Agência de publicidade


Seja por falta de tempo ou conhecimentos em estratégias de marketing digital, muitos empreendedores buscam uma agência de publicidade para ajudá-los a divulgar seu negócios.

Uma agência de publicidade é uma empresa contratada para planejar, criar, executar e divulgar campanhas de propaganda e marketing para outras marcas e empresas.

Quer contratar uma agência de publicidade para divulgar o seu negócio, mas tem dúvidas sobre como ela funciona?

Para tomar a decisão correta, é preciso conhecer bem os setores e os profissionais que compõem uma agência.

Acompanhe a gente na leitura deste artigo para conhecer como uma agência de publicidade é composta, além de entender, passo a passo, como ela funciona.

Vamos lá?

O que uma agência de publicidade faz?

De acordo com a Lei n° 4.680/65, a agência de propaganda é “a pessoa jurídica especializada na arte e técnica publicitária que, através de especialistas, estuda, concebe, executa e distribui propaganda aos veículos de divulgação. Tudo isso por ordem e conta de clientes-anunciantes, com o objetivo de promover a venda de produtos e serviços, difundir ou informar o público a respeito de organizações ou instituições colocadas a serviço deste mesmo público.”.

Sendo assim, uma agência de publicidade é uma empresa que planeja, cria, executa e divulga campanhas de propaganda e marketing digital para seus clientes. Isto é, outras empresas.

Vale ressaltar que nem todas são iguais, mesmo oferecendo os mesmos serviços. Pois, algumas trabalham com um projeto desde a estratégia, já outras se aprofundam em determinada parte, como mídias pagas, redes sociais, conteúdo, dentre outras.

Quais são os departamentos de uma Agência de Publicidade?

Apesar de existir uma variação de acordo com o tamanho da empresa, é comum que as agências de publicidade possuam os seguintes cargos e funções:

Administrativo

É o setor responsável pelas atividades administrativas e de recursos humanos, como contratos de clientes e ajuda aos funcionários em várias questões.

Atendimento

O atendimento é formado por profissionais que fazem a ponte entre a agência de publicidade e o cliente.

Eles são responsáveis por manter um bom relacionamento com os clientes através de um contato constante, entendendo o que o cliente para elaborar o briefing das campanhas para dar início ao trabalho de criação.

Tráfego

Mais comum em empresas maiores, o objetivo desse departamento em uma agência de publicidade é manter a agilidade e o cumprimento de todas as etapas para a entrega de uma campanha no prazo definido.

Planejamento

A equipe de planejamento de uma agência de publicidade junta e organiza as informações do cliente para que possam ser usadas pela criação e demais setores.

Também é responsabilidade do planejamento verificar a verba disponível para a campanha e garantir que a produção esteja alinhada com o orçamento.

Criação

A equipe de criação é quem possibilita que as ideias saiam do papel e sejam concretizadas.

Geralmente, elas são formadas por um redator e um designer e é importante que ambos se deem muito bem e sejam muito criativos.

Mídia

São os profissionais de mídia que definem os melhores canais para se anunciar os produtos e serviços de uma empresa.

Há diversas opções, como canais de televisão, Google Ads, Facebook Ads, Instagram, e muito mais.

Eles fazem um bom planejamento para tornar sua marca relevante no mercado e evita que você gaste dinheiro nos canais de comunicação desnecessários.

Para finalizar, separamos algumas das vantagens ao contratar uma agência de publicidade:

  • Suporte de um time de profissionais especializados nos serviços que a sua empresa precisa;
  • Pessoas atualizadas e por dentro das novidades do mercado trabalhando ao seu lado;
  • Pode otimizar o seu tempo e focar sua atenção a outros pontos do negócio que precisam de atenção para gerar mais resultados em vendas;
  • Traz maior relação entre custo e benefício, pois ao contratar um time interno, você gastaria muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados