Como aumentar as vendas com Inbound Marketing?


Como aumentar as vendas com Inbound Marketing?

O grande objetivo de qualquer empresa é aumentar as vendas e, consequentemente, melhorar os resultados. Entretanto, é extremamente normal questionar qual o melhor método para atingir essa meta. E a melhor resposta está no Inbound Marketing.

Como aumentar as vendas com Inbound Marketing

O Inbound, se comparado a outras estratégias de marketing, é mais recente no mercado, sobretudo por ser oriundo da popularização da internet, que aconteceu a partir dos anos 2000.

Através da massificação da internet, tornou-se vital para as empresas investir em novos métodos para adequação a um público novo, que tem a capacidade de buscar por diversas empresas em questão de minutos, no conforto da sua casa, a um clique de distância.

Por exemplo: se antes da massificação da internet você fosse comprar um tênis, teria que ir às lojas para encontrar diferentes modelos e também variações nos preços.

Com a internet, as pessoas sequer precisam sair de casa. Elas buscam o que precisam à distancia e, na maior comodidade, escolhem a empresa que melhor adéqua-se às suas necessidades e demandas.

Ou seja, surgiu um novo tipo de mercado: o digital.

Dentro do concorrido mercado digital, briga-se pela atenção das pessoas. Logo, surge o Inbound Marketing, cujo objetivo é realizar um Marketing que agrade as pessoas, focado em ser encontrado pelos clientes.

Conceito do Inbound Marketing

Antes de entender como funciona o Inbound Marketing, é essencial compreender o seu conceito, antes de tudo.

O Inbound Marketing tem como objetivo primário fazer o seu negócio ser encontrado pelas pessoas, diferentemente do Outbound Marketing, que está focada em encontrar clientes através de métodos antigos, como panfletagem, por exemplo.

Como aumentar as vendas com Inbound Marketing

O Inbound Marketing está fundamentado em atrair cliente de forma espontânea, criando um marketing agradável, que seja mais digerível pelas pessoas.

O público, de modo geral, está saturado de empresas buscando forçar uma propaganda, ainda mais na internet, onde essa prática é ainda mais comum.

Às vezes, a credibilidade está em jogo quando há um excesso de anúncios, pois cria-se, assim, o famoso ‘spam’.

O intuito do Inbound é justamente o contrário. Ser encontrado pelas pessoas e produzir um conteúdo que as agrade, que gere uma associação amigável entre sua empresa o que o cliente busca.

Justamente por essa razão, o Inbound Marketing cresceu tanto nos últimos. Atualmente, é quase uma obrigatoriedade entre as empresas o investimento no marketing digital, a fim de aumentar as vendas, de modo a conseguir mais sucesso no âmbito profissional.

As quatro etapas do Inbound Marketing

Para conseguir aumentar efetivamente as vendas com Inbound Marketing, é preciso criar uma estratégia que aborde quatro etapas importantes: atração, conversão, fechamento e encantamento.

  • Atração

Para que o Inbound Marketing possa aumentar as vendas do seu negócio, é preciso atrair visitantes para o seu site.

Atração de clientes é feita através de serviços específicos, em que o foco está em ser encontrado pelos clientes.

Mas como é feito esse processo de atração?

É o que responderemos agora. Abordaremos os principais serviços para atrair visitantes ao seu site, de modo a aumentar as vendas com Inbound Marketing.

Marketing de Conteúdo

Como aumentar as vendas com Inbound Marketing

Como dissemos mais acima, o objetivo do Inbound Marketing é criar um marketing que agrada as pessoas, que não seja nocivo ou cause spam.

E qual a melhor de forma de realizar esse tipo de marketing agradável?

A resposta está na criação de conteúdo de qualidade e útil.

O Marketing de Conteúdo somente funciona à base de artigos relacionados à área de atuação da sua empresa.

São esses artigos publicados no blog da sua empresa que atrairão os visitantes. Uma vez que o conteúdo for lido, a tendência é o visitante ter a sua marca, o seu negócio, como uma fonte confiável de informação. Isto é, uma referência no segmento em que sua empresa atua.

Com o Marketing de Conteúdo em andamento, seguindo uma periodicidade nas publicações dos artigos, haverá uma natural atração de visitantes ao seu site.

Não deixe de ler nosso guia sobre Marketing  Conteúdo.

SEO

O SEO (Marketing de Busca Orgânica), assim como o Marketing de Conteúdo, ajuda a atrair clientes para o seu site. Contudo, está mais focado no posicionamento na busca orgânica do Google. É através do Google que os visitantes encontram a sua marca e conhecem mais sobre os serviços do seu negócio.

Ele funciona através de palavras-chave relacionadas à área de atuação da sua empresa. Para cada um dessas palavras escolhidas, textos serão criados, com o objetivo de posicioná-las nas primeiras páginas do Google, pela busca orgânica.

O intuito do SEO é colocar sua marca em evidência, utilizando o Google, maior mecanismo de busca do mundo,  como principal ferramenta para conseguir mais visibilidade.

Fique à vontade para ler nosso artigo específico sobre SEO.

Link Patrocinado

Assim como o SEO, o link patrocinado está mais voltado ao posicionamento no Google. Contudo, essa posição de destaque ocorre através de anúncios pagos.

O SEO realiza um trabalho de posicionamento mais gradativo, a médio/longo prazo. Já o link patrocinado, ou Google Adwords, tem uma resposta muito mais rápida e sintomática.

Você escolhe a palavra-chave mais relevante para o seu segmento, pode ser um serviço ou produto, e a partir de uma semana já está no ar o anúncio. É preciso ressaltar que o anúncio ficará no ar de acordo com o seu investimento.

Para uma atração mais rápida de clientes, o Link patrocinado é uma ferramenta vital para o Inbound Marketing.

Mídias Sociais

As mídias sociais estão praticamente em todas as etapas, mas é durante a atração que ela é mais importante. O compartilhamento de conteúdo nas redes sociais atrai visitantes para o seu site.  Além disso, caso esteja dentro da sua realidade, pode-se realizar um impulsionamento pago em redes sociais como facebook, aumentando ainda mais o número de visitantes.

  • Conversão

O processo de conversão ocorre logo após a atração dos clientes para o seu site. Essa etapa tem como objetivo transformar o visitante atraído na etapa anterior em um lead.

Lead é o visitante que tem de fato um interesse no que sua empresa oferece, contudo ainda não é um cliente.

Então, utiliza-se no Inbound Marketing ferramentas de conversão, como Call to actions e Landing Pages.

Call to Actions

Como aumentar as vendas com Inbound MarketingO call to action (CTA) é um botão de chamada, que estimula uma ação do visitante no seu site.

Esse botão é estrategicamente posicionado no final dos artigos ou até mesmo no meio do artigo, dependendo do tamanho e quantidade de palavras.

O intuito é chamar a atenção do visitante através de verbos que levem à uma ação espontânea, a fim de transformá-lo em lead.

Por exemplo: “Faça uma consultoria gratuita”, “faça um orçamento”, “baixe nosso e-book”.

Uma vez que os clientes clicam no botão CTA, ele deve ser direcionado à uma landing Page.

Landing Page

Dentro do processo de conversão e consequente aumento nas vendas com Inbound Marketing, a landing page é essencial.

Após clicar no CTA, o visitante deve ser direcionado a uma landing page, que deve ter o conteúdo no qual o cliente foi estimulado.

É primordial que a Landing Page obtenha dados valiosos dos clientes, para que eles possam ser contatados e,  posteriormente, se tornarem clientes.

Vamos a um exemplo simples: se o botão CTA diz “faça um orçamento”, a landing page deve ser uma página de orçamento, para que os clientes preencham os dados e tornem-se, enfim, um lead.

  • Fechamento

Essa etapa tem como objetivo transformar o lead gerado na etapa anterior em um cliente de fato.

Como isso é feito? 

É simples. O ideal é o contato direto com o cliente, por email ou até mesmo ligações. Afinal, você já tem os dados dos clientes, recolhidos através da landing page.

Agora, o intuito é realizar uma nutrição desse lead. Portanto, o recomendado é gerar mais conteúdo no blog, fazer ligações e mandar emails.

Através dessa nutrição, a tendência é conseguir transformar o lead em um cliente, aumentando as vendas da sua empresa através do Inbound.

  • Encantamento

Apenas seguindo as três primeiras etapas do Inbound Marketing, você já transformou o visitante em um cliente. O que, naturalmente, já aumentou as vendas da sua empresa com Inbound Marketing.

Porém, não para por aí. O intuito ao encantar o cliente é deixá-lo encantado com o seu negócio, a fim de gerar um marketing voluntário.

O marketing voluntário funciona da seguinte forma: um cliente encantado, feliz, fará um marketing positivo da sua marca.

Ou seja, ele poderá voltar a negociar com sua empresa e até mesmo falará da ótima experiência que teve, estimulando outras pessoas do seu dia a dia conhecerem o trabalho do seu negócio.

O trabalho de encantamento é feito sobretudo através da newsletter, com conteúdo periódico recebido através do email. Além, claro, da divulgação de conteúdo nas mídias sociais.

Parte do segredo do encantamento está no tratamento dado ao seu cliente em todas as etapas. Uma experiência ruim pode comprometer todo o processo de conversão do visitante em um cliente.

Por isso, preze por uma experiência agradável e eficiente durante todo o Inbound Marketing.

Aumente suas vendas com Inbound Marketing

Agora que você conhece as quatro etapas, você está pronto para aumentar as vendas com Inbound Marketing. Utilize todos os serviços citados em conjunto e tenha resultados que vão mudar o patamar do seu negócio.

Não perca tempo, torne-se uma referência na internet e destaque-se no concorrido mercado digital.

 

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