento de tempo e pesquisa antes de efetivamente partir para a ação.
Um plano de marketing digital bem elaborado pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio.
Quer aprender a fazer um excelente planejamento de marketing digital para sua empresa? Aqui você encontra um guia completo para não deixar passar nada!
Boa leitura!
O que é um plano de marketing digital?
Um plano de marketing digital é um documento que reúne as informações mais importantes do seu negócio para direcionar todas as estratégias, como concorrentes, público-alvo, personas, ferramentas a serem utilizadas, entre outras.
Basicamente, um plano de marketing digital é o conjunto de ações que a empresa tomará com o objetivo de alcançar os melhores resultados em suas campanhas, além de desenvolver e solidificar uma identidade de marca para se manter competitiva no mercado.
O plano de marketing digital vai depender das características de cada empreendedor e empreendimento. Desta forma, a fase da pesquisa é uma das mais importantes no processo.
Uma observação a se fazer é que, num plano de marketing digital, o foco são as ações, portanto, não é necessário incluir informações sobre o ROI (Retorno sobre o Investimento).
Com um plano de marketing digital objetivo e direto, você reduz problemas e tem inúmeros benefícios, como:
- Traçar metas e objetivos realistas;
- Detalhar estratégias;
- Criar um panorama da empresa em relação ao mercado;
- Conhecer melhor seu público-alvo e entender como alcançá-lo;
- Identificar vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes;
- Obter um mapeamento e desempenho completo das ações com relatórios e avaliações;
- Justificar investimentos financeiros;
- Visualizar com clareza os números do funil de vendas.
Como fazer um plano de marketing digital?
Para começar a desenvolver um plano de marketing digital é preciso conhecer bem o seu mercado de atuação, já que as ações tomadas vão influenciar desde o planejamento até a execução da campanha.
Além disso, esse plano vai representar o posicionamento da sua empresa, desta forma, ele precisa estar de acordo com a visão, missão, valores e objetivos dela.
Então, todo plano de marketing digital eficiente deve começar pela pesquisa e ser concluído pela análise de resultados.
Se você não entende muito do assunto, o ideal é contar com um analista de marketing para desenvolver um plano para sua empresa. Assim, ele fará todo o acompanhamento do que foi elaborado para possíveis correções e mudanças.
Uma dica muito importante é fazer as anotações de todas as ações, sem exceção.
Agora, montamos um passo a passo simples para fazer um plano de marketing digital. Confira!
Defina seus objetivos
Antes de tudo, pense nos objetivos que você quer alcançar com esse plano e estabeleça metas e prazos de curto e longo prazo.
Indicamos definir um objetivo geral da empresa e outro, mais específico, para cada campanha.
Entre estes objetivos, podemos ter, por exemplo:
- Exposição e reconhecimento da marca;
- Geração de Leads;
- Vendas diretas no ambiente físico ou online;
- Construção de um relacionamento com seus clientes;
- Fidelização de clientes;
- Atendimento e orientação ao cliente.
Conheça seu público-alvo
Agora, é necessário fazer uma pesquisa para entender com exatidão quem é o seu público-alvo. Com base nesses dados, é possível traçar um perfil para realizar a segmentação e produzir conteúdos relevantes, com uma linguagem adequada.
Assim, você pode conhecer os hábitos online dos clientes para chegar a eles mais facilmente, garantindo que sua mensagem seja a mais efetiva possível.
Uma dica é criar uma persona para saber a fundo suas características, comportamentos, necessidades, desejos e anseios.
Analise a concorrência
É muito importante conhecer seus principais concorrentes, investigando os pontos negativos e positivos para fazer uma comparação com sua empresa.
Isso ajuda a entender quais são os diferenciais dos seus produtos e serviços, de forma a investir nas melhores estratégias para conquistar um número maior de clientes. Além disso, você aprende com sua concorrência, evitando seus erros.
Escolha os canais de marketing e formatos de conteúdo
Essa é uma das etapas mais importantes de todo o processo. Cada canal digital pode ser utilizado de uma maneira diferente para um objetivo diferente.
Sendo assim, escolha as plataformas mais apropriadas para cada tipo de campanha, e de acordo com o público que se pretende atingir. Você não precisa usar todos, mas aqueles com potencial para gerar mais tráfego qualificado para o seu site ou blog.
Além disso, é imprescindível criar um conteúdo de qualidade e que seja relevante para sua audiência. Produza materiais ricos que possam agregar valor e criar um relacionamento com os clientes. E não se esqueça de manter a periodicidade!
Estabeleça um cronograma
A definição de um cronograma é fundamental para fazer o acompanhamento da execução do plano de marketing digital definido.
Planeje a frequência de cada ação, qual área (ou pessoa) será responsável pela sua realização, qual o tempo que ela deve durar (ou prazo máximo para ser concluído) e os recursos necessários.
Elabore também um cronograma para a publicação dos conteúdos e campanhas, isso cria uma regularidade e uma conexão com seus possíveis clientes. Pesquise para entender os melhores dias e horários para postar conteúdo novo em cada rede social.
Faça o monitoramento de resultados
Agora é hora de colocar tudo o que foi planejado em prática!
Mantenha sempre seus objetivos em mente e siga sempre o cronograma, produzindo bastante conteúdo relevante e de qualidade.
Porém, de nada serve um plano de marketing digital se você não monitorar os resultados para saber se sua estratégia está dando certo ou não.
Uma análise constante garante as mudanças e correções necessárias para melhorar seu plano.
Para isso, conte com ferramentas de monitoramento, como o Google Anaytics, que mensura resultados como visitas, cliques e conversões.
Agora que você já sabe como fazer um plano de marketing digital, use os conhecimentos que aprendeu aqui e comece a fazer o seu agora mesmo!