Busca orgânica ou Link Patrocinado?


Existem várias estratégias de marketing para investir no seu negócio, pagas ou orgânicas. Por exemplo, a busca orgânica usa as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para melhor posicionar seu site nas primeiras páginas do Google. Já o link patrocinado trabalha com o mesmo objetivo, porém com campanhas do Google Adwords.

No post de hoje você vai entender qual a melhor estratégia, busca orgânica ou link patrocinado, para trazer ao seu site os resultados mais impactantes e duradouros. Acompanhe!

Como funciona a busca orgânica?

A busca orgânica é uma estratégia de marketing digital utilizada para atrair tráfego para seu site sem precisar investir em anúncios pagos.

Para isso, o intuito é conseguir posicionar seu site nas melhores posições nos resultados dos buscadores, que chamamos de ranqueamento. Se você deseja trabalhar com o tráfego orgânico, recomendamos contar com os serviços de uma agência especializada em SEO, que entende quais são os fatores que o Google leva em consideração na hora de definir as posições de cada site.

Entre os fatores analisados pelo Google estão: relevância do conteúdo do site, qualificação do conteúdo para o termo pesquisado, autoridade do site (quanto de autoridade o conteúdo tem para o assunto tratado), navegabilidade, responsividade, entre outros.

Como funciona o link patrocinado?

Quando você faz uma pesquisa no Google, por exemplo, alguns resultados aparecem em destaque com a marcação “anúncio”. Estes são campanhas de links patrocinados!

Normalmente, as campanhas de links patrocinados são desenvolvidas no Google Ads, que é uma plataforma que permite a criação de anúncios, escolha de palavras-chaves mais relevantes no seu ramo (termos que os usuários mais utilizam para pesquisar determinado assunto), segmentação do público-alvo e a definição do quanto pode pagar pelas exibições ou cliques.

Há duas formas de anunciar no Google:

  • Pela Rede de Pesquisa, na qual, como o nome já diz, os anúncios aparecem nas páginas de resultados de buscas;
  • Na Rede de Display, em que os anúncios são criados em formatos de banner e exibidos em sites que oferecem espaços publicitários.

Quais as vantagens da busca orgânica?

  • Não é necessário pagar por clique ou para ser exibido;
  • É um trabalho de longo prazo: os resultados podem demorar um pouco, mas eles serão contínuos, pois uma página otimizada dificilmente perde a relevância e qualidade conquistada;
  • Aumenta o volume de tráfego no site;
  • Os primeiros colocados ganham mais autoridade e credibilidade do público.

Quais são as vantagens do link patrocinado?

  • O resultado do link patrocinado é imediato, pois os anúncios são exibidos por quem está procurando pelo que você oferece;
  • Palavras-chave que são muito concorridas na busca orgânica podem ser compradas e ter seus anúncios exibidos nas páginas da busca;
  • Seu site ou páginas são exibidos em posição de destaque nas páginas de busca;
  • Na Rede de Display, sua empresa aparece com destaque em sites com conteúdos relacionados;
  • Você pode pagar apenas quando o usuário clicar no anúncio, independentemente da quantidade de exibições que teve.

Qual a melhor escolha: tráfego orgânico ou patrocinado?

Como vimos acima, tanto a busca orgânica quanto os links patrocinados possuem suas vantagens. Portanto, a escolha vai depender do orçamento e do objetivo da sua empresa.

Uma dica é trabalhar com as duas estratégias ao mesmo tempo, assim você pode investir nas técnicas de SEO para resultados a longo prazo e, em paralelo, desenvolver campanhas de links patrocinados para resultados imediatos.

Leia também: Marketing Digital: o que é, estratégias, como fazer (2021)

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