As melhores Estratégias de marketing no Facebook


Milhões de empresas em todo o mundo possuem uma página ou perfil no Facebook com o objetivo de divulgar serviços ou produtos e atrair mais clientes.

Porém, é preciso investir nas estratégias de marketing no Facebook certas para aumentar o alcance social e alcançar os resultados desejados.

Ter um bom desempenho no Facebook é importante para engajar usuários e criar uma imagem positiva de sua marca.

Quer saber mais? Então, confira agora as melhores dicas e técnicas eficientes de marketing que preparamos para ajudar você a ter bastante sucesso!

Crie uma página em vez de um perfil

Um dos erros mais comuns em estratégias de marketing no Facebook é não criar uma fanpage para a divulgação da sua empresa.

Uma fanpage garante melhores recursos para um maior alcance, como a possibilidade de impulsionar publicações, criar anúncios personalizados e ter métricas importantes sobre a performance da página.

Após criar sua página, complete todas as informações a respeito do seu negócio, principalmente na seção Sobre, como contato, horário de funcionamento da empresa, prêmios ganhos, produtos e serviços, entre outros.

Faça também uma breve descrição apresentando os serviços de sua empresa, bem como sua visão e valores.

Logo após, escolha fotos de perfil e capa de alta qualidade e que sejam atrativas para chamar a atenção dos visitantes. Use seu logo e fotos que transmitam a mensagem de sua empresa.

E não se esqueça de mudá-las periodicamente para renovar a página.

Personalize sua URL

Para otimizar sua página e facilitar sua divulgação é preciso criar um URL pessoal, amigável e personalizada para a sua marca.

Você consegue editar o nome de usuário da página na seção Sobre do Facebook. Assim, terá um link de página fácil de ler e postar em outros lugares com maior profissionalismo.

Uma dica importante também é usar guias personalizadas para trazer informações como fotos, eventos, publicações, entre outros.

Além disso, pode adicionar links para seu site ou blog, formulários de inscrição para newsletter ou algum outro material.

Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para criar estratégias de marketing no Facebook é entender o seu público-alvo. Quando você conhece o que seu público gosta, seus anúncios serão mais eficazes.

Ao segmentar seu público, é importante que as informações demográficas e de interesse sejam precisas para atingir as pessoas certas. Uma das soluções é criar uma persona para o seu negócio.

Apresente bom conteúdo e com frequência

Para que sua página no Facebook tenha uma boa visibilidade é fundamental produzir conteúdos relevantes, breves e com uma linguagem de fácil compreensão.

Aposte em conteúdos que ensinem algo de valor para as pessoas, com assuntos descontraídos e diferenciados. Não utilize a rede apenas para postar quais são os seus produtos ou quais serviços você está oferecendo.

Outra estratégia de marketing no Facebook é a frequência de posts, pois sua página deve estar sempre atualizada.

A imagem da sua marca pode ser afetada se os usuários entrarem em contato com a sua página e visualizarem um conteúdo antigo e ambiente abandonado. Tente compartilhar posts e histórias com frequência, mas nada em excesso.

Além disso, use sempre a criatividade para atrair e engajar seus clientes com posts bonitos e atrativos, como conteúdos multimídia de qualidade, imagens chamativas, vídeos interessantes, infográficos educativos, entre outros. Mostre as vantagens de sua empresa através de publicações divertidas.

Publique no melhor horário

O algoritmo do Facebook torna um desafio encontrar os melhores horários para postagem.

No entanto, você consegue achar o timing certo sabendo os horários em que seu público-alvo está online na rede.

Como por exemplo, se sua audiência é mais jovem, ela tende a acordar e dormir mais tarde. No caso de pessoas com mais idade, publicações tarde da noite não terão muitas visualizações.

Interaja com os usuários

Tenha sempre em mente que desde o começo é essencial manter uma interação com seus seguidores, a fim de manter um relacionamento confiável com os usuários e aumentar sua audiência.

Você pode fazer enquetes, questionários e testes para conhecer melhor seus possíveis clientes e aproximá-los de sua marca.

Também pode incentivar o cadastro de dados em troca de participação em sorteios e e-books, por exemplo. Isso gera Leads e facilita o engajamento.

Além disso, curta e responda todos os comentários de suas publicações, tirando as dúvidas dos seguidores sem demorar muito tempo, para eles continuem interessados no seu negócio.

Uma das estratégias de marketing no Facebook para aumentar o engajamento e as vendas é reconhecer sua audiência. Mostre que seus seguidores são importantes e compartilhe resultados, novas conquistas e datas comemorativas, oferecendo promoções, sorteios ou alguma outra forma de recompensá-los.

Dê valor ao feedback de seus clientes

Nunca ignore críticas, elogios e sugestões. Esteja sempre disponível para responder às reclamações através de e-mail ou telefone.

Analise quais são as principais queixas dos clientes referente ao seu produto ou serviço e procure realizar as mudanças necessárias com a máxima agilidade, para que não venha afetar a reputação de sua empresa.

Faça parcerias

Faça parcerias com influenciadores para ajudar no engajamento e divulgação.

Você pode tentar encontrar influenciadores no LinkedIn ou Twitter, inserindo palavras-chave específicas na caixa de pesquisa ou pelas hashtags relacionados à sua marca.

Como outra opção de estratégia de marketing no Facebook, você pode fazer um post sobre um assunto e marcar pessoas ou páginas relacionadas.

Essa interação gera maior visibilidade e faz com que sua página seja conhecida por um público novo.

Faça anúncios e analise os resultados

O Facebook Ads é uma ótima ferramenta para criar anúncios eficazes e atingir um determinado público-alvo.

Além disso, você pode impulsionar posts para que alcancem uma audiência muito maior, de forma a trazer um retorno positivo.

A própria plataforma do Facebook também oferece dados da sua página a partir de um relatório, que pode ajudar a analisar os resultados e o desempenho de seu negócio e definir novas estratégias para as próximas campanhas.

Como vimos no artigo acima, o Facebook pode ser uma excelente ferramenta de marketing digital para a maioria das pessoas quando utilizada da forma correta.

A chave para o sucesso é apostar tanto em anúncios pagos quanto orgânicos, sempre investindo em conteúdos relevantes, de qualidade e de interesse de seus seguidores. Além disso, interaja frequentemente com os seus usuários e mostre a importância que eles têm para o negócio.

Coloque essas dicas em prática e verá os resultados. Agora é com você!

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