O Instagram tem uma das maiores audiências na internet, são mais de 80 milhões de pessoas na rede social em 2020.
Portanto, se você busca aumentar a visibilidade e o reconhecimento da sua marca, sem dúvida um investimento em anúncios pago no Instagram Ads fará toda a diferença nos seus resultados em curto prazo.
Isso porque a plataforma conta com excelentes ferramentas para segmentar suas ofertas e atingir uma audiência mais favorável a ter afinidade com seus produtos e serviços.
Além disso, os custos são bastante acessíveis e ajustáveis de acordo com o seu orçamento.
Continue conosco para entender como funcionam os anúncios no Instagram!
O que é Instagram Ads?
O Instagram Ads é uma ferramenta que permite a criação e veiculação de anúncios tanto no feed quando nos stories da rede social.
Esse termo surge da abreviação de Instagram advertising, palavra em inglês para publicidade no Instagram.
Os anúncios no Instagram são veiculados nos formatos de fotos, vídeos e carrossel com sequências de fotos ou vídeos.
Os anúncios no Instagram aparecem como posts no seu feed ou nas histórias de algum perfil que você não segue, sendo identificados com a palavra “patrocinado” (ou sponsored, em inglês).
Assim como em quaisquer fotos e vídeos, os usuários podem interagir com os anúncios, dando like, comentando e seguindo o perfil.
O Instagram Ads é uma estratégia de Marketing Digital que visa gerar mais leads, cliques, conversões, tráfego no seu site, instalações de aplicativos, ganhar mais seguidores, entre outros, garantindo uma maior visibilidade e reconhecimento da marca para a empresa.
Por que fazer anúncios no Instagram?
O Instagram é muito forte quando se trata de influenciar consumidores. Sendo assim, investir em anúncios no Instagram é uma ótima maneira de engajar os usuários da plataforma e influenciá-los a tomar uma ação.
Além disso, com a segmentação é possível criar e entregar os anúncios no Instagram para um público potencialmente interessado no seu produto ou serviço, o que aumenta as chances de venda.
Por exemplo, os anúncios no Instagram são criados pelo Gerenciador de Anúncio do Facebook, uma das ferramentas mais poderosas em termos de segmentação.
O Facebook tem muitos dados que foram coletados ao longo dos anos sobre os seus usuários e que são utilizados na hora de anunciar.
Quando estiver criando os seus anúncios, você pode definir quem é o seu público-alvo com base em localização, dados demográficos, interesses e comportamentos.
Tudo isso aumenta as chances do seu anúncio aparecer para quem realmente interessa.
Vale ressaltar que, com uma segmentação bem feita você aproveita melhor o valor investido em anúncios no Instagram e aumenta as chances de ter um ROI (retorno sobre investimento) significativo.
Quais os tipos de anúncios no Instagram Ads?
O Instagram Ads permite 5 formatos para anúncios:
- Carrossel
É um formato que permite exibir uma sequência de até 10 imagens quadradas por anúncio. São fotos posicionadas de forma rotativa e você pode criar uma descrição, adicionando emojis e hashtags.
É possível ainda incluir CTAs (chamada para ação), que tem as opções Saiba mais, Fale conosco, Obter oferta e outras.
- Imagem única
Nesse tipo de anúncio você deve escolher apenas uma foto para ser utilizada. Os campos são os mesmo do anúncio em carrossel.
Para acessar o link do site no anúncio dos Stories o cliente deverá arrastar a tela para cima.
- Vídeo único
No Instagram Ads é possível selecionar um arquivo.mp4, mov ou .gif de no máximo 60 segundos, ou uma animação com imagens. Ele segue o mesmo conceito dos outros formatos, como texto, URL e CTA.
- Apresentação multimídia
A apresentação multimídia é uma apresentação de slides automática em seu anúncio. Basta escolher as imagens (de 3 a 10), a duração de tempo que elas terão, efeito de transição e uma música.
- Coleção
É um tipo de anúncio que faz a divulgação de diversos itens em uma experiência em tela cheia, sendo muito utilizado pelos e-commerces.
É preciso ter seu inventário cadastrado no Gerenciador de Catálogo do Facebook antes de criar o modelo.
Leia também: Marketing Digital: o que é, estratégias, como fazer (2020)