Como marketing e atendimento se complementam?


O marketing e o atendimento são habilidades similares e objetivas, mas implementam diferentes abordagens.

As equipes de atendimento ao cliente resolvem problemas relacionados ao produto e educam o cliente sobre o funcionamento do mesmo.

Por outro lado, o marketing garante o material ideal para qualificar o seu futuro cliente, visando às vendas. Acompanhe o post abaixo e entenda como o marketing e o atendimento se complementam!

Qual a importância da equipe de marketing?

A equipe de marketing é responsável por auxiliar a equipe de atendimento/vendas da empresa.

Isso porque a equipe de marketing garante um diagnóstico bem preciso do mercado, entendendo quem é o seu público-alvo, realizando um bom planejamento e escolhendo as melhores estratégias para o seu negócio.

Assim, ele também irá realizar o acompanhamento de métricas e poderá avaliar o que dá mais retorno e faz mais sentido para o seu negócio. Além disso, ainda vai ajudar a melhorar a imagem da sua marca e o engajamento do público com o seu produto.

Em outras palavras, o marketing cria um relacionamento de confiança com o cliente através de conteúdos e campanhas nas mídias sociais, até que ele se sinta confiante para fechar negócio com sua empresa.

No marketing, o foco é no cliente e em como o atendimento será feito, pois será assim que as relações serão estabelecidas.

O que faz a equipe de atendimento?

A equipe de atendimento ou de vendas é responsável por explicar pessoalmente ou através de algum meio de comunicação, as vantagens e diferenciais que o seu produto ou serviço oferece. , e como ele pode solucionar o problema que o consumidor precisa resolver.

Ou seja, ela entrará em contato diretamente com o consumidor. Por isso, o processo de comunicação é tão importante nessa etapa. Com o marketing é possível entender onde o lead se encontra no funil de vendas para fazer uma abordagem precisa.

Como o marketing e atendimento se complementam?

Embora cada equipe assuma responsabilidades específicas durante a jornada do cliente, é vital que elas trabalhem em harmonia.

Não adianta se as estratégias de marketing atraem milhares de possíveis clientes, mas a equipe de vendas não estiver bem treinada e informada para atendê-los, pois eles vão chegar até ela e desistir de fazer a compra.

As equipes precisam trabalhar em sinergia para prestar o melhor atendimento ao cliente, trocando sempre informações valiosas sobre a audiência e suas necessidades.

Dessa forma, é possível encaminhá-lo para a equipe de vendas no momento certo, tornando cada vez mais precisa a realização da conversão, otimizando o tempo e o trabalho da equipe de vendas, que passa a ser mais eficaz.

Enquanto o marketing, por exemplo, pode passar para vendas os dados importantes de sua atuação, a equipe de vendas, que está em comunicação direta com os clientes, pode fornecer para o marketing as principais dores e o que os clientes potenciais trazem como sugestão através do contato pessoal.

Assim, todo o processo fica cada vez mais eficiente para o crescimento de qualquer negócio, bem como a criação de imagem melhor para a marca, uma melhor gestão de comunicação interna e a satisfação dos clientes.

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