Como escolher uma agência de marketing digital?


Como escolher uma agência de marketing digital?

Já faz parte da rotina empresarial traçar estratégias para melhorar os resultados obtidos no âmbito empresarial. Para os empresários que encontraram no Marketing Digital uma opção para alavancar as vendas, uma pergunta pode vir a mente:

Como escolher a Agência de marketing digital ideal?

Essa é uma pergunta natural e recorrente. Afinal, quando se trata dos investimentos que sua empresa faz, todo o cuidado é pouco, não é mesmo.

Como você provavelmente já sabe o que faz uma agência de marketing digital e está à procura de uma que atenda suas necessidades corporativas, tomamos a liberdade para listar algumas dicas valiosas no momento em que for escolher uma agência de marketing digital ideal.

Conheça sua empresa e necessidades

Antes de contratar uma agência de marketing digital, é preciso compreender exatamente as necessidades da sua própria empresa.

Quais são suas metas? Vender mais? Aumentar o tráfego do seu site? Gerar leads?

Existem muitos serviços específicos dentro de uma agência de marketing digital, cabe identificar as necessidades da sua empresa e direcioná-las no trabalho ideal.

Por exemplo, para aumentar o tráfego do site, o ideal é um trabalho conjunto entre link patrocinado, Marketing de Conteúdo e SEO, a fim de atrair visitantes. Já para gerar leads, o recomendável é investir no Marketing de Conteúdo. Para ter mais clientes e, consequentemente, aumentar as vendas, é aconselhável investir no Inbound Marketing.

Justamente por essas razões, conhecer sua empresa e suas necessidades é o primeiro passo no momento em que for escolher uma agência de marketing digital.

Conheça o trabalho da agência de marketing digital

Agora que você definiu as necessidades da sua empresa, chegou a hora de conhecer mais sobre as agências de marketing digital que despertaram o seu interesse.

Como escolher uma agência de marketing digital?

O primeiro passo é verificar o site da própria agência. Afinal, é através dele que você conhecerá, pelo menos em um primeiro momento, o trabalho realizado pela agência.

Se o site lhe agradou, busque, agora, informações a respeito dos clientes da agência. Isto é, o portfólio e os cases de sucesso.

Com o portfólio e dos cases você conhece mais sobre a capacidade e potencial da agência. Através das referências obtidas, você conseguirá tomar uma decisão mais embasada, diminuindo as chances de erros durante a escolha pela agência ideal.

Além disso, você pode entrar em contato com os clientes da agência, a fim de conseguir ainda mais informações sobre a agência.

É interessante questionar, também, a respeito de prazos e do grau de satisfação das empresas que são clientes da agência de marketing digital que lhe interessa.

Medidas como essas facilitam  a escolha, deixando você mais confortável e seguro da decisão tomada

Mercado

Diferentemente de outros segmentos, o marketing digital é relativamente novo no mercado, já que surgiu após a popularização da internet, a partir dos anos 2000.

Portanto, não há porque focar no tempo de mercado ao escolher uma agência. É interessante centrar as atenções na qualidade e eficiência do trabalho realizado pela agência de marketing digital.

Conheça a estrutura e localização da agência

Saber mais sobre o trabalho é essencial. Contudo, não para por aí. Conhecer a estrutura física da empresa oferece um contato pessoal necessário antes de fechar um eventual contrato.

Ao visitar a agência de marketing digital que despertou seu interesse, você conhece o ambiente na agência, a equipe de colaboradores e os responsáveis pela gerência, geralmente os diretores ou supervisores.

Ao conhecer o ambiente, é possível perceber como funciona a rotina da agência, o nível de motivação da equipe. Um clima agradável melhora o rendimento, refletindo diretamente nos projetos da agência.

Esse contato mais próximo com a agência pode ser decisivo na hora de fechar ou não um contrato.

É verdade, porém, que o serviço de marketing digital pode ser feito à distância, sem quaisquer problemas. Entretanto, sabemos que o olho no olho e a visita muitas vezes fazem a diferença. Principalmente quando estamos falando de uma prestação de serviço que envolve o seu negócio.

Portanto, não se deve ter receio, conheça a estrutura da empresa e sua localização. Com certeza facilitará no momento que for escolher a agência de marketing digital ideal.

Procure por certificações na agência

No momento em que for procurar mais informações sobre a agência, procure conhecer mais sobre as certificações da agência.

Nos últimos anos, o marketing digital cresceu muito em todo o país. Com isso, consequente aumentou o número de agências no mercado. Ou seja, há um leque enorme de opções à disposição.

Justamente por isso, é recomendado dar preferência às agências de marketing digital que possuam certificações e parcerias com grandes empresas, como Google e Hubspot, duas referência no mercado digital.

Uma empresa certificada garante um trabalho mais acurado e eficaz, com maiores chances de oferecer o retorno em cima do seu investimento.

Então, busque informações sobre a equipe, verifique se são certificados. Quando mais preparada for a agência, mais segurança para o seu negócio.

Peça uma consultoria

Está é, via de regra, um das últimas etapas antes de tomar a decisão pela agência de marketing digital ideal para atender as necessidades da sua empresa.

A consultoria, geralmente gratuita, é o momento em que são traçadas estratégias para a realização do projeto de marketing digital ideal para o seu negócio.

Os representantes analisam o site da sua empresa, identificam problemas e, logo, buscam a melhor forma de combatê-los, oferecendo as soluções necessárias para que sua empresa alcance o sucesso no marketing digital.

A consultoria é onde todas as dúvidas são sanadas, o momento certo para conhecer os serviços ideais para o seu negócio.

Adeque-se à sua realidade

Às vezes, o barato sai caro.

Pode parecer um tanto quanto clichê. Entretanto, essa frase é facilmente aplicada quando falamos de marketing digital.

Para contratar uma agência, obviamente que será necessário realizar um investimento. Por isso, ao escolher a agência de marketing digital ideal, não se deve pensar somente com o bolso; mas, sim, com um olhar mais atento ao custo-benefício.

O investimento feito no marketing digital são os meios que justificam os fins. Ou seja, o foco deve estar no retorno que os serviços trarão ao seu negócio.

Claro, deve-se pensar sempre de acordo com a realidade da sua empresa, nada de loucuras.

Imagine que sua empresa necessite apenas de um serviço pontual. Não há porque investir em serviços que não lhe convém. Adequar-se às suas demandas é essencial no momento em que for escolher uma agência de marketing digital.

Invista no marketing digital

Agora que chegamos ao final deste artigo, com certeza você já sabe como escolher a agência de marketing digital ideal para o seu negócio. Basta ficar atento às dicas e você fará a escolha certa.

Lembre-se: analise bem e você saberá como avaliar as agências de marketing digital.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados