Como vender pela internet


Começar um empreendimento online é uma excelente forma de ganhar um dinheiro extra e, até mesmo, iniciar seu próprio negócio e fazer sucesso na internet.

Tudo depende do seu esforço e planejamento. Se você fizer um trabalho sério e estruturado, é provável que você alcance seus principais objetivos em um curto espaço de tempo.

Você sabe como vender na internet? Se a sua resposta for não, então se prepare para ver dicas simples e práticas para começar a vender online a partir do zero! 

Saiba o que você vai vender

O primeiro passo é escolher o que você vai oferecer e o quanto vai cobrar. E, para isso, a melhor estratégia é conhecer bem a concorrência, tanto no mundo físico quanto no virtual.

Basicamente, existem duas opções: comercializar produtos de fabricação própria ou revender. Se optar pela comercialização de produtos de fabricação própria, tenha certeza de que terá espaço suficiente para guardar o seu estoque.

Já na revenda, vai depender de uma lista de possíveis fornecedores para encontrar o melhor custo-benefício.

Para acertar nessa primeira etapa do planejamento, estudo muito o seu mercado de atuação e as tendências do nicho escolhido.

Entenda o seu público alvo

Saber ao certo para quem você vai anunciar na internet é outro fator relevante para alavancar as suas vendas online.

Só assim poderá estudar os melhores meios para chegar até ele e veicular todas as suas ações. Por exemplo, as redes sociais podem ser uma ótima estratégia de acordo com o seu público.

É nesse momento também que deve definir se vai vender apenas para quem está perto de você ou também para outros estados ou até países.

Portanto, nessa etapa é importante ficar nos seguintes tópicos:

  1. A definição do público-alvo; 
  2. A situação do mercado em que você atua; 
  3. Quem são os seus concorrentes; 
  4. Quais recursos você tem em mãos para investimento; 
  5. Qual o diferencial da sua loja virtual.

Leia também: Público-Alvo: O Que É e Como Definir

Escolha uma plataforma de vendas online

Existem várias plataformas para você começar a vender online.

Por exemplo, é possível vender pelas redes sociais, que é uma opção mais econômica. Também existe o Facebook Marketplace para divulgação de seus produtos em grupos da rede.

Outras opções interessantes e com baixo custo são as vendas comissionadas via Hotmart, os anúncios pagos no Mercado Livre ou até criar seu próprio site ou e-commerce.

Porém, ao escolher realizar a criação de seu site, conte com uma agência especializada para desenvolver uma loja virtual com a infraestrutura necessária para uma excelente experiência aos seus clientes.

Além disso, você também pode optar pela plataforma WordPress, a qual oferece inúmeros temas para que as lojas virtuais sejam interativas e atraiam os seus consumidores. 

Faça um planejamento financeiro

Para evitar qualquer surpresa, não se esqueça de projetar suas despesas e receitas. Você deve levar em consideração o quanto pode e pretende gastar em investimentos de tecnologia, matéria-prima, marketing, logística, entre outros fatores.

Prepare seu estoque

É de extrema importância definir se vai produzir uma quantidade inicial de produtos e guardar ou se isso vai acontecer sob encomenda.

Defina a logística

A logística do envio e da entrega de produtos também deve ser avaliada no momento de promover loja virtual. 

Para isso, leve em conta os seguintes fatores: 

  • Recebimento dos produtos; 
  • Estoque de todos os itens; 
  • Envio dos pedidos para as transportadoras; 
  • Rastreamento dos produtos enviados; 
  • Controle de entregas nas mãos dos clientes.

Divulgue seu produto

Depois de ter todas essas informações definidas, basta começar suas ações para divulgar seu produto.

Você pode criar um blog, investir mais nas redes sociais e até mesmo separar uma verba para as mídias pagas.

Só não se esqueça de levar em consideração seu nicho e as necessidades do seu público-alvo para criar campanhas assertivas.

Leia também: Marketing Digital: o que é, estratégias, como fazer (2021)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados