5 dicas para bombar no IGTV e explorar melhor o seu perfil no Instagram


Lançado em 2018, o IGTV é uma plataforma de vídeos dentro do perfil do Instagram de cada usuário que permite produções mais longas feitas especialmente para o mobile.

Ao contrário de posts do Instagram, os vídeos da nova ferramenta não recebem edições de corte e filtros para alterar a tonalidade das cenas – funcionando assim de forma similar ao YouTube, mas com muito mais interatividade.

Atualmente, o IGTV é um recurso de relevância para quem quer ganhar mais visibilidade e seguidores, pois o consumo de vídeos em dispositivos móveis está em constante crescimento, já que é o formato de conteúdo mais favorito dos usuários.

Quer saber como usar o IGTV na sua estratégia para aumentar seu alcance e crescer no Instagram?

Para ajudar você, separamos 5 dicas para bombar no IGTV e conquistar cada vez mais seguidores. Confira!

O que é IGTV?

O IGTV é uma ferramenta do Instagram que permite a produção e compartilhamento de vídeos de longa duração e de alta qualidade com os seguidores da rede social.

É praticamente um app dentro de um app. O IGTV fica no canto superior direito, dentro da guia “Explorar”, do aplicativo do Instagram. Ele também poderá ser baixado como um aplicativo independente.

É uma plataforma prática e fácil de ser utilizada, pois foi criada especialmente para produção de vídeos voltados para o mobile.

Enquanto o Instagram permite vídeos de apenas 1 minuto de duração, no IGTV é permitido conteúdos de até 1 hora.

Além disso, o formato dos vídeos é na vertical e em tela cheia, diferentemente dos vídeos publicados no feed.

Isso porque os vídeos na vertical preenchem completamente a tela do celular e não exige do espectador o desconforto de ficar virando o aparelho em busca do melhor ângulo.

A plataforma tem como objetivo facilitar a disseminação de conteúdo relevante para aproximar o seu público-alvo e aumentar a visibilidade de sua marca ou perfil.

Como usar o IGTV no Instagram?

O IGTV pode ser acessado pelo próprio Instagram, ou pelo app.

Você pode utilizar o ícone de busca no canto esquerdo para pesquisar temas, hashtags, palavras-chave e produtores de conteúdo.

Já no canto direito acima das abas, existe um ícone de ferramenta, onde você deve clicar e selecionar “Criar canal” para começar a compartilhar seus conteúdos.

O diferencial do IGTV é que os vídeos não podem ser gravados na hora, é necessário que já estejam na sua galeria.

Uma vez que você esteja com seu canal criado, você pode subir um vídeo da galeria do seu dispositivo, preencher os campos disponíveis e escolher as opções, que são:

Editar capa: Permite que você altere a capa do vídeo por meio de uma imagem da galeria ou da escolha de um frame do vídeo. Basta clicar em “editar capa” e escolher entre “a partir do vídeo” ou “rolo de câmera”;

Título: É onde você coloca o título que nomeará seu vídeo e será visto pelos usuários;

Descrição: Assim como a descrição do YouTube, é um espaço para fazer uma introdução, ou sinopse do seu vídeo;

Tornar visível em: Permite que você selecione, por exemplo, páginas do Facebook que você administra para publicar o vídeo (funcionalidade parecida com a opção “Compartilhar no”).

Lembre-se que os vídeos devem seguir algumas normas, como:

  • Ter resolução de até 4K;
  • Ter tamanho entre 650 MB e 5,4 GB;
  • Ter entre 15 segundos e 10 minutos (para os perfis oficiais, são permitidos conteúdos de até 1h de duração).

Dicas para bombar no IGTV do Instagram

Confira agora 5 dicas que vão ajudar você a bombar no IGTV e tornar o seu perfil no Instagram mais popular. Acompanhe!

Faça vídeos na vertical com qualidade

Como o IGTV foi criado para garantir vídeos otimizados para o celular, grave sempre na vertical, mesmo que faça os vídeos com uma câmera profissional.

Além disso, invista em câmeras capazes de produzir uma imagem de qualidade, pois isso faz toda a diferença no resultado final.

Portanto, também faça testes antes de começar a gravar para encontrar o ângulo perfeito.

Edição de vídeos para o IGTV

Se você está começando agora, mesmo que seja somente com o seu celular, o fundamental é sempre criar vídeos de qualidade e criatividade para atrair mais público.

Quanto à edição de vídeos, não existe um editor de vídeo para Instagram específico, mas com qualquer editor mobile, desktop ou online você pode fazer um excelente trabalho de edição.

Atualmente, existem vários apps gratuitos que oferecem diversos recursos de edição, que inclui a adição de temas, filtros, músicas e muito mais.

Seja frequente e constante

Tente subir conteúdo toda semana ou a cada 2 semanas e poste conteúdo original se você quiser maximizar o poder do vídeo na sua estratégia.

Além disso, entenda que os vídeos do Instagram se reproduzem automaticamente sem som, então crie vídeos que façam sentido mesmo sem som.

Mas como fazer isso? Você pode colocar legendas e usar hashtags na descrição do seu vídeo.

Estabeleça também horários fixos de publicação, pois além de educar seu público, com o tempo, é possível que ele apareça na aba de vídeos populares impactando novos usuários.

Sendo assim, tente atingir o maior número de espectadores postando nos melhores horários.

Fique por dentro dos memes e trendings do momento

Fique de olho nos memes e assuntos mais falados do momento, pois eles são conteúdos que acabam replicados na internet ao ponto de serem considerados virais.

Assim, você pode aproveitar um meme específico para otimizar as suas postagens e garantir maior engajamento com o seu público.

Portanto, não deixe passar nenhuma novidade nas redes sociais!

Além disso, nunca deixe de inovar e arriscar em novos conteúdos e recursos que o Instagram oferece.

Por exemplo, depois de postar seu vídeo no IGTV coloque uma prévia no seu feed e divulgue nos stories e direct. Isso ajudará você alcançar o máximo do público.

Selecione os tipos de vídeos certos

Para bombar no IGTV do Instagram faça a seleção dos tipos de vídeos que melhor se encaixam em sua estratégia de marketing digital.

Já que milhares de vídeos são publicados diariamente, você precisa achar um jeito de se destacar em meio a tanta concorrência, por isso deve apostar na criatividade e produzir conteúdos de relevância para o seu público-alvo.

Agora que conhece as principais dicas para bombar no IGTV do Instagram, comece agora a colocar em prática para aumentar sua visibilidade e conseguir mais seguidores na rede social.

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