Aprenda a usar o IGTV da maneira correta: Dicas e Vantagens do IGTV


O IGTV é uma plataforma do Instagram que permite o compartilhamento de vídeos mais longos na rede social, ou seja, agora é possível investir em conteúdos mais aprofundados.

Até então, o conteúdo de vídeo no Instagram era limitado a um máximo de 60 segundos em feeds e 10 segundos por frame de stories.

O IGTV é uma nova forma de disseminar conteúdos em vídeos de até 1h, além de ter dentro do próprio aplicativo uma série de recursos e funções para facilitar a produção e postagem de vídeos de alta qualidade.

Essa é uma ótima estratégia para conquistar novos públicos, já que os vídeos têm sido um dos formatos de conteúdo preferidos dos usuários da internet.

Quer conhecer melhor o IGTV? Preparamos este artigo para ensinar como usar esse recurso do Instagram e atingir seus objetivos de marketing digital.

Vamos lá?

O que é IGTV?

Lançado em 2018, o IGTV é uma plataforma criada pelo Instagram para publicação e visualização de conteúdos em vídeo de longa duração.

Isso porque, contrário das restrições comuns que o Instagram sempre teve, os vídeos não se limitam a 1 minuto.

A ferramenta tem diferentes recursos para contas com e sem a verificação. Contas verificadas conseguem postar vídeos de até uma hora, enquanto contas comuns têm limite de até dez minutos.

O aplicativo está disponível no canto superior da tela inicial, em um ícone laranja que lembra muito um aparelho de TV.

Também é possível baixar o aplicativo próprio do IGTV na Apple Store ou Google Play.

Mas, apesar de serem aplicativos diferentes, as plataformas são integradas. Isso quer dizer que para usar o aplicativo do IGTV você precisa ter uma conta no Instagram.

Ao ser acessado, o IGTV começa a transmitir os vídeos das contas que você já segue no Instagram, sem que para isso seja necessário começar a seguir novamente todas as pessoas e marcas que te interessam.

O objetivo do IGTV é garantir conteúdos completos, bem planejados e de alta qualidade, por isso a plataforma é simples e intuitiva.

Além disso, os vídeos devem ser filmados na vertical. Inclusive, esse é um dos diferenciais do IGTV, já que no feed os vídeos postados devem ser filmados, preferencialmente, na horizontal.

Lembrando que esses conteúdos em vídeo também podem receber curtidas e comentários ou até mesmo ser enviados a amigos pelo direct.

Por que usar o IGTV na sua estratégia?

O Instagram é um canal muito importante quando pensamos em Marketing Digital.

Agora, com o surgimento do IGTV é possível alavancar ainda mais sua presença digital e criar um relacionamento com o público.

Caso ainda esteja em dúvida da importância dessa ferramenta, separamos as principais vantagens de usar o IGTV na sua estratégia. Confira:

Sucesso dos vídeos

As pessoas estão consumindo cada vez mais vídeos na internet. Isso porque o formato dinâmico e as edições chamam muito mais a atenção do usuário.

Não dá para ignorar o sucesso dos vídeos curtos que tomam conta do feed e dos stories do Instagram.

No entanto, a possibilidade de compartilhar conteúdos mais longos dá a chance de colocar mais informações nos vídeos, deixando o material mais atrativo e relevante para os usuários.

Maior alcance

O IGTV é uma das ferramentas mais utilizadas do Instagram. Com o app você pode elevar o alcance de sua marca e, ao mesmo tempo, conseguir mais seguidores.

Além disso, você pode inserir links e hashtags na descrição para atingir novos públicos.

Você também pode divulgar nos stories e enviar via direct. Por exemplo, você pode postar nos stories um trecho do vídeo e colocar o link do vídeo no IGTV.

Assim, ele vai aparecer para os seus seguidores com a opção de “arrastar para cima” para assistir ao vídeo mesmo que você não tenha o mínimo de seguidores.

Maior engajamento

O Instagram é uma das redes sociais que mais promove engajamento, isso porque garante a interação, envolvimento e relacionamento com a marca.

Como o IGTV é uma plataforma de vídeo, quando produzido com qualidade e conteúdo de relevância, tem o poder de estimular ainda mais esse engajamento entre os usuários.

Não precisa de equipamentos caros

Para gravar vídeos e postar no IGTV não é necessário ter equipamentos profissionais e caros.

Você só precisa ter um celular com uma boa câmera. Como o formato dos vídeos do IGTV é na vertical, o celular pode e deve ser usado para gravar conteúdo.

O importante sempre é ter um conteúdo de qualidade, que seja relevante para a sua audiência.

Quais são os tipos ideais de conteúdos para o IGTV?

Como o IGTV recebe vídeos de até 1 hora, você pode produzir conteúdos mais completos.

Dito isso, conteúdos ideais para o IGTV serão aqueles que exigem tempo e que possam ser interessantes à audiência, como estes exemplos:

  • Entrevistas;
  • Tutoriais (maquiagem, alguma prática de marketing, como montar algo, looks, como realizar consertos, como instalar alguma coisa. O que estiver mais de acordo com seu tipo de negócio);
  • Cobertura de eventos;
  • Vídeo-aulas;
  • Vlogs;
  • Viagens e visitas (tour) em algum lugar;
  • Bastidores da sua produção de conteúdo;
  • Perguntas e respostas;
  • Séries (conteúdo em episódios);
  • Vídeo institucional.

Como criar um canal no IGTV?

Vamos ao passo a passo para a criação de uma conta no IGTV:

  1. Acesse o ícone da TV no canto superior ao lado do Direct ou baixe o aplicativo IGTV do Instagram;
  2. Vá no símbolo de configurações;
  3. Selecione a opção “Criar Conta”;
  4. Pronto! Sua conta será criada automaticamente com o nome do seu Instagram.

Como postar no IGTV?

Diferente do feed e do Stories, é preciso já ter o vídeo gravado e editado para postar no IGTV. Há diversos aplicativos gratuitos e pagos que podem ajudar nessa tarefa.

É preciso fazer o upload do vídeo de seus arquivos do computador ou galeria do próprio celular.

Depois é só clicar no botão de adicionar nova publicação e selecionar IGTV.

Lembrando que resolução dos vídeos pode ser de até 4K e eles devem ter no máximo 5,4 GB de memória.

Agora vamos ao passo a passo para que você comece a postar vídeos no IGTV:

  1. Ainda no IGTV, clique no ícone de seu perfil;
  2. Toque no sinal de “+”;
  3. Em sua galeria, escolha o vídeo que deseja postar;
  4. Toque em “avançar”;
  5. Adicione um título e uma descrição ao vídeo;
  6. Opte por tornar o vídeo visível (ou não) no Facebook;
  7. Clique em “publicar”.
  8. Seu vídeo será, então, publicado e seus seguidores notificados.

Como vimos hoje, o IGTV é um recurso do Instagram que pode ajudar na sua estratégia, e logo você perceberá os resultados.

Portanto, estabeleça suas metas e sempre crie conteúdos ricos e de qualidade, que sejam de interesse para a sua persona.

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