Saber como impulsionar publicação no Facebook é fundamental para aumentar o alcance dos seus posts e ganhar maior visibilidade no meio digital.
Isso porque, ao contrário do que muita gente pensa, uma postagem no Facebook não é automaticamente exibida para todos os fãs de uma página.
Portanto, se você tem uma fanpage na rede social, é provável que já tenha visto uma oferta desse tipo.
Mas, por mais simples que seja impulsionar um post, você sabe como aproveitar o recurso do jeito certo? É o que você vai aprender hoje!
O que é impulsionar publicação no Facebook?
Lançada em 2012, o impulsionamento de publicações é uma forma mais simples de fazer anúncios no Facebook.
O recurso de impulsionamento visa mostrar uma determinada publicação a um público-alvo definido, aumentando seu alcance.
Em resumo, você pode usar essa ferramenta para alcançar mais pessoas interessadas no seu negócio, aumentando acessos e vendas.
Hoje, o impulsionamento segue as regras mais adequadas para a performance dos anúncios corporativos, com foco em conteúdos que engajam e conquistam usuários da rede social.
Por que impulsionar um post no Facebook?
Fazer o impulsionamento de um post é a maneira mais rápida de criar um anúncio assertivo e atingir um público muito maior do que o seu número usual de visitantes.
Sendo assim, o Facebook recomenda que as publicações sejam impulsionadas para fazer com que mais pessoas reajam, compartilhem e comentem no seu conteúdo, gerando maior envolvimento, engajamento e visibilidade.
Por aumentar as chances de ser visto na rede social, você também pode alcançar usuários que não seguem sua página.
Isso porque os anúncios são direcionados para públicos específicos, conforme a sua configuração no momento do impulsionamento.
Além disso, o post impulsionado pode conter um Call-to-Action para levar as pessoas a tomar outras ações, como se inscrever em uma newsletter, baixar um ebook, entre outros.
Estas são algumas possibilidades do impulsionamento de publicações:
- Escolher um público-alvo: posts impulsionados podem ser mostrados para uma audiência de sua escolha. É possível definir localização, interesses e mais. Você também pode criar uma audiência customizada, baseada em contatos que já tem, ou pessoas que têm um perfil parecido com aquelas que já curtem sua página.
- Localizações: o Facebook oferece três localizações para seus posts impulsionados serem mostrados: Facebook, Instagram e Messenger.
- Orçamento: a quantidade paga para impulsionar um post depende de quanto você quer pagar. Pode-se selecionar um orçamento pré-definido ou customizar o valor. Posts impulsionados requerem um mínimo de 1 dólar por dia.
- Programar posts: há a possibilidade de definir por quanto tempo você quer que seu anúncio fique no ar, escolhendo um intervalo (7 dias, por exemplo) ou uma data para o anúncio terminar.
- Aparência do anúncio: o anúncio terá exatamente a mesma aparência que a publicação em que foi baseado. A única diferença é que a palavra “Impulsionado” aparecerá no canto superior esquerdo do post e você poderá adicionar um botão de Call to Action, se desejar.
Vale a pena impulsionar publicação no Facebook?
Com certeza a resposta é sim!
Afinal, é a chance de expandir seu alcance, multiplicar sua audiência e mostrar os diferenciais da sua empresa em uma das redes sociais mais populares.
Fazer um investimento financeiro com os anúncios patrocinados é uma estratégia que garante novos seguidores, maiores interações na sua página e captação de novos leads, o que é essencial para o crescimento do seu negócio.
Basicamente, um simples impulsionamento pode resultar em mais conversões, vendas e lucros para sua empresa – isso vai depender apenas da sua habilidade em usar a ferramenta.
O que é necessário para impulsionar uma publicação?
Para impulsionar sua publicação no Facebook, você só precisa ter:
- Uma página comercial do Facebook ativa (devidamente vinculada ao seu perfil pessoal);
- Ter publicações que possam ser impulsionadas;
- Ter uma função na fanpage que permita que você anuncie (administrador, moderador, editor ou anunciante).
Importante ressaltar que antes de sair impulsionando seus posts, analise se a sua página está atualizada e pronta para receber seus novos visitantes.
Razões mais comuns que impedem o impulsionamento:
- Fotos e vídeos de capa e fotos de perfil não podem ser impulsionados. Se você quiser criar um anúncio com essas imagens, deverá carregá-las como novas publicações na linha do tempo;
- Rascunhos devem ser publicados antes de qualquer ação;
- As notas também não entram na categoria de anúncios, e precisam ser transformadas em publicações;
- Os vídeos programados e transmissões ao vivo só podem ser impulsionados por páginas com o selo azul de autenticidade;
- Os álbuns não podem ser impulsionados. Se quiser anunciar as imagens, escolha apenas uma para criar sua publicação;
- Publicações compartilhadas não podem ser anunciadas, pois não são consideradas conteúdo original;
- Publicações expiradas não são consideradas relevantes e não têm opção de impulsionamento;
- Para criar qualquer anúncio no Facebook, você precisa estar com a conta ativada no Gerenciador de Anúncios;
- Se for detectada atividade incomum na conta, você pode ter as opções de impulsionamento e pagamento bloqueadas;
- É vetada a promoção de conteúdos que violam as políticas de publicidade e de comunidade do Facebook.
Como impulsionar uma publicação no Facebook?
Se você já segue os requisitos acima, siga estes 9 passos:
- Vá até sua página;
- Encontre o post que deseja impulsionar;
- Clique no botão azul de impulsionamento no post (às vezes, quando uma publicação na página da empresa está performando melhor que as outras, o Facebook mostra em seu feed de notícias esse mesmo botão azul de impulsionamento. Ele serve como um atalho para que você crie rapidamente um anúncio);
- Selecione sua Meta, ou seja, o objetivo que quer alcançar com este impulsionamento. O Facebook oferece diversas opções, mas as principais são: aumento de visitantes para o seu site, obter mais engajamento, receber mais mensagens e obter mais visualizações de vídeo.
- Você verá diversas opções clicando em Audiência. Selecione aquela que corresponde ao público-alvo que você deseja atingir e clique em Criar nova audiência. É possível escolher dentre gênero, idade, localização (perto de determinado endereço, região ou até mesmo no mundo todo), interesses, dados demográficos e comportamento;
- Na seção sobre Orçamento, defina quanto você quer gastar com seu post impulsionado. Você pode escolher entre um orçamento pré-determinado ou escolher o seu próprio;
- Em Duração, escolha quanto tempo seu anúncio ficará no ar com uma opção pré-determinada ou customizada;
- Selecione uma opção em Pagamento;
- Clique em Impulsionar e Pronto!
Esse tipo de anúncio costuma ser revisado pelo Facebook em menos de 60 minutos. No entanto, em alguns casos, pode demorar mais.
Para cancelar uma publicação impulsionada no Facebook, você só precisa acessar a guia Central de anúncios na sua página e localizar o anúncio.
Então, basta clicar em Configurações e selecionar Excluir anúncio. Seu anúncio será interrompido imediatamente.
Agora que você já aprendeu como impulsionar publicação no Facebook, tenha em mente que para criar anúncios com alto potencial de viralizar é necessário escolher um post relevante, de qualidade e que esteja de acordo com os interesses do seu público-alvo.