Como agendar posts no Facebook e Instagram gratuitamente


Fazer a gestão das redes sociais não é uma tarefa fácil, pois requer tempo e muita organização, além de ter que planejar os melhores dias e horários para postar fotos e vídeos.

Antigamente, a maioria das empresas recorria a ferramentas externas para melhor gerenciar suas publicações, mas a boa notícia é que já está disponível a opção de agendar posts no Instagram e Facebook de maneira gratuita.

O Facebook lançou uma grande atualização para a ferramenta Estúdio de Criação trazendo integração com o Instagram e agora permite que contas comerciais publiquem e agendem posts no app e no IGTV para até seis meses.

 Quer saber como? Acompanhe abaixo!

Como agendar posts no Facebook gratuitamente?

Passo 1: Acesse o Estúdio de Criação

Para ter acesso ao Estúdio de Criação é preciso ter uma página no Facebook e uma conta comercial no Instagram.

Existem duas formas de acessar essa função: 

  1. Na barra superior da página inicial da sua company page (nem todas as empresas estão com essa opção disponível) 
  2. Ou acessando este link: https://business.facebook.com/creatorstudio/

Passo 2: Publique o que deseja agendar

Antes de tudo, clique em “Publique algo”.

Depois, escreva o texto e inclua uma imagem, vídeo ou qualquer outro dos vários formatos disponíveis.

Depois disso, role a página e, para agendar, é preciso clicar na seta ao lado do publicar, depois escolher a opção agendar.

Agora, basta escolher a data e horário e clicar em “Programar”.

Para conferir todos seus posts agendados, basta ir até: “Biblioteca de Conteúdo > Publicações > Programadas”.

Pronto! Agendar posts no Facebook é bem fácil e rápido!

Como agendar posts no Instagram gratuitamente?

Qualquer pessoa que tenha uma conta comercial no Instagram consegue fazer o agendamento dos posts.

Se você tiver uma conta comercial, o próximo passo é adicionar essa conta ao seu Estúdio de Criação, caso ainda não tenha feito.

Adicionando o Instagram no Estúdio de Criação

O recurso para agendar posts tanto no Instagram, quanto no IGTV, é exclusivo do Estúdio de Criação do Facebook.

O app do Facebook não permite o agendamento de posts. Logo, só é possível acessar o Estúdio de Criação através do desktop.

Porém, o Estúdio de Criação oferece muitas vantagens, pois permite o gerenciamento de todas as páginas que o usuário possua ou administre, de uma vez e em um mesmo local, além de fornecer ferramentas mais precisão sobre audiência e visualizações dos posts.

Para agendar um post do Instagram pelo Facebook com o Estúdio de Criação (se você tem uma página), siga os passos abaixo:

  1. Acesse facebook.com/creatorstudio;
  2. No topo da página, clique no ícone do Instagram e depois, em “Conectar sua conta”;
  3. Faça login com sua conta comercial do Instagram;
  4. Na página principal, clique em “Criar publicação”,

Vai aparecer a opção de publicar no Feed do Instagram ou IGTV. Basta escolher onde você quer postar.

Se escolher o feed do Instagram, é si escrever o post e adicionar uma imagem ou vídeo de até 1 minuto. Você tem como “limite” 2200 caracteres, 30 menções e 30 hashtags.

Se optar pelo IGTV, os passos são os mesmos. Porém, o IGTV tem exigências específicas quanto ao formato do conteúdo.

  1. Componha sua mensagem como desejar, faça upload da foto ou vídeo e se quiser, marque a opção para publicar também na página do Facebook;
  2. Após terminar de criar a postagem, clique na seta ao lado do botão “Publicar”;
  3. Marque a opção “Programação” e defina em que dia e horário você deseja que o post seja publicado;
  4. Clique no botão, que agora se chama “Programação”.

Prontinho! O seu post no Instagram está programado e, quando chegar o dia e a hora selecionados, ele será publicado.

Como vimos, fazer o agendamento de postagens no Facebook e Instagram é bem simples, prático e rápido.

Com esse passo a passo, tenho certeza que você vai conseguir programar seus posts, otimizar seu tempo e alcançar os melhores resultados.

Porém, não se esqueça de que para uma postagem ter sucesso nas redes sociais, ela precisa ter relevância para o seu público-alvo. Então, capriche no conteúdo!

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