Como aparecer em primeiro lugar no Google


Como aparecer em primeiro lugar no Google

Através deste artigo, saiba exatamente como aparecer em primeiro lugar no Google, o maior mecanismo de busca do mundo

Muitas empresas enxergam o Google como uma ótima forma de expor produtos e serviços online, sobretudo por se tratar de um site com uma visualização gigantesca. Não demora muito para uma dúvida comum vir à tona: como aparecer em primeiro lugar no Google?

Essa é uma questão importante para qualquer empresa que busca mais destaque na internet, e a resposta está no Marketing digital.

O marketing digital é o método utilizado para colocar as empresas em destaque na internet, nesse caso, em destaque no Google.

A importância de aparecer em primeiro lugar no Google

Como aparecer em primeiro lugar no Google

Quando falamos em aparecer em primeiro lugar no Google, falamos de aparecer na primeira página de um dos sites mais acessados do mundo.

Estima-se que, diariamente, o Google tenha 3,3 bilhões de buscas. Ao final do mês, esse número pode chegar a espantosos 100 bilhões.

Logo, não demora muito para percebemos a importância de aparecer em primeiro lugar em um site como o Google.

Só de imaginar o nível de exposição que a marca das empresas têm ao aparecer no Google é possível vislumbrar os resultados que podem surgir.

Não à toa, cada vez mais empresas no mundo todo começam a investir em marketing digital, com o objetivo de aparecer na principal vitrine da internet.

Afinal, como minha empresa vai aparecer em primeiro lugar no Google?

O marketing digital engloba diversos serviços, contudo, existem aqueles focados em colocar o site das empresas em destaque na primeira página do Google.

Dentre os serviços disponíveis, três se destacam: SEO, Marketing de Conteúdo e Link Patrocinado.

Todos esses três serviços tem como foco colocar as empresas na primeira página do Google, cada um deles utilizando métodos específicos, dos quais abordaremos ao longo deste artigo.

SEO (Marketing de Busca)

O SEO (Marketing de Busca) talvez seja o serviço mais comum nas empresas que desejam ter mais destaque na internet.

O objetivo desse serviço é oferecer mais visibilidade na internet, utilizando exclusivamente a busca orgânica do Google.

Em outras palavras, podemos definir o trabalho de SEO (Search Engine Optimization) como uma estratégia de otimização para mecanismos de busca para obter resultados organicamente, ou seja, sem pagar por anúncios.

Essa estratégia de Marketing Digital é essencial para que sua empresa ganhe destaque, visibilidade no mundo digital e, consequentemente, mais leads, clientes e vendas.

A otimização garante que o conteúdo de seu site ou blog apareça nas primeiras posições nas ferramentas de busca do Google, gerando tráfego e autoridade para sua marca.

Existem diversas técnicas que você deve aplicar para mostrar aos buscadores que o seu site pode oferecer a melhor experiência e, assim, melhorar seu ranqueamento.

Sendo assim, é fundamental investir no SEO para atrair tráfego orgânico e qualificado para seus canais no médio e longo prazo.

Conhecendo mais sobre o SEO

Dentro do marketing de busca (SEO), algumas etapas são imprescindíveis, como a criação de textos com palavras-chave relevantes para as empresas, assim como a atualização dos códigos do site.

Como aparecer em primeiro lugar no Google

Essas etapas são essenciais para que os sites comecem a aparecer na pesquisa orgânica do Google e assim se destacarem na internet.

Todo o trabalho do SEO é gradativo, o que significa que os resultados não aparecem da noite para o dia, claro. Além disso, a agência que você escolher para realizar o SEO deve fazer ajustes periódicos no trabalho de posicionamento, de modo a manter os resultados obtidos.

Por esse motivo, o SEO é tido como um trabalho de prestação de serviço. Logo, não basta fazer o SEO e pronto, acabou o trabalho. Faz-se necessário realizar o acompanhamento dos resultados, assim como manter a otimização do site todos os meses.

Portanto, podemos comparar o SEO com a construção de uma casa: é preciso de certo tempo para chegar a um resultado satisfatório, e quando chegar, deve-se sempre manter tudo em ordem.

Vantagens do SEO

Imagine alguém pesquisar por um produto ou serviço no Google e se deparar com sua empresa? Interessante, não?

Justamente por isso que o SEO é reconhecido no marketing digital como um serviço praticamente obrigatório para qualquer empresa que busque ser bem-sucedida no mercado digital (que é exatamente onde boa parte dos consumidores está).

Marketing de Conteúdo

Como dissemos, o SEO visa otimizar o site para os mecanismos de buscas, através de textos com palavras-chaves relacionadas ao segmento das empresas.

Já o Marketing de conteúdo também tem como objetivo fazer com que as empresas apareçam em primeiro lugar no Google, porém, não para por aí.

O marketing de conteúdo tem como objetivo oferecer conteúdos de qualidade e relevância, que ajude os clientes a solucionar seus problemas. É uma das maneiras de despertar o interesse do público em sua marca, mostrando que você tem o que ele procura, a fim de garantir que eles se tornem futuros clientes.

Mas, para isso, é importante conhecer sua persona para a criação de conteúdos direcionados, ter um cronograma de postagens, otimizar o texto com estratégia de SEO para melhor posicionamento nos motores de busca e diversificar o tipo de comunicação.

Atualmente, existem diversos formatos de conteúdo que podem ser criados. O mais relevante é o blog, uma opção prática, econômica e rápida.

Ele é o mais usado pode ser mais fácil de ser administrado e conseguir tráfego para o site, além de ter um baixo custo de manutenção.

A vantagem do marketing de conteúdo é que, além de aparecer no Google, ele gera valor à marca das empresas, uma vez que esse tipo de serviço utiliza artigos informativos e conteúdo de qualidade como forma de posicionar e, principalmente, encantar clientes/visitantes.

Como aparecer em primeiro lugar no Google

Através do conteúdo de qualidade produzido é possível realizar o posicionamento no Google, ao mesmo tempo em que as empresas oferecem artigos interessantes aos visitantes e clientes.

Ou seja, o marketing de conteúdo consegue engajar o público-alvo das empresas.

Esse engajamento, claro, auxilia as empresas no processo de conversão  ( transformar visitantes em clientes).

A conversão acontece da seguinte forma: os visitantes que leem os artigos têm as empresas como uma fonte confiável de informação.

Não demora muito para que esses mesmos visitantes comecem a se sentir confortável o suficiente para adquirir um produto ou serviço com as empresas oferecem.

Ou seja, a conversão – e também o posicionamento no primeiro lugar no Google –  é feita através do conteúdo de qualidade produzido em forma de artigos e postagens no blog.

Link patrocinado (Google Ads)

O link patrocinado (ou Google Ads) é um serviço cujo posicionamento na primeira página do Google acontece através de anúncios pagos.

Sua grande vantagem é que ela possui a possibilidade de segmentar o perfil do público que será atingido pelos anúncios.

Isso garante campanhas efetivas e com melhor custo-benefício, já que os investimentos iniciais são menores e o retorno é maior. Por isso, separe uma verba para investir em links patrocinados.

As plataformas mais conhecidas são o Google Adwords, Facebook Ads (que também contempla anúncios no Instagram) e Linkedin Ads.

Por se tratar de um trabalho em que as empresas pagam pelo serviço diretamente ao Google, naturalmente o posicionamento acontece de forma muito mais rápida, sobretudo se comparado ao Marketing de Conteúdo e SEO.

O que faz do link patrocinado uma excelente ferramenta é que, além do posicionamento rápido, os investimentos variam de acordo com as necessidades dos clientes.

Se você quiser investir, por exemplo, 300 reais em Adwords, é plenamente possível. Caso queira realizar um investimento mais pesado, de 2 mil reais, também é possível.

Além dessa variação no investimento, o Google Ads funciona à base de resultados. Ou seja, todo valor investido resulta em cliques.

Isto é, se não houver cliques, não há gastos.

Por esse motivo o Link patrocinado é tido por muitos como um serviço que atende as necessidades de empresas de todos os portes.

Ou seja: o link patrocinado auxilia empresas pequenas que precisam vender, assim como auxilia empresas grandes a fortalecerem sua marca no mercado, ao mesmo tempo em que também conseguem vender mais.

Como aparecer na primeira página no Google?

Separamos um checklist de SEO com itens que devem ser levados em consideração na hora de potencializar seus resultados para os motores de busca. Confira!

Uso adequado de palavras-chave

As palavras-chave correspondem ao principal instrumento de pesquisa na internet. Sendo assim, pesquise pelos termos que se relacionam com o seu tema e com o seu negócio, analisando o índice de busca e a concorrência de cada um deles.

Também é importante saber quais são as palavras-chave mais buscadas pelo público que se deseja atingir para criar posts e páginas para aparecer nessas pesquisas.

Uma vez definidas, utilize as palavras-chave ao longo dos seus artigos. Isso deve ser feito de maneira natural.

Conteúdo de qualidade

Definidas as palavras-chave, é hora de produzir conteúdo de qualidade sobre elas, o que é prioridade quando o objetivo é otimizar os resultados para o público.

Ou seja, quanto melhor for o seu conteúdo (mais completo e bem escrito), maiores são as chances de você figurar nas primeiras posições das pesquisas.

O tamanho do texto também influencia diretamente nos rankings do Google. De acordo com algumas pesquisas, a média de tamanho ideal dos conteúdos é de aproximadamente 2.500 palavras.

Isto porque o Google procura os conteúdos mais completos, que esclareçam as dúvidas dos leitores. Mas isso não é uma regra!

Aposte no link building

O link building é uma estratégia de SEO que visa gerar backlinks – que são links externos que apontam para o seu site.

Em resumo, o link building é uma atividade que consiste em adquirir links de outros sites, os quais direcionam para sua página na web, e criar linkagens em suas páginas direcionadas a outros sites.

O objetivo do link building é melhorar o posicionamento de uma página nos mecanismos de buscas, influenciando no aumento do tráfego gerado.

Isso porque menções e links naturais vindos de outros domínios são muito valorizados pelo Google. Para o buscador, isso significa que seu conteúdo é relevante e que seu site é referência para outros sites e usuários.

Por exemplo, por mais que duas empresas concorrentes publiquem conteúdos semelhantes, se uma delas conta com vários backlinks de sites com autoridade no mercado, os mecanismos entendem que esse site é mais relevante para o público, por mais que a qualidade dos conteúdos seja similar.

Imagens otimizadas

As imagens devem ser otimizadas. Nesse sentido, a peça principal é o atributo “Alt Tag”, cuja função é fornecer a elas uma descrição alternativa.

O Alt Tag é importante para o bom posicionamento do seu site no Google.

É por meio dele que os motores de busca fazem a leitura das imagens. Quanto à descrição em si, insira em todas as imagens uma pequena descrição em que apareça a palavra-chave, de no máximo 8 palavras.

Outro fator importante é o tamanho da imagem. Imagens muito pesadas podem comprometer o carregamento da sua página, o que é um dos requisitos para o Google.

URLs amigáveis

URLs amigáveis também não podem faltar no seu checklist SEO, pois os buscadores não gostam das URLs desconfiguradas.

As URLs são um fator direto de rankeamento. E o Google também identifica o uso das palavras-chave no endereço da sua página.

Portanto, quanto menos elementos, além da palavra-chave, tiver a sua URL, melhor. É importante também evitar o uso de números e listas, por exemplo.

E uma das principais regras de SEO é: nunca atualize a sua URL depois do conteúdo ser indexado, isso afeta drasticamente seus resultados de SEO.

As melhores práticas para se fazer uma URL amigável são:

  • Conter a palavra-chave;
  • Ser curta e facilmente interpretável;
  • Usar hífens para separar as palavras;
  • Ser relacionada ao título do post.

Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento do seu site também é considerada um ponto importante para que sua página apareça na primeira página no Google.

Ele não pode ser muito pesado para que o tempo de carregamento da página seja muito demorado, prejudicando a experiência do usuário, diminuindo as visitas e conversões.

Além disso, o Google classifica os sites relevantes de acordo com sua boa navegabilidade. Uma dica é procurar deixar o visual das páginas mais agradáveis, sem muita poluição.

Aproveite e leia nosso artigo com dicas para fazer publicidade na internet

Como aparecer em primeiro lugar no Google

1 comentário sobre “Como aparecer em primeiro lugar no Google”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados