Como fazer anúncio no facebook


A presença de uma empresa no Facebook é uma das estratégias mais importantes para que a marca alcance seus objetivos no Marketing Digital.

No Facebook, você tem duas formas de atingir seu público-alvo e fazer com que as suas publicações cheguem ao maior número de pessoas: através do alcance orgânico e por meio de publicidade, ou seja, anúncios criados no Facebook Ads.

É exatamente sobre este último ponto que vamos falar hoje.

Isso porque muitos acreditam que as estratégias assertivas nesse meio são gratuitas ou não demandam investimento constante, porém as empresas precisam separar uma verba para os anúncios. Acompanhe!

Por que apostar em anúncios no Facebook?

As principais vantagens de investimento no Facebook envolvem o custo e a possibilidade de alcançar um público mais assertivo.

Esse é um investimento democrático e acessível. Afinal, você mesmo pode determinar quanto está disposto a gastar, desde que respeite os valores mínimos diários para cada tipo de campanha.

Além disso, o Facebook conta com diversas funcionalidades para segmentar públicos, assim é possível selecionar diversas características como região geográfica, idade, sexo, hábitos de consumo, preferências, conexões, interesses, entre uma infinidade de opções disponíveis no Gerenciador de Anúncios.

Sem contar com a grande variedade de formatos para aumentar o engajamento em posts ou obter novos leads, além de mensuração de resultados.

Passo a passo de como fazer anúncio no Facebook

Confira agora um passo a passo básico de como criar um anúncio no Facebook Ads:

  • Crie uma conta de negócios

Para começar, crie uma página de fãs no Facebook, pois todos os anúncios estão atrelados a uma página fanpage.

Se você já tem um perfil pessoal, é só fazer login no Facebook e clicar em “Criar página” na barra superior.

Na próxima tela, você precisa escolher o tipo de página que quer criar: “Negócio ou marca” ou “Comunidade ou figura pública”.

Em seguida, você precisa escrever o nome de sua página e a categoria em que seu negócio se encaixa.

  • Escolha seu objetivo

Agora sua página já está criada e podemos criar o anúncio. Para isso, clique novamente em “Criar” na parte superior da tela e, depois, em “Criar anúncio”.

Uma nova aba com o Gerenciador de Anúncios do Facebook será aberta. É aqui que você poderá criar e acompanhar as campanhas de anúncios para sua página.

É a hora de definir o objetivo da campanha, ou seja, o resultado que você quer alcançar.

O Facebook divide os objetivos das campanhas em 3 blocos, do reconhecimento, consideração e conversão.

Os anúncios de reconhecimento é um formato para quem deseja trabalhar na construção de marca para aumentar a visibilidade, buscando vendas ou uma ação imediata.

Os anúncios de consideração são aqueles que buscam algum tipo de resposta da audiência. Você vai encontrar formatos para engajamento, geração de leads e tráfego para suas outras páginas.

Já os de conversão, como o próprio nome já diz, têm como objetivo as vendas. Aqui, você consegue fazer as pessoas executarem alguma ação em sua página, site ou aplicativo.

Depois disso, dê um nome para sua campanha. Quando terminar, clique em “Continuar”.

  • Defina sua audiência

Essa é a etapa que vai definir para quem a campanha será exibida.

Além de dados demográficos (como sexo, idade, país e estado), é possível selecionar interesses e alguns comportamentos.

Para isso, escolha a opção “crie novo público”. Conforme for preenchendo os dados, o Facebook exibe uma estimativa do alcance da campanha, quantos cliques que o anúncio pode conseguir e se ele é amplo ou específico.

Agora em “localizações”, escolha as cidades, regiões ou países. Se quiser aumentar ou diminuir a área de alcance, basta clicar em “Incluir” ou “Excluir” e escolher mais regiões.

Em “Gênero”, você pode escolher mostrar o anúncio para homens, mulheres ou ambos.

Já na sessão de “direcionamento detalhado”, você tem que escrever os principais interesses de seu público. Uma dica é criar uma persona e levantar o maior número possível de informações.  

  • Escolha onde veicular o anúncio

Vá para posicionamentos para definir os formatos e em quais canais os anúncios serão veiculados. Se preferir, pode selecionar “posicionamentos automáticos”, assim o Facebook vai exibir na plataforma que ele acha mais eficaz para sua campanha.

  • Defina o orçamento e programação

Agora você precisa definir o orçamento da campanha, ou seja, o quanto quer gastar.

O Facebook permite quatro opções: visualizações de página destino, cliques no link, impressões e alcance único diário.

Depois disso, defina o valor do investimento diário para a campanha em “Orçamento”.

Em seguida, escolha entre veicular a campanha continuamente a partir de hoje ou escolher uma data de início e término. Clique em “Continuar” no fim da página.

  • Personalize seu anúncio

Agora, é preciso escolher o título, texto e imagens do anúncio.

Escolha o formato do anúncio de acordo com seus objetivos. Mais abaixo, defina a imagem ou vídeo que irá ilustrar o anúncio. Selecione a imagem e clique em “continuar”.

Adicione o título e texto principal. Em “chamada para a ação” você deve escolher qual a ação que você deseja que as pessoas realizem ao clicarem em seu anúncio.

Pronto! Clique em “continuar” no fim da página. Agora configure uma forma de pagamento (cartão de crédito ou Paypal) e clique em continuar.

Seu anúncio será analisado pelo Facebook. Quando for aprovado, ele será veiculado.

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