Com certeza você já ouviu falar na importância da publicidade para criar, executar e divulgar campanhas de propaganda e marketing para outras marcas e empresas.
É por meio da publicidade que empresas e pessoas buscam aparecer para consumidores, de maneira diferenciada e criativa.
Quer contratar uma agência de publicidade para divulgar o seu negócio, mas tem dúvidas sobre como ela funciona?
Para tomar a decisão correta, é preciso conhecer bem os setores e os profissionais que compõem uma agência, isso porque eles precisam desenvolver as estratégias de marketing mais eficazes.
Neste post, vamos falar sobre como funciona uma agência de publicidade na prática.
Boa leitura!
O que é Publicidade?
A publicidade consiste numa estratégia de divulgação e marketing que promove produtos, serviços e marcas por meio da comunicação em diferentes plataformas.
A palavra publicidade vem do latim publicus, que se refere a “tornar público”.
Portanto, sua função é propagar, comunicar mensagens para atender aos objetivos estratégicos da empresa, atingindo o público-alvo e impulsionando as vendas.
Além disso, a publicidade também é uma área do conhecimento, dentro da Comunicação Social, que estuda não só a técnica da atividade, mas também sua função nas relações sociais e culturais.
Entender o que é publicidade é estudar os comportamentos da sociedade e estar sempre de olho nas tendências culturais e comportamentais da sociedade ao elaborar qualquer projeto, para que os anúncios gerem uma identificação com o consumidor.
O que faz uma agência de publicidade?
Uma agência de publicidade é uma empresa que planeja, cria, executa e divulga campanhas de propaganda e marketing digital para seus clientes. Isto é, outras empresas.
Vale ressaltar que nem todas são iguais, mesmo oferecendo os mesmos serviços. Pois, algumas trabalham com um projeto desde a estratégia, já outras se aprofundam em determinada parte, como mídias pagas, redes sociais, conteúdo, dentre outras.
As agências de publicidade foram criadas a partir da necessidade do mercado online. Elas têm como objetivo tornar as empresas conhecidas no meio digital, de forma a divulgar seus produtos e serviços e facilitar a comunicação com os clientes.
Nossa agência de publicidade é uma empresa que presta serviços completos para outras organizações que desejam colocar em prática a metodologia do Marketing Digital.
Como uma agência de publicidade reconhecida e certificada, prestamos suporte na área de desenvolvimento técnico, analítico e criativo para a internet, desde e-mails marketing até campanhas mais complexas.
Já em questão de estrutura e equipe, contamos com profissionais qualificados em diversas áreas e que possuem funções de acordo com as habilidades.
Quais são os setores de uma Agência de Publicidade?
Apesar de existir uma variação de acordo com o tamanho da empresa, é comum que as agências de publicidade possuam os seguintes cargos e funções:
Administrativo
É o setor responsável pelas atividades administrativas e de recursos humanos.
Essa área não diz respeito necessariamente ao cliente, mas esses profissionais são responsáveis por todos os procedimentos legais da empresa, como contratos de clientes e ajuda aos funcionários em várias questões.
Atendimento
O atendimento é formado por profissionais que fazem a ponte entre a agência de publicidade e o cliente.
Eles são responsáveis por manter um bom relacionamento com os clientes através de um contato constante.
Além disso, precisam entender com facilidade o que o cliente quer e saber apresentar a agência para o público.
Já no dia a dia, o atendimento faz a coleta de todas as informações possíveis sobre o cliente, produto, marca, ações e o que se pretende alcançar com a campanha ou ação a ser efetuada.
A partir desse contato, o atendimento publicitário elabora o briefing das campanhas para dar início ao trabalho de criação.
Tráfego
Mais comum em empresas maiores, o objetivo desse departamento em uma agência de publicidade é manter a agilidade e o cumprimento de todas as etapas para a entrega de uma campanha no prazo definido.
O profissional de tráfego realiza a divisão de tarefas, organiza o fluxo e faz as cobranças necessárias.
Planejamento
A equipe de planejamento de uma agência de publicidade junta e organiza as informações do cliente para que possam ser usadas pela criação e demais setores.
Também é responsabilidade do planejamento verificar a verba disponível para a campanha e garantir que a produção esteja alinhada com o orçamento.
Para atuar nessa área, é preciso ter total domínio sobre ferramentas estatísticas, metodologias e ferramentas de pesquisa e análise de dados.
Criação
A área mais famosa de uma agência de publicidade é na criação que o briefing chega e a ideia ganha forma até que se transforme na peça final.
A equipe de criação é quem possibilita que as ideias saiam do papel e sejam concretizadas.
Eles podem produzir:
- Posts de blog;
- Vídeos no Youtube;
- Peças gráficas para campanhas pagas;
- Slogans;
- Email marketing e muito mais.
Geralmente, elas são formadas por um redator e um designer e é importante que ambos se deem muito bem e sejam muito criativos.
Redação
Normalmente a redação fica junto com a criação em uma agência de publicidade, como dissemos acima.
Os redatores trabalham com a criação e revisão de textos para anúncios, blogs, redes sociais, campanhas e peças publicitárias.
Além disso, o redator é responsável por realizar a pesquisa de palavras-chave para os textos e garantir que toda a comunicação escrita siga o mesmo padrão e esteja adequada ao público-alvo.
Mídia
São os profissionais de mídia que definem os melhores canais para se anunciar os produtos e serviços de uma empresa.
Há diversas opções, como canais de televisão, Google Ads, Facebook Ads, Instagram, e muito mais.
Eles fazem um bom planejamento para tornar sua marca relevante no mercado e evita que você gaste dinheiro nos canais de comunicação desnecessários.
Quer saber quais os serviços oferecidos por uma Agência de Publicidade?
Vale a pena contratar uma agência de publicidade?
Depois de entender como funciona uma agência de publicidade, saiba que o maior objetivo dessa empresa é criar um canal de comunicação entre seu negócio e os clientes, de forma a divulgar seus produtos e serviços e desenvolver um relacionamento de confiança com eles.
Investir nos serviços de uma agência de publicidade é imprescindível para o crescimento e sucesso no mercado.
Separamos abaixo algumas das vantagens ao contratar uma agência de publicidade:
- Suporte de um time de profissionais especializados nos serviços que a sua empresa precisa;
- Pessoas atualizadas e por dentro das novidades do mercado trabalhando ao seu lado;
- Pode otimizar o seu tempo e focar sua atenção a outros pontos do negócio que precisam de atenção para gerar mais resultados em vendas;
- Traz maior relação entre custo e benefício, pois ao contratar um time interno, você gastaria muito mais.