Como atrair clientes para sua loja física com marketing digital


Atualmente, concorrer com as muitas lojas virtuais que comercializam os mesmos produtos que sua loja física não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Mas, calma!

No post de hoje, você vai aprender algumas dicas essenciais para atrair clientes para sua loja física através do marketing digital e expandir seus negócios. Acompanhe!

Crie personas em dados reais

Para criar campanhas assertivas e atrair clientes para sua loja física, você precisa criar personas, que são perfis detalhados criados para representar o cliente ideal para sua empresa.

Elas são criadas para ajudar a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa para oferecer as soluções mais adequadas para seu problema ou necessidade.

Você pode criar formulários e questionários para colher informações sobre seus clientes ou usar perfis de pessoas que já consumiram seu produto para exemplificar sua Persona. A ficha de uma persona deverá conter os seguintes dados:

  • Nome
  • Idade
  • Grau de escolaridade
  • Profissão
  • Renda média
  • Família (possui filhos? é casado, divorciado, viúvo ou solteiro? mora com os pais ou sozinho?)
  • Principais objetivos, desejos, medos e desafios
  • Por que tipo de assunto mais se interessa?
  • Onde costuma buscar informações sobre o tipo de produto que a sua empresa comercializa?
  • Redes sociais favoritas
  • Hobbies
  • Quem costuma influenciar suas decisões de compra?

Faça ações promocionais diferentes

Existem várias ações promocionais que você pode desenvolver para atrair clientes à sua loja física, como por exemplo:

  • Montar kits de produtos com preços atraentes;
  • Criar sistemas de fidelidade e pontuação;
  • Promover sorteios mediante a compra de alguns itens;
  • Dar brindes de produtos que você precisa promover quando o cliente comprar um item de determinado valor;
  • Promover promoções e ofertas estratégicas sempre que chegar novos produtos na loja (assim, você tem a chance de vender os produtos em estoque, e, ainda, de o cliente levar os novos itens).

Vale ressaltar que, antes de veicular as promoções, é importante avaliar se o custo-benefício para entender se a ação vale para chegar ao seu objetivo. Além disso, defina as regras claramente e estipule sempre prazos curtos, para que o público tenha a noção de que precisa fazer uma visita à sua loja física antes que a promoção acabe.

Faça unboxing de produtos nas redes sociais da loja

Estar presente nas redes sociais é uma dica imprescindível para atrair clientes para sua loja física. Portanto, use as mídias a seu favor!

Por exemplo, você pode promover vídeos (e até lives) de unboxing de produtos para chamar a atenção dos consumidores. O unboxing é um vídeo que você faz abrindo a caixa do produto e mostrando suas características. O ato de desembrulhar o produto é uma ação que faz o cliente querer adquiri-lo!

A dica aqui é caprichar na embalagem e usar diferentes tipos de embrulhos, que podem variar até mesmo por conta de datas temáticas. Você pode até dar de brinde uma caixa personalizada ao cliente que comprar o produto que viu no vídeo, incentivando-o a compartilhar a experiência nas redes sociais.

Leia também: Marketing Digital: o que é, estratégias, como fazer (2021)

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