Optar pelo caminho mais fácil nem sempre é uma boa ideia, e quando falamos de SEO definitivamente não é.
O black hat é uma escolha que tem consequências sérias a longo prazo, gerando diversos prejuízos à empresa, desde a perda de clientes a penalidades. Por isso, é preciso conhecer bem este conceito e o que pode ser causado quando há um caso de black hat.
Neste artigo, vamos te explicar melhor o que você precisa saber para ficar atento e fugir disso.
Boa leitura!
O que é black hat?
O black hat envolve técnicas que têm o objetivo de conseguir mais destaque no Google burlando as regras impostas pelo algoritmo. Com elas, é possível alcançar resultados de forma mais rápida, logo no início do projeto (diferente do SEO tradicional e correto, que apresenta retornos a longo prazo).
Isso pode acontecer por meio da compra de links, por exemplo, em um site externo. Todas as formas que apresentam algum tipo de manipulação do algoritmo para obter resultados melhores são consideradas como black hat.
Quais podem ser as consequências do black hat?
Quando existe um ferimento das diretrizes, o site fica sujeito a diversas punições, além da perda de leads e clientes. Da parte do algoritmo, o site pode sofrer penalidades como a perda de muitas posições, acabando em páginas cada vez mais inferiores, ou até mesmo o banimento do Google.
Ou seja, quando se deseja ter resultados muito rápidos, eles podem até chegar. No entanto, quando estes são perdidos, os efeitos são ainda mais intensos do que o que foi conquistado.
Sendo assim, é muito mais eficiente escolher fazer um trabalho bem-feito e que, por mais que leve mais tempo, tenha efeitos duradouros. Uma estratégia de SEO, quando feita do jeito correto, pode trazer excelentes resultados para os negócios sem que seja preciso fazer investimentos muito altos.
Conheça exemplos de black hat
Abaixo, vamos te apresentar alguns exemplos de black hat para que você possa evitá-los:
- Repetição excessiva de palavras-chave: o abuso desses termos, passando da porcentagem adequada de acordo com a quantidade total de palavras do texto, é considerado como manipulação para o posicionamento;
- Conteúdo duplicado: copiar um material que já existe e colocar no seu site não é permitido;
- Conteúdo oculto: deixar partes do texto “invisíveis”, escondidas no fundo do site, por exemplo, também é apontado como uma forma de burlar o sistema.
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