Agência de Criação de Sites


Atualmente, a criação de sites é o estágio mais importante numa estratégia de Marketing Digital.

Isso se deve principalmente porque a internet se concretizou como o principal meio de propagação e compartilhamento de ideias e informações.

Sendo assim, ela é fundamental para posicionar sua marca na web, gerar tráfego qualificado e alavancar seus resultados.

Porém, é importante que sua empresa tenha mais do que uma simples página na internet. Seu site precisa ser completo, atrativo, responsivo e eficiente para aparecer nas primeiras páginas dos principais motores de busca.

Para isso, o ideal é fazer a contratação de uma agência de criação de sites, que vai englobar a elaboração do layout, desenvolvimento de conteúdos, programação nas ferramentas mais modernas, entre outros.

Preparamos este artigo para você mostrar as finalidades de um site e os recursos de cada um deles para fazer a melhor escolha na hora de contratar uma agência de criação de sites.

Boa leitura!

O que é um website?

O que chamamos de site aqui no Brasil, é chamado de website no idioma inglês. Então vamos dividir as duas palavras: web e site.

A palavra site pode ser traduzida para o português como lugar ou sítio. Já a palavra web quer dizer rede. Mas na prática, website e site quer dizer a mesma coisa, e tem as mesmas finalidades.

No caso da internet, é o lugar onde se agrupa as informações. O site é uma coleção de páginas da web organizadas e localizadas em um servidor na rede.

Ele pode tratar de diversos assuntos e disponibilizar as informações em forma de conteúdo de texto e mídia, através da digitalização de um endereço no navegador (chamado de domínio).

Em outras palavras, um site é como um livro que reúne várias páginas, só que online.

Sendo assim, existem vários tipos de site para fins comerciais, como institucional, loja virtual, blog e one page (como as landing pages). Mas isso, veremos detalhadamente a seguir.

Os principais objetivos de uma agência de criação de sites é fazer com que sua empresa seja encontrada de forma online, atender as demandas dos clientes e funcionar como um canal de comunicação.

Para a criação de sites corporativos, ele precisa ter algumas características importantes, como:

  • Páginas rápidas e objetivas;
  • Ser responsivo e com design otimizado para diversos dispositivos;
  • Ter conteúdo de valor;
  • Informações atualizadas;
  • Serviços online (dependendo do nicho de mercado).

Um site bem estruturado é o diferencial para que sua empresa seja notada no mundo digital.

Por que contratar uma agência de criação de sites?

Agora que você já sabe o que um website, vamos falar das principais vantagens da contratação de uma agência de criação de sites para sua empresa.

Contar com uma agência de criação de site se tornou algo de extrema importância e essencial para negócios de grande, médio e pequeno porte.

Uma agência de criação de sites vai proporcionar a comunicação direta com seus clientes, assim você pode passar todas as informações sobre seus produtos e serviços, inclusive seu diferencial. Confira outros benefícios:

Fortalece sua marca

Se você quer construir e fortalecer sua marca, para que ela seja reconhecida, lembrada e recomendada pelo público, ter um site é o primeiro passo.

Sabemos que, para alcançar esses objetivos pode até demorar, mas se você tiver as ferramentas certas e uma agência de criação de sites para te ajudar, pode chegar lá mais rápido.

Marcar presença online com um site responsivo, atualizado e que proporcione uma excelente experiência ao visitante é a melhor maneira de induzir confiança e credibilidade perante seu público.

Isso porque uma agência de criação de sites vai trabalhar em um site que passe uma imagem profissional para os seus consumidores.

Aumenta seu alcance

A criação de sites otimizados e funcionais garante um alcance muito maior, ou seja, você aumenta as chances de conquistar novas audiências e, consequentemente, novos clientes. Isso dentro do seu nicho de mercado.

Como por exemplo, sites que funcionam como lojas virtuais podem quebrar barreiras geográficas, o que possibilita que as compras sejam feitas de qualquer lugar do mundo.

Além disso, uma agência de criação de sites especializada garante um site pensado para SEO (Search Engine Optimization), com layout responsivo e páginas otimizadas para melhor posicionamento nos motores de busca.

Seu negócio aberto 24 horas por dia

Com a criação de sites você tem a vantagem de estar disponível para o seu público durante 24 horas por dia, sem fazer isso presencialmente.

Ter um site é ter um canal de vendas sempre aberto para atender todas as pessoas que precisam do seu produto, serviço ou consultar outras informações.

Além disso, contar com uma agência de criação de sites é a oportunidade de estar em constante divulgação e, aliado com outras estratégias de marketing, é possível obter excelentes resultados.

Cria um relacionamento com o cliente

A criação de sites não serve apenas para divulgar produtos e serviços oferecidos pelas empresas, mas também é uma forma de criar um relacionamento duradouro com os clientes.  

É uma maneira de estar presente no dia a dia do seu público e prepará-lo para as próximas etapas do funil de vendas. Você pode manter um relacionamento com seu cliente em seu site de várias formas, como:

  • Publicar posts no blog ou materiais ricos sobre problemas que a audiência enfrenta;
  • Responder comentários das pessoas em posts de blogs;
  • Criar uma central de relacionamento com respostas para as dúvidas mais comuns;
  • Gravar e disponibilizar treinamentos online para clientes;
  • Ter um chat em tempo real para atender aos clientes.

Aumenta as vendas

O aumento das vendas é uma das principais vantagens após contratar uma agência de criação de sites. Isso se deve ao poder de divulgação. Sendo assim, se atente às descrições dos seus produtos e serviços para garantir uma melhor informação aos seus clientes.

O seu catálogo ou portfólio pode ser alterado a qualquer momento e é muito mais fácil, econômico e rápido de alterar que o material impresso.

Ao divulgar e fortalecer a sua marca, aumentar o seu alcance e criar autoridade no seu mercado, as chances de vendas são muito mais altas.  

Reduz custos

Os investimentos da criação de sites são baixíssimos, levando em consideração seu alto alcance, poder de divulgação e facilidade e flexibilidade na manutenção. Dependendo da ferramenta que você escolher, pode até mesmo ser gratuito.

Além disso, você ganha uma liberdade maior para montar o seu próprio horário de trabalho e tem mais produtividade ao atender todos os seus visitantes.

Quais são os tipos de site?

Agora que você já entendeu a importância de uma agência de criação de sites e as vantagens que ela pode proporcionar para sua empresa, é interessante ter a noção de que não existe apenas um, mas vários tipos de site.

Portanto, acompanhe abaixo os tipos de site e suas características. Assim, fica mais fácil escolher o que se encaixa melhor no seu negócio. Confira:

Site institucional

Os sites institucionais têm como objetivo divulgar todas as informações da empresa, seus serviços e produtos, como localização, missão, contatos, valores, entre outros. Ele serve para enaltecer a marca e criar uma identidade profissional nesse meio.

O site institucional também é indicado para empresas que começaram há pouco tempo no mercado e ainda não têm muito conteúdo para divulgação.

Porém, é preciso já estar inteirado sobre os serviços que a organização oferece, pois ele funciona como um cartão de visitas online.

Além disso, para uma agência de criação de sites, um site institucional é mais simples de elaborar e seu design é mais objetivo e funcional.

Site dinâmico

A criação de sites dinâmicos são aqueles que suas atualizações podem ser feitas de maneira mais fácil e com conteúdo constante. Assim, é possível estar sempre renovando e expandindo com o decorrer do tempo.

Ele já não se limita a falar apenas sobre produtos, sendo assim, há a inserção das redes sociais, postagens com fotos, vídeos e dicas importantes para cativar e atrair clientes.

Confira outras vantagens:

  • Mais atrativo e com informações sempre atualizadas;
  • Maior número de recursos e ferramentas;
  • Melhor posicionamento nos motores de busca devido à atualização constante e técnicas de SEO;
  • Maior interação com as mídias sociais;
  • Maior autonomia para desenvolvimento de sistemas e designs diferenciados e exclusivos.

Site one page

Como o próprio nome já diz, o site one page é aquele de uma página só. Geralmente, é utilizado por empresas que estão começando o negócio e não possuem conteúdos para publicação com certa frequência.

De acordo com a agência de criação de sites, ele também é uma boa alternativa para empresas que trabalham apenas com um tipo de produto.

Como vantagem, a uma agência de criação de sites one page permite interfaces mais bonitas, rápidas e altamente responsivas por resumirem todo o conteúdo em apenas uma página subdividida em seções abertas na própria home page.

Portal

Os portais são ainda mais diversos e completos do que os sites dinâmicos. Eles são sites que concentram uma enorme quantidade de informação e conteúdos.

Segundo a agência de criação de sites, o tipo portal é ideal para empresas que lidam com grande volume de dados e notícias.

Loja virtual

A loja virtual ou e-commerce é definido por efetuar venda direta de produtos ou serviços ao cliente de forma online. É um tipo de site voltado para a conversão de clientes.

Para que ele funcione, a agência de criação de sites desenvolve um site responsivo, com produtos, descrições e preços atualizados.

Além disso, há a divisão por categorias, área de histórico de pedidos e assim por diante. Veja os principais benefícios da criação de sites e-commerce:

  • Redução de custos;
  • Atendimento eletrônico personalizado e especializado;
  • Praticidade na compra;
  • Comodidade para entrega e recebimentos de produtos;
  • Menos tempo gasto na realização da compra.

Hotsite

Os hotsites são sites temporários criados para atender a uma campanha específica de publicidade, como para divulgar um evento ou lançamento.

A criação de sites como os hotsites é esporádica e vai depender de como o negócio funciona e qual é a importância das suas ações de marketing.

Landing page

A criação de sites como landing pages, tem como objetivo principal a geração de leads. Elas são parecidas com os hotsites, mas seu conteúdo todo é apresentado em uma única página.

Blog

Os blogs são incluídos no site dinâmico, assim como as redes sociais. A criação de sites do tipo blog é fundamental para divulgação e marketing empresarial, atualizando as principais novidades da empresa.

Ele serve para tirar dúvidas dos clientes por meio de artigos e permite a criação de um relacionamento mais próximo com o público.

O que é preciso para ter um site?

Antes da agência de criação de sites começar o processo, é necessário adquirir um domínio e um servidor.

Quando falamos de domínio, estamos falando do nome do endereço do seu site, ou seja, é a URL que deve ser inserida na barra de endereços para acessar o seu site.

É ele que tem a função de levar os visitantes até a sua hospedagem.

Ele foi criado para facilitar a lembrança dos endereços de cada site, por isso, é escolhido ainda na fase de criação do site.

Já o servidor é o comando que dá acesso ao site. Mas não se preocupe! Uma agência de criação de sites responsável vai dar todo esse suporte.

Como é o processo de criação de sites?

O processo de criação de um site deve ser feito com cuidado e responsabilidade, pois é um dos mecanismos mais importantes para o sucesso de sua empresa.

Normalmente, o processo de criação de sites costuma ter os seguintes passos abaixo:

 Primeira etapa: atendimento

O atendimento é a etapa que você tem o primeiro contato com o responsável ou agência de criação de sites.

Nessa reunião, é feito um briefing para você informar as necessidades do seu negócio que o site precisa suprir, assim o desenvolvedor pode definir o trabalho mais adequado, orçamentos e prazos.

Segunda etapa: criação

É a etapa em que a agência de criação de sites elabora as opções de layout para diferentes tipos de site, ou seja, toda a parte visual, como cores, tipologia, organização do menu, botões, entre outros itens.

Essa etapa inclui toda a grande variedade de processos de design, seleção de imagens e banners. Também será necessário escolher um template que servirá de base para o site.

Terceira etapa: programação de criação de sites

Nessa etapa entra o trabalho de programação, que é o mais complexo de uma agência de criação de sites.

As equipes da agência de criação de sites traduzem tudo que foi pensado nessa linguagem, para que você atinja os resultados esperados.

É a hora de pensar em linkagem de conteúdo e estratégias rankeamento para o seu site. Depois, basta testar tudo que foi realizado por meio dos programas adequados.

Quarta etapa: conteúdo

Essa é a etapa da criação de conteúdos de qualidade e relevância.

O trabalho é feito por profissionais especializados da agência de criação de sites, que garantem textos bem escritos e revisados.

A equipe procura por erros de ortografia e principalmente pelo uso de palavras-chave enviadas pelo cliente nos primeiros contatos.

Além disso, as imagens são escolhidas de forma estratégica para atrair os clientes e a atenção do público.

Quinta etapa: aprovação do cliente

Nessa etapa, o site é apresentado para a aprovação do cliente.

Se alguma coisa estiver em desacordo, pode ser feita uma solicitação de ajuste. Do contrário, o site pode começar a ser divulgado.

Como vimos acima, ter um site é essencial para sua estratégia de marketing digital, pois ele será o responsável por divulgar seus produtos e serviços, atrair o público certo e convertê-lo em oportunidades de negócio.

Para isso, entre em contato com uma agência de criação de sites especializada para desenvolver o melhor site para você!

Artigos relacionados