Agência de Marketing de Conteúdo


O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing que visa engajar o público-alvo e potencializar a conversão de clientes através de conteúdos relevantes que atraiam potenciais compradores até você espontaneamente.

Neste guia, você vai conferir o que marketing de conteúdo, por que investir nele e como implementar na prática uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente, para gerar mais leads e alavancar seus resultados.

Para isso, já adiantamos que será necessário contar com uma agência de Marketing de Conteúdo para potencializar suas vendas.

Boa leitura!

O que é Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo tem como objetivo oferecer conteúdos de qualidade e relevância, que ajude os clientes a solucionar seus problemas.

Ajudar a sanar dúvidas, entender problemas, e resolvê-los, faz com que o público-alvo enxergue sua marca como um pilar para tudo o que ele necessita em vários momentos, ganhando autoridade e notoriedade no segmento em que está inserido.

É uma das maneiras de despertar o interesse do público em sua marca, mostrando que você tem o que ele procura, a fim de garantir que eles se tornem futuros clientes.

A estratégia desenvolvida por uma Agência de Marketing de Conteúdo é feita através de uma aproximação natural com seu cliente, para que ele se sinta seguro na aquisição dos seus produtos ou serviços.

Mas, para isso, é importante conhecer sua persona para a criação de conteúdos direcionados, ter um cronograma de postagens, otimizar o texto com estratégia de SEO para melhor posicionamento nos motores de busca e diversificar o tipo de comunicação.

Quer poderá ajudar nesses passos será uma Agência de Marketing de Conteúdo especializada.

Atualmente, existem diversos formatos de conteúdo que podem ser criados. O mais relevante é o blog, uma opção prática, econômica e rápida.

Ele é o mais usado pode ser mais fácil de ser administrado e conseguir tráfego para o site, além de ter um baixo custo de manutenção.

Qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo faz parte de um dos pilares de uma estratégia maior chamada de Inbound Marketing ou marketing de atração.

O inbound marketing é uma estratégia que tem como objetivo atrair o público-alvo através da criação e compartilhamento de conteúdos de qualidade.

Em outras palavras, a ideia é atrair o cliente por meio de conteúdo relevante para criar um relacionando direto e duradouro com ele.

A partir daí, as pessoas impactadas por esse conteúdo tendem a se sentir confiantes a ponto de permitir que a empresa se aproxime cada vez mais, o que pode resultar na venda. Ou seja, no Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário.

Assim, fica mais fácil apresentar suas soluções e transformá-los em clientes e até promotores de marca.

Jornada do comprador no Marketing de Conteúdo

A jornada de compra é o processo que um cliente em potencial percorre antes da decisão de compra.

A jornada de compra é o modelo usado para definir em qual estágio comercial o consumidor está.

Essa identificação facilita na hora em que o marketing e o time de vendas entram em ação, pois dá a eles informações assertivas sobre cada estágio de compra, fazendo com que possam atender as necessidades do cliente com precisão.

Ao entender os hábitos de consumo e monitorar o que o cliente está buscando, é possível descobrir em qual momento da compra ele se encontra e dedicar esforços para a conclusão do negócio.

A jornada de compra é dividida em quatro etapas essenciais: aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão de compra.

Etapas da jornada de compra

Agora que você já sabe o que é jornada de compra no Marketing de Conteúdo, é hora de entender mais sobre cada etapa da jornada para converter os visitantes do seu site em leads e transformá-los em clientes.

Aprendizado e descoberta

Nesta primeira etapa, o consumidor não sabe (ou não sabe muito bem) que tem um problema ou necessidade.

Portanto, você precisa saber como despertar o interesse dele. A ideia é oferecer uma solução imediata para ele ou algo que o cative e realce a curiosidade.

Geralmente, nesta fase são oferecidos conteúdos mais “leves” e informativos, com respostas para problemas e dúvidas comuns ao seu público-alvo.

Além disso, uma Agência de Marketing de Conteúdo vai trabalhar de maneira objetiva e direcionada, para gerar visibilidade e fazer com que o consumidor lembre-se de sua marca.

Reconhecimento

Nesta etapa da jornada de compra, o consumidor já se aprofundou um pouco mais no tema e percebe que tem um problema, mas não identificou especificamente o que os estão causando. O objetivo aqui é “gerar” essa necessidade nele.

No Inbound Marketing, esta é uma etapa em que a empresa oferece conteúdos aprofundados e que ajudam a responder os principais questionamentos que o cliente em potencial já começou a se fazer.

É nessa etapa que uma Agência de Marketing de Conteúdo cria a necessidade pelo seu produto, porém, sem apresentá-lo ainda.

Consideração

Neste estágio da jornada de compra, o consumidor já tem consciência de seu problema e está pronto para procurar possíveis soluções. É a hora em que ele pesquisa detalhes sobre a sua empresa e pode chegar a pesquisar em concorrentes também.

É interessante criar senso de urgência para que ele avance no processo e não deixe para resolver o problema depois (ou tenha tempo para ir atrás de outras soluções).

Esse é o momento de tentar influenciar o comportamento do consumidor para que reconheça que você tem a melhor oferta do mercado. E é aí que entra os conteúdos chamados de “nutrição”.

Eles são desenvolvidos por uma Agência de Marketing de Conteúdo.

Decisão de compra

Na última etapa da jornada de compra, o consumidor já tem todas as informações que ele precisa para realizar a compra.

É imprescindível esclarecer quais são os diferenciais da sua empresa frente à concorrência para que o consumidor se sinta seguro em escolher sua marca.

No fim do processo ele analisa as opções e toma, enfim, sua decisão: é o momento da compra.

Uma das práticas mais assertivas para fazê-lo optar pela empresa é realizar um contato direto e oferecer uma demonstração do produto ou um diagnóstico gratuito.

Vantagens do Marketing de Conteúdo

Antes de falarmos como uma agência de marketing de conteúdo pode ajudar no crescimento do seu negócio, é importante entender a importância desse serviço.

Confira abaixo as principais vantagens de contar com uma Agência de Marketing de Conteúdo no seu planejamento.

Reconhecimento da marca

Uma Agência de Marketing de Conteúdo vai trabalhar na produção de conteúdo de qualidade para que as pessoas possam enxergar sua marca como referência no segmento.

Quanto mais familiaridade as pessoas tiverem com os conteúdos que a sua marca oferece maior a propensão a comprar seus produtos ou serviços.

Além disso, com um material relevante você consegue gerar mais tráfego na sua página, o que também influencia no posicionamento da mesma nos buscadores.

Maior engajamento entre a marca e potenciais clientes

Para alcançar os objetivos é importante ter um bom relacionamento com nossos potenciais compradores. Isso é crucial para qualquer estratégia.

Com uma Agência de Marketing de Conteúdo você não só produz conteúdos de qualidade como também aumenta o engajamento e interação com a marca.

Isso acontece porque o usuário percebe que sua empresa está ali para ajudá-lo a suprir suas necessidades.

A partir daí, começa a se relacionar mais com ela e voltar a consultá-la sempre que precisa, se tornando cliente no futuro.

Cria divulgadores e defensores da marca

Como o marketing de conteúdo aumenta o engajamento com a marca, também facilita a criação de divulgadores.

Quando os clientes estão satisfeitos com o valor gerado por seus conteúdos, eles passam a recomendar para outras pessoas e fazer o compartilhamento nas redes sociais.

Replicando seu conteúdo, elas estão contribuindo com seu trabalho através da publicidade espontânea. Assim, você terá contato com muito mais leads.

Nutrição e geração de leads

Como sabemos, gerar leads é fundamental para qualquer empresa, pois eles são nada mais do que potenciais compradores que já demonstraram interesse em adquirir seu produto ou serviço.

Esse processo ocorre quando usuários preenchem algum formulário ou em uma simples assinatura de newsletter no seu site.

Para isso, uma Agência de Marketing de Conteúdo impulsiona a geração de e nutrição de leads com a produção de materiais relevantes, com foco específico nesses leads.

Para atrair esse contato de um potencial cliente, uma Agência de Marketing de Conteúdo é a melhor opção.

Assim, também fica muito mais fácil qualificar leads. Ou seja, descobrir quais contatos estão mais próximos ao momento de decisão de compra para que possam ser abordados pela equipe de vendas.

Aumenta as vendas

Como vimos no tópico anterior, uma Agência de Marketing de Conteúdo garante a geração de mais leads, o que consequentemente, aumenta também o faturamento e os lucros do seu negócio.

Reduz custo de aquisição de clientes (CAC)

O custo de aquisição de clientes é valor que sua empresa gasta para conseguir um novo cliente, o que envolve o investimento em uma Agência de Marketing de Conteúdo e vendas.

Portanto, o ideal é que seja o mais baixo possível.

Com a ajuda do marketing de conteúdo, você pode reduzir o CAC e também o processo de vendas, pois é uma estratégia que aumenta o volume de tráfego orgânico.

Isso garante que novos consumidores venham até você sem demandar mais esforços, proporcionando uma economia direta nos gastos.

Por que contratar uma Agência de Marketing de Conteúdo?

Uma Agência de Marketing de Conteúdo vai trabalhar sempre com estratégias e objetivos definidos pela empresa.

Além disso, ela consegue mensurar todos os resultados dentro dos períodos previamente determinados ou de acordo com as campanhas. Sendo assim, é muito mais fácil saber o que mudar ou o que manter dentro do trabalho realizado.

Outro fator importante é a produção de conteúdos de qualidade e relevância. Nem todos conseguem desenvolver um material capaz de gerar engajamento.

Já uma Agência de Marketing de Conteúdo conta com uma equipe de jornalistas especializados, que produzem textos para potencializar o engajamento da sua marca e aumentar as  possibilidades de vendas.

Ao contratar uma Agência de Marketing de Conteúdo, você terá um responsável pela sua conta (empresa), que vai proporcionar suporte completo em todas as etapas rumo ao sucesso.

Algumas etapas são:

Planejamento

Antes de criar um blog e escrever seu primeiro artigo é importante montar um planejamento. Isso para deixar claro qual é o objetivo dessa estratégia e como ele será alcançado.

Assim, a Agência de Marketing de Conteúdo também poderá usar outros recursos.

Ainda na parte de planejamento, é fundamental estabelecer o cronograma das suas ações, ou seja, o momento que elas serão executadas e se existe alguma data em especial para se atentar devido a alguma oportunidade sazonal que possa, eventualmente, aparecer.

Ferramentas de calendário compartilhadas podem ajudar você e sua equipe a identificar e localizar quando cada ação será planejada, executada e analisada.

Criação da Persona

Para saber exatamente quem você quer atingir com o plano de Marketing de Conteúdo, é necessário criar a persona de cliente.

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Uma boa criação de persona passa pelo contato com o seu público-alvo, de modo que em uma rápida análise você possa identificar características comuns entre os potenciais compradores.

Escolha dos tipos de conteúdo

Após planejar a persona e conhecer mais sobre o seu público alvo, a Agência de Marketing de Conteúdo não vai apenas postar artigos sobre temas diversos.

É importante decidir qual será o  conteúdo que você irá desenvolver para divulgar sua empresa com o serviço de Marketing de Conteúdo e, para isso, as opções são diversas.

Além de artigos, outros tipos de conteúdos podem rechear seu blog, como infográficos, guias, novidades, pesquisas etc.

A Agência de Marketing de Conteúdo consegue produzir materiais ricos para que sua empresa ganhe autoridade no mercado, gere mais leads e aumente sua base de contatos.

Hoje aprendemos que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia de extrema importância para atingir seu público de maneira orgânica a fim de criar um relacionamento de confiança com ele para futuramente fechar um negócio.

E você? Já está apostando em conteúdo original e que possa ajudar a resolver problemas do seu público?

Para isso, não perca tempo! Conte com uma Agência de Marketing de Conteúdo especializada e tenha resultados mais eficientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados