Como fazer um plano de marketing digital para sua empresa


Independente do segmento e tamanho da empresa, um planejamento de marketing digital de qualidade é essencial para guiar as ações estratégicas do negócio e alcançar os melhores resultados.

Um planejamento de marketing elaborado pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu negócio. Ele é uma ferramenta de crescimento que garante a produtividade dos processos, reduz riscos e mantém a competitividade da empresa no mercado.

Quer aprender como fazer um plano de marketing digital? Aqui você encontra um guia completo. Continue a leitura e confira!

O que é um plano de marketing?

Um plano de marketing é um conjunto de ações que a empresa tomará com o objetivo de alcançar os melhores resultados em suas campanhas.

O planejamento pode ser voltado para a divulgação da marca, produto ou serviço, e servirá de norte para guiar as estratégias da empresa na rede.

O plano de marketing é um documento que fornece informações chave para o negócio, como concorrentes, público-alvo, personas, ferramentas a serem utilizadas, entre outros.

Lembrando que o plano vai depender das características de cada empreendedor e empreendimento. Por isso, a fase da pesquisa é uma das mais importantes no processo, como veremos mais a seguir.

Um bom plano de marketing digital reduz problemas e projeta resultados para melhores argumentos em negociações e investimentos.

Com um plano de marketing digital objetivo e direto, você tem inúmeros benefícios, entre eles:

  • Traçar metas e objetivos realistas;
  • Detalhar estratégias;
  • Criar um panorama da empresa em relação ao mercado;
  • Conhecer melhor seu público-alvo e entender como alcançá-lo;
  • Identificar vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes;
  • Obter um mapeamento e desempenho completo das ações com relatórios e avaliações;
  • Justificar investimentos financeiros;
  • Visualizar com clareza os números do funil de vendas.

Como fazer um planejamento de marketing digital?

Para começar a fazer um plano de marketing digital, é preciso conhecer bem o seu mercado de atuação, já que as ações tomadas vão influenciar desde o planejamento até a execução da campanha.

Se você não entende muito do assunto, o ideal é contar com um especialista na área, ou seja, um analista de marketing para desenvolver um plano para sua empresa.

Assim, ele fará todo o acompanhamento do que foi elaborado para possíveis correções e mudanças.

Vale ressaltar que, o plano representa o posicionamento de seu negócio, desta forma, ele deve estar de acordo com a missão, visão, valores e objetivos dela. Outra coisa muito importante é que todas as ações devem ser registradas, sem exceção.

Agora que você já sabe o que é plano de marketing e sua importância, vamos ao passo!

A pesquisa

É onde tudo começa! A pesquisa deve considerar o cenário em que sua empresa atua, o máximo de informações possíveis a respeito de seus concorrentes e o público-alvo, entre outros detalhes.

Para realizar sua pesquisa, pense nos objetivos que você quer alcançar com esse plano e estabeleça prazos de curto e longo prazo, como aumento na geração de leads ou fidelização de clientes, por exemplo.

Além disso, pesquise sobre os hábitos online dos clientes e da concorrência também. Saiba qual a linguagem usar com suas personas para garantir que sua mensagem seja a mais efetiva possível.

Durante a elaboração do plano, é fundamental analisar fatores que podem vir a influenciar as atividades de sua empresa, como forma de precaução.

O plano de ação

Após a pesquisa, é hora de colocar o plano em ação!

É preciso definir quais são os canais que serão trabalhados, ou seja, os tipos de redes sociais mais adequados para sua audiência. Isso porque cada uma tem o seu tipo específico de linguagem.

Em seguida, deve-se escolher o formato do conteúdo, que será um elemento fundamental para atrair o público-alvo. É necessário criar conteúdos de qualidade e relevantes.

Não se esqueça de fazer o monitoramento constante dos resultados dessas ações para entender se o seu planejamento de marketing está funcionando.

Isso inclui verificar o número de visitas do site, a origem de cada visita, a compra dos produtos ou serviços oferecidos, taxa de cadastros, páginas com maior número de acessos, entre outros.

Além disso, o cronograma é primordial nesta fase e deve ser feito para garantir o controle da frequência das publicações nas redes sociais e distribuição de conteúdos na internet, seguindo os critérios de acordo com o perfil do público.

Uma questão que também deve ser considerada são os recursos disponíveis, tanto materiais e intelectuais, para que possamos planejar os aspectos financeiros do seu marketing.

Defina os gastos de determinado período, pode ser mensal, trimestral ou até mesmo anual.

Execução

Procure sempre seguir o cronograma a risca e produza conteúdos criativos e de qualidade para o seu público, de forma a criar engajamento e fazer com que o reconhecimento de sua empresa cresça.

Análise de dados

De nada serve um plano de marketing digital se você não tiver os resultados de sua campanha. Para isso, existem várias ferramentas que são ótimas para analisar e mensurar os números de visitas, cliques e conversões.

Assim, você terá acesso a informações de extrema importância para o seu negócio, como o ROI (retorno sobre investimento) e o CAC (custo de aquisição de clientes).

Agora você já sabe como fazer um plano de marketing digital completo, desde a elaboração até a execução.

Montar um plano para as ações de marketing digital é fundamental para o sucesso de sua empresa. Sem isso, você não tem uma direção e nem metas definidas.

Além disso, o planejamento de marketing digital garante a elaboração de relatórios mais simples para o acompanhamento de resultados de suas estratégias, bem como aprovação de novos investimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados