CHECKLIST DE SEO PARA CONSEGUIR TRÁFEGO ORGÂNICO NO SEU SITE E ALCANÇAR A PRIMEIRA PÁGINA DO GOOGLE


Aparecer na primeira página do Google confere uma visibilidade indispensável para quem deseja ampliar seu alcance na internet.

Isso porque a maioria dos internautas clica apenas nos resultados da primeira página, pois geralmente esses resultados são capazes de atender às necessidades e dúvidas do usuário.

Para isso, é fundamental fazer um checklist de SEO (Search Engine Optimization), que consiste numa planilha de acompanhamento de melhorias, otimizações e tráfego orgânico do seu site.

Neste artigo, você vai conhecer uma série de itens que você precisa para alcançar os melhores resultados de busca e aumentar a visibilidade da sua marca, o que também aumenta as chances de conversões para o seu negócio.

Boa leitura!

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de otimização para mecanismos de busca para obter resultados organicamente, ou seja, sem pagar por anúncios.

Essa estratégia de Marketing Digital é essencial para que sua empresa ganhe destaque, visibilidade no mundo digital e, consequentemente, mais leads, clientes e vendas.

A otimização garante que o conteúdo de seu site ou blog apareça nas primeiras posições nas ferramentas de busca do Google, gerando tráfego e autoridade para sua marca.

Existem diversas técnicas que você deve aplicar para mostrar aos buscadores que o seu site pode oferecer a melhor experiência e, assim, melhorar seu ranqueamento.

Sendo assim, é fundamental investir no SEO para atrair tráfego orgânico e qualificado para seus canais no médio e longo prazo.

Checklist de SEO

Separamos um checklist de SEO com itens que devem ser levados em consideração na hora de potencializar seus resultados para os motores de busca. Confira!

Uso adequado de palavras-chave

As palavras-chave correspondem ao principal instrumento de pesquisa na internet. Sendo assim, pesquise pelos termos que se relacionam com o seu tema e com o seu negócio, analisando o índice de busca e a concorrência de cada um deles.

Também é importante saber quais são as palavras-chave mais buscadas pelo público que se deseja atingir para criar posts e páginas para aparecer nessas pesquisas.

Uma vez definidas, utilize as palavras-chave ao longo dos seus artigos. Isso deve ser feito de maneira natural.

Porém, tenha cuidado, pois usá-las por usar terá o efeito contrário. Em vez de melhorar o posicionamento nos buscadores, o excesso pode ser prejudicial, especialmente se elas forem aplicadas de forma não contextual.

Conteúdo de qualidade

Definidas as palavras-chave, é hora de produzir conteúdo de qualidade sobre elas, o que é prioridade quando o objetivo é otimizar os resultados para o público.

Ou seja, quanto melhor for o seu conteúdo (mais completo e bem escrito), maiores são as chances de você figurar nas primeiras posições das pesquisas.

O tamanho do texto também influencia diretamente nos rankings do Google. De acordo com algumas pesquisas, a média de tamanho ideal dos conteúdos é de aproximadamente 2.500 palavras.

Isto porque o Google procura os conteúdos mais completos, que esclareçam as dúvidas dos leitores. Mas isso não é uma regra!

Isso vai depender da sua persona e se o conteúdo vai esclarecer todos os questionamentos dos usuários.

Aposte no link building

O link building é uma estratégia de SEO que visa gerar backlinks – que são links externos que apontam para o seu site.

Em resumo, o link building é uma atividade que consiste em adquirir links de outros sites, os quais direcionam para sua página na web, e criar linkagens em suas páginas direcionadas a outros sites.

O objetivo do link building é melhorar o posicionamento de uma página nos mecanismos de buscas, influenciando no aumento do tráfego gerado.

Isso porque menções e links naturais vindos de outros domínios são muito valorizados pelo Google. Para o buscador, isso significa que seu conteúdo é relevante e que seu site é referência para outros sites e usuários.

Por exemplo, por mais que duas empresas concorrentes publiquem conteúdos semelhantes, se uma delas conta com vários backlinks de sites com autoridade no mercado, os mecanismos entendem que esse site é mais relevante para o público, por mais que a qualidade dos conteúdos seja similar.

Tag do título e meta descrição

As tags de título informam aos sobre o que trata uma determinada página e assim estabelecem a relevância.

Já a meta descrição é um parágrafo curto de texto que informa aos mecanismos de pesquisa e aos visitantes do site o conteúdo da página.

O Google pode criar uma meta descrição caso você não defina, mas o ideal é escrever uma meta descrição clara e atrativa para chamar a atenção do público.

Imagens otimizadas

As imagens devem ser otimizadas. Nesse sentido, a peça principal é o atributo “Alt Tag”, cuja função é fornecer a elas uma descrição alternativa.

O Alt Tag é importante para o bom posicionamento do seu site no Google.

É por meio dele que os motores de busca fazem a leitura das imagens. Quanto à descrição em si, insira em todas as imagens uma pequena descrição em que apareça a palavra-chave, de no máximo 8 palavras.

Outro fator importante é o tamanho da imagem. Imagens muito pesadas podem comprometer o carregamento da sua página, o que é um dos requisitos para o Google.

URLs amigáveis

URLs amigáveis também não podem faltar no seu checklist SEO, pois os buscadores não gostam das URLs desconfiguradas.

As URLs são um fator direto de rankeamento. E o Google também identifica o uso das palavras-chave no endereço da sua página.

Portanto, quanto menos elementos, além da palavra-chave, tiver a sua URL, melhor. É importante também evitar o uso de números e listas, por exemplo.

E uma das principais regras de SEO é: nunca atualize a sua URL depois do conteúdo ser indexado, isso afeta drasticamente seus resultados de SEO.

As melhores práticas para se fazer uma URL amigável são:

  • Conter a palavra-chave;
  • Ser curta e facilmente interpretável;
  • Usar hífens para separar as palavras;
  • Ser relacionada ao título do post.

Bom, como vimos neste artigo, um bom trabalho de SEO é fundamental para levar o seu site para as primeiras posições do Google.

Para isso, coloque esse checklist de SEO em ação agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados