Como o certificado SSL ajuda o meu site


A privacidade dos usuários se tornou um assunto cada vez mais requisitado com ações que buscam aumentar a segurança dos dados de navegação e proporcionar ao visitante a melhor experiência possível.

Sendo assim, o primeiro passo se deu pela obrigatoriedade do uso de HTTPS nos sites. E para garantir que seu site seja legítimo e confiável, você precisa de um certificado SSL (Secure Sockets Layer).

Entretanto, esse não é o único motivo pelo qual é preciso utilizá-lo, e sua recomendação de uso não é apenas para sites como lojas virtuais.

O ideal é que qualquer página utilize essa ferramenta, pois ela proporciona outros benefícios em sua utilização, como o impulsionamento de seu ranqueamento em buscadores.

Hoje vamos mostrar o que é esse SSL, como funciona e como o certificado SSL pode ajudar o seu site a ter melhores resultados. Acompanhe a leitura!

O que é certificado SSL?

O certificado SSL quer dizer Secure Sockets Layer, que é de onde vem a criptografia. Ele é responsável por garantir a segurança de um espaço virtual.

Isso garante a proteção da comunicação na rede, que funciona no modelo Cliente – Servidor. Quando navegamos, acessamos dados em um servidor por meio de um navegador, chamado cliente.

Quando uma plataforma utiliza o SSL,o protocolo HTTP passa a ser HTTPS — Hyper Text Transfer Protocol Secure, ou seja, é a indicação do uso do certificado, além de conter o ícone do cadeado. Essa é a garantia de que a página utiliza a criptografia para a transmissão dos dados.

Isso funciona como uma barreira de proteção para ataques, pois utiliza a criptografia para proteger os pacotes de dados trafegados na rede. Dessa forma, somente quem tem a chave de acesso desse pacote conseguirá acessar as informações contidas ali.

E mesmo que um hacker capture os dados, não poderá interpretá-los ou alterá-los.

Esse tipo de certificado digital indica para o Google e para os internautas que o site é seguro para a navegação e inserção de dados.

Estes certificados são normalmente instalados em páginas web que pedem informações sigilosas dos usuários, tais como detalhes de pagamentos ou senhas.

Isso previne hackers de ler ou roubar informações de cartões créditos, de login, senhas, dados etc.

Além disso, um certificado SSL é necessário para provar aos usuários sua identidade, especialmente os de e-commerce ou os que utilizam servidores de e-mails.

Como identificar um site que utiliza SSL?

Quando um usuário acessar um site que está utilizando o protocolo SSL, irá notar que na barra de endereço de seu navegador, que o endereço passa a ser https:// no lugar do http://, que é padrão.

Portanto, o HTTPS significa “Hypertext Transfer Protocol Secure”.

Junto a isso, a maioria dos navegadores mostra um cadeado na barra de status no rodapé do navegador.

Além de proteger as informações, o certificado SSL garante um melhor ranqueamento no Google e gera mais confiança entre os clientes, por isso pode impulsionar as taxas de conversão do seu site.

Conheça os tipos de certificados SSL

Existem diferentes tipos de certificados. Cada tipo é indicado para modelos variados de sites e empresas. Conheça a seguir os 3 principais tipos de certificados SSL:

Validação do domínio

Esse é o modelo mais básico e popular entre os sites.

Ele é utilizado para conferir e validar o site, confirmando que os dados transmitidos entre a empresa e o usuário serão criptografados e as informações serão mantidas em segurança contra a interceptação de terceiros.

O certificado Domain Validated é indicado para sites e blogs que apresentem formulários de inscrição com dados pessoais para a captura de leads.

A emissão desse tipo de certificado é rápida, com o processo inteiramente automatizado e de baixo custo.

Validação da Organização

Esse certificado oferece uma validação mais abrangente. Incluindo a autenticação da empresa, o certificado SSL de validação da organização oferece um maior nível de segurança, além de permitir que os clientes saibam que podem confiar em seu servidor.

Além do domínio, ele também busca documentação, nome e localização da sede da instituição. Empresas que têm esse tipo de certificação apresentam muito mais credibilidade e confiança para o consumidor.

Para o usuário, a aparência no navegador é a mesma do certificado de Domain Validated, ou seja, um cadeado ao lado da URL.

Validação Estendida

O certificado SSL de validação estendida oferece um exame completo e muito mais aprofundado da sua empresa antes de emitir o certificado, passando por verificações extremamente minuciosas e auditorias anuais.

Esse tipo de SSL disponibiliza o maior grau mais avançado de segurança e confiança para o usuário. Para identificar esse tipo de certificação, além do cadeado ao lado da URL, o nome da empresa é exibido dentro da barra de navegação.

A validação estendida é mais indicada para empresas maiores, de médio e grande porte, como grandes e-commerces e órgãos governamentais.

Vantagens do certificado SSL para seu site

Além de manter os dados em segurança, a utilização do certificado SSL garante outros benefícios, confira:

Maior segurança

O uso do SSL é muito comum em e-commerces para proporcionar a segurança dos dados bancários. Entretanto, essa proteção também é importante em páginas que armazenam qualquer outro tipo de informação.

Como vimos, o SSL é exibido no navegador do usuário por meio de sinais. Um site com o cadeado, endereço na cor verde ou o domínio HTTPS mostra que há uma preocupação com as informações do cliente, desde sua navegação até dados sensíveis como senhas e dados bancários.

Relação de confiança

Se o ambiente for seguro e o usuário percebe que os seus dados são mantidos em segurança, automaticamente, é estabelecida uma relação de confiança.

Na era da informação, não há melhor maneira de estreitar laços e criar uma relação de longo prazo com os seus clientes do que demonstrando respeito e atenção aos seus dados.

Melhor posicionamento no Google

O Google prioriza sites que tenham uma estrutura segura e confiável em relação aos dados dos usuários.

Desta forma, o certificado SSL é um fator determinante para garantir resultados otimizados de SEO, ou seja, é importante para obter melhores posições nos mecanismos de busca.

Como vimos acima, o certificado SSL aumenta a credibilidade da marca ao passar segurança ao usuário e proteger os dados colhidos pela página. Isso melhora a experiência dos visitantes e gera maior retorno para a empresa.

Por isso, analise os modelos apresentados para escolher a melhor opção e confira os resultados de sua utilização, como a melhora no ranqueamento e na relação de confiança com o seu usuário.

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