Como aumentar sua lucratividade com Marketing de conteúdo

Com o crescimento da internet, muitas pessoas buscam realizar compras ou solicitar serviços através desse meio. De acordo com uma matéria do jornal “O Globo”, brasileiros já compram mais pela internet do que em lojas físicas. Além disso, a internet é a principal fonte de informação para o cliente, quando ele quer saber mais sobre determinado serviço ou produto. Tendo conhecimento disso, muitas empresas buscam formas e alternativas de divulgar sua empresa na web. Atualmente, existem muitas formas de divulgar serviços e produtos de forma qualificada e inteligente. Dentre ela, está o Marketing de Conteúdo, uma forma que vem se mostrando bastante.

Mas o que é Marketing de conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdos relevantes, informativos e valioso, como por exemplo, artigos e ações promocionais. O Marketing de Conteúdo auxilia e muito, o relacionamento com o consumidor.  O cliente não se sente seguro ao fechar com uma empresa, cujo site tem como único e exclusivo objetivo, o influenciar, de forma explícita, a comprar seu produto. Ter um website que além de oferecer o produto, dá dicas e soluções que auxiliam no dia a dia do consumidor faz com o mesmo se fidelize a sua marca e consequentemente, o compartilhe com pessoas que buscavam o mesmo objetivo que ele.

Como organizar a minha estratégia de Marketing de Conteúdo?

Planejamento

Antes de criar um blog e escrever seu primeiro artigo é importante montar um planejamento. Para que deixe claro qual é o objetivo dessa estratégia e como ele será alcançado.

Ainda na parte de planejamento, é importante estabelecer o cronograma das suas ações. O momento elas serão executadas e se existe alguma data em especial para se atentar devido a alguma oportunidade sazonal que possa, eventualmente, aparecer. Ferramentas de calendário compartilhadas podem ajudar você e sua equipe a identificar e localizar quando cada ação será planejada, executada e analisada.

Criação da Persona

Para saber exatamente quem você quer atingir com o plano de Marketing de Conteúdo, é necessário criar a persona de cliente. Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Uma boa criação de persona passa pelo contato com o seu público-alvo, de modo que em uma rápida análise você possa identificar características comuns entre os potenciais compradores.

 

Escolha os tipos de Conteúdo

Após planejar a persona e conhecer mais sobre o seu público alvo, não basta apenas postar artigos sobre temas diversos. É importante decidir qual será o  conteúdo que você irá desenvolver para divulgar sua empresa com o serviço de Marketing de Conteúdo. As opções são diversas. Além de artigos, infográficos, guias, novidades, pesquisas e outros diversos conteúdos podem rechear o seu blog.

Grandes Empresas que Utilizam o Marketing de Conteúdo

Muitas multinacionais utilizam o Marketing de Conteúdo e, através desse método, alcançaram o sucesso e viraram referências no segmento que atuam. Confira abaixo, algumas dessas empresas que utilizaram o Marketing de Conteúdo.

  • Nestlé

É uma das marcas que realizam esse tipo de Marketing há muito tempo e sempre serve como referência quando se fala de Marketing de Conteúdo.

Há alguns anos, quando a internet ainda não era tão popular aqui no Brasil, a Nestlé enviava revis

tas de receitas para a casa dos clientes que as solicitassem. A qualidade do material e o fato de não haver nenhum custo para o consumidor conquistaram o público.

Na web, a empresa também mantém uma área de conteúdo voltado para a nutrição, o meio ambiente, o relacionamento familiar, lazer e viagens e o bem-estar. Outro exemplo de produção de conteúdo que não está diretamente ligado ao produto. Mas trata de assuntos que permeiam a vida do consumidor e também agregam status de responsabilidade social e preocupação com o público.

  • Magazine Luisa

O Magazine Luiza é um gigante do varejo brasileiro. A empresa encontrou uma forma de criar um espaço com personalidade e informação. O Blog da Lu reúne novidades sobre produtos, guias e notícias sobre comportamento e tecnologia. A Lu também é muito presente nas redes sociais e nos vídeos da marca. A empresa utiliza uma linguagem informal em primeira pessoa, para que a comunicação possa parece mais de pessoa para pessoa do que de empresa para pessoa.

  • Red Bull

Pode parecer que uma marca de energético não tem conteúdo para oferecer, mas aí que você se engana. A marca percebeu que o estilo de vida do seu público envolve esportes radicais, natureza e cultura. Por isso, o site deles está recheado de notícias e conteúdo divididos em seções de bike, skate, surfe, games, músicas e artes.

Esse é um dos melhores exemplos para quem acha que, ao produzir um artigo, ele tem que falar apenas do produto que vende. Ou até para quem pensa o segmento em que atua, está em um setor em que é difícil escrever sobre a  mercadoria em si.

Como isso aumenta minha lucratividade

O pensamento é fácil. Quando mais conteúdo de qualidade tiver em seu blog, mais pessoas irão compartilhar. Quanto mais compartilhamento, mais visibilidade sua empresa tem. Com mais visibilidade, mais clientes virão. O Marketing de Conteúdo, sem dúvida nenhuma, é a forma mais econômica de divulgar sua empresa.

Quem pode realizar esse Tipo de Serviço?

Agora que você sabe dos benefícios do Marketing de Conteúdo, é importante que uma empresa de qualidade esteja à frente de seu projeto. A empresa ideal para realizar um Marketing de Conteúdo com qualidade é a Agência Sense. Contamos com uma excelente infraestrutura e com os melhores profissionais do mercado. Temos o objetivo de fazer com que nossos clientes sejam, além de referência no segmento que atuam, uma grande fonte de informações sobre determinado ramo.

Contamos com uma equipe criativa que se empenha ao máximo para produzir um conteúdo que seja relevante para seu cliente. Baseando-se na criação de persona e no que você pretende alcançar com o Marketing Digital.

Gostou desse artigo? Achou interessante? Então venha para a Agência Sense, teremos o maior prazer em lhe atender e oferecer um excelente serviço.

Conteúdo Desenvolvido Pela Agência Sense
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