Saiba como fortalecer a marca da sua empresa com branding

Saiba como fortalecer a marca da sua empresa com branding

Conheça mais sobre como funciona o branding para empresas que buscam fortalecer sua marca no mercado

A marca de qualquer empresa é, via de regra, o primeiro contato efetivo com clientes e potenciais consumidores. Logo, podemos dizer que, para ser bem-sucedido no mercado empresarial, é preciso investir em métodos que visam cuidar e valorizar a marca dos negócios.

O segredo de qualquer empresa bem-sucedida está, além da qualidade nos produtos e serviços, na forma como a marca é vista, lembrada e associada pelas pessoas.

É justamente que o Branding entra em cena, já que seu objetivo é tornar as marcas das empresas mais fortes, associativos e receptivas junto ao público.

Afinal, o que é branding

Antes de falarmos efetivamente sobre como fortalecer sua marca, é preciso contextualizar o que é branding.

Podemos definir branding como uma gestão de marcas. Isto é, o intuito é tornar as empresas mais conhecidas, mais desejadas, mais lembradas e, claro, mais presentes no dia a dia das pessoas.

Por que branding?

O trabalho de branding nada mais é que um facilitador. Em outras palavras, o branding é uma das formas mais eficientes de tornar as empresas mais bem-sucedidas, uma vez que os consumidores e clientes têm como prioridade negociar com marcas mais receptivas e que passem uma imagem mais profissional e crível.

Como fortalecer minha marca através do Branding?

Saiba como fortalecer a marca da sua empresa com branding

É nesse momento que começamos a falar mais sobre as melhores estratégias para fortalecer a marca das empresas no mercado.

Saiba, antes de tudo, que o branding é um conjunto de medidas que visam tornar a marca das empresas mais fortes.

Ou seja, não adianta apenas mudar uma coisa ali e outra aqui e pronto, sua empresa já será mais forte e lembrada. É preciso traçar uma estratégia completa, focada no fortalecimento da marca, desde a identidade visual até a linguagem e comunicação da empresa.

Quanto ao significado da “marca”, saiba que não se trata do logo ou do nome do seu negócio, mas sim o que sua empresa representa, significa e carrega consigo.

Então, sem mais delongas, vamos conhecer alguns pontos importantes para construir uma marca mais forte através do branding.

1) Invista em uma identidade visual forte

A  marca da sua empresa -incluindo o logo, as cores, as fontes- só será forte se houver uma identidade visual bonita, condizente com o segmento e área de atuação.

Uma identidade visual forte e bem definida passa credibilidade e faz parte de uma estratégia de branding eficiente.

Por que investir na identidade visual da minha empresa é importante?

Observe a imagem abaixo por 10 segundos:

Saiba como fortalecer a marca da sua empresa com branding
O que esse logo representa para você?

Você sabe o nome dessa marca?

Provavelmente, sim.

Se respondeu McDonalds, você acertou.

Percebeu como adivinhou o nome da marca apenas visualizando o logotipo dela?

E tem mais, muito possivelmente, ao olhar o logo do Mcdonalds, algumas lembranças, sentimentos e vontades vieram à tona.

Saiba que o nome de tudo isso é branding. 

Nesse exemplo, a identidade visual foi usada como meio para fortalecer a marca.

Contudo, é importante saber que a identidade visual não se resume apenas ao logo. É um trabalho padronizado de cores e de conceitos estéticos; do uso correto dos logotipos, de adaptabilidade aos mais diversos meios de comunicação e muito mais.

Para facilitar a comunicação, a identidade visual da marca pode ser “resumida” ao manual de identidade visual, onde todas essas informações estão compiladas e bem explicadas.

Voltando ao exemplo do Mcdonalds, já percebeu que todas as franquias da famosa marca de fast food mantém um padrão estético em todo mundo?

Isso só poderia ser possível através da identidade visual e do manual.

(Para saber mais sobre identidade visual, leia nosso artigo clicando aqui)

2) linguagem

A linguagem da sua empresa também é considerada uma estratégia de branding. Afinal, qual a forma como sua marca quer ser lembrada no aspecto comunicativo? De forma leve e engraça? Séria e profissional?

Saiba como fortalecer a marca da sua empresa com brandingPode parecer algo simples, mas a forma como as empresas se comunicam com os clientes é essencial.

Os canais de comunicação devem estar sempre alinhados, já que seria um tanto quanto estranho empresas que buscam ser mais leves, engraçadas e despojadas no aspecto comunicativo começarem a tratar de assunto delicados de uma hora para outra.

Essa padronização é imprescindível, tanto no aspecto visual quanto comunicativo, uma vez que a marca das empresas, se bem trabalhada através do branding, adquire forma, personalidade e posicionamento.

Importante: é sempre bom lembrar que, na maioria das vezes, a comunicação das empresas deve se adaptar à persona (o perfil de cliente ideal do seu negócio).

Por exemplos, se a sua marca trabalha com contabilidade e economia, fazer post’s engraçados nas redes sociais relacionados ao aumento do dólar seria fora do tom, já que isso iria de encontro ao perfil de cliente ideal dessa empresa.

3) Comece a ser lembrado

De nada a adiantaria traçar uma estratégia de branding eficiente sem uma ótima divulgação.

Para que o trabalho de branding seja eficaz é preciso investir também em marketing, seja ele digital ou tradicional.

Trabalhe sempre com essa máxima: se a sua marca não for vista, ela não será lembrada.

Por isso, torna-se imprescindível adotar também uma estratégia de divulgação da marca.

Métodos de divulgação de marca: meios tradicionais

A divulgação tradicional é um pouco menos comum, mais ainda gera retorno. Dentro os métodos mais comuns que envolvem o marketing tradicional, destacam-se:

  • Flyers e panfletos;
  • Propagandas em canais de comunicação (rádio, Tv, internet) ;
  • Outdoors;
  • Banners e placas de publicidade.

Métodos de divulgação de marca: meios digitais

Já a divulgação digital ganhou muita força no mercado, já que se tornou tendência entre as empresas, sobretudo por conta dos ótimos resultados que oferece. Então, fique por dentro dos mais solicitados métodos de divulgação digital da marca:

Cada uma dessas estratégias visa colocar a marca das empresas em evidência, seja na internet ou nos meios de comunicação mais tradicionais.

Invista em branding e fortaleça a marca da sua empresa

Comece a investir em branding e comece a fortalecer a marca do seu negócio no mercado cada vez mais concorrido. Com certeza os resultados irão surpreendê-lo e colocar sua empresa em um lugar de destaque.

Faça um orçamento e comece a fazer o branding do seu negócio

 

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Gustavo Azeituno

Redator, jornalista, 24, fã de Senhor dos Anéis e Star Wars; blogueiro e goleiro aos domingos

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