Como vender pela internet: aprenda como vender produtos online


Saber como vender pela internet é uma excelente oportunidade para quem quer iniciar seu próprio negócio sem ter que sair de casa.

Como sabemos, o hábito dos consumidores mudou muito ao longo dos anos e, por isso, se adequar a esse novo jeito de comprar garante o funcionamento do seu empreendimento. 

Se comprar pela internet é fácil, vender por ela também pode ser. Você só precisa ter um planejamento estruturado e as ferramentas certas. Assim é provável que você alcance seus principais objetivos.

Você sabe como vender na internet? Se a sua resposta for não, então para te ajudar preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber para começar a vender online.  

Se prepare para ver dicas simples e práticas para promover loja virtual com sucesso. Vamos lá?

Por que vender online?

As lojas virtuais estão dominando o mercado brasileiro cada vez mais. Como a tecnologia tem avançado rapidamente em todos os setores, a confiança em sites e em efetuação de pagamentos online aumentou. 

As vantagens das compras online para o consumidor também são inúmeras, como preços menores, fácil comparação de preços, comodidade, grande oferta de produtos e serviços, entrega rápida e acesso a avaliações de outros consumidores.

Isso significa que está mais fácil do que nunca começar um negócio online, com excelentes perspectivas de crescimento para os próximos anos.

Existem diversos benefícios para quem deseja vender pela internet, como a redução dos custos, já que as lojas virtuais não precisam de vendedores, um local físico e gasto com contas de energia, luz, limpeza, segurança, entre outros.

As lojas virtuais nunca fecham, ou seja, as vendas podem ser realizadas a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana. Além disso, também não há limites geográficos para os clientes, desde que você consiga fazer as entregas.

Os custos do frete são pagos pelo consumidor e mesmo quando a loja resolve oferecer frete grátis, os gastos são menores do que os de manter uma loja física.

Como outra vantagem, na internet os dados sobre o comportamento do usuário, histórico de compras e várias outras informações são facilmente armazenadas e coletadas. Isso garante o desenvolvimento de estratégias de marketing para gerar as melhores ofertas para os clientes.

Se você ainda é um novo empreendedor, com certeza quer entender melhor como vender na internet e promover sua loja online.

Então, saiba que há muitos tipos de exemplo de promoção de vendas, isso porque esses empreendimentos estão hospedados em plataformas de confiança do público, que podem ser definidos como e-commerce e marketplaces. 

O que é e-commerce?

O e-commerce (ou comércio eletrônico, em português) é a comercialização de produtos e serviços pela internet, onde as transações são realizadas via dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones.

O e-commerce tem o intuito de divulgar somente os produtos da sua marca. E engana-se quem pensa que e-commerce é somente uma loja virtual.

Na verdade, a loja virtual é um dos canais de vendas do e-commerce, que é um termo utilizado para definir a promoção de produtos e serviços de um único segmento. 

A loja virtual é um website que permite realizar todo o processo de negociações de compra e venda de produtos ou serviços por meio da internet, desde a escolha até o pagamento.

Porém, também temos outros canais, como marketplaces, vendas nas redes sociais e até vendas por e-mail marketing.

O que é marketplace?

O marketplace é conhecido como uma espécie de shopping center virtual. É considerado vantajoso para o consumidor, visto que reúne diversas marcas e lojas em um só lugar, o que facilita a procura pelo melhor produto e melhor preço.

O marketplace também é outra maneira de você anunciar online gratuitamente. Diversas empresas mundialmente conhecidas participam desse mercado: Americanas, Shoptime, Walmart, Mercado Livre, OLX e Bom Negócio, por exemplo.

As pessoas que desejam vender pela internet em um determinado marketplace precisam se cadastrar (assim como os seus produtos) na plataforma.

Em troca de toda a estrutura e divulgação, será cobrada uma taxa, forma pela qual a empresa que gerencia o marketplace consegue monetizar e lucrar.

Anunciando seus produtos nos marketplaces, as empresas — grandes ou pequenas — ganham mais visibilidade e conseguem aumentar as vendas.

Dicas de como vender pela Internet

Vender online exige muito mais do que apenas criar um site de vendas, apresentar seus produtos ou serviços e sair pela internet compartilhando sua loja.

Por isso, vamos apresentar algumas dicas relevantes para que suas vendas sejam um sucesso.

Defina seu nicho de mercado e produto

Antes de tudo, defina qual é o seu nicho de mercado. Para isso, muitos aspectos devem ser considerados.

Para encontrar seu nicho e produtos ideais é preciso fazer antes uma boa pesquisa, alinhar as informações coletadas e depois fazer um planejamento que contemple o que você mais gosta com a demanda do mercado.

Defina o seu público-alvo e a sua persona para entender do que elas realmente precisam. Procure produtos que já existem sobre o assunto e analise o que eles não têm. Fique de olho também na concorrência!

Escolha a plataforma de vendas

Faça a escolha de uma plataforma confiável e que possibilite vendas personalizadas, sistema de pagamento automatizado, design responsivo e relatórios para que você possa acompanhar as vendas.

Além de toda infraestrutura necessária, invista em uma plataforma que ofereça inúmeros temas para que as lojas virtuais sejam interativas e atraiam os seus consumidores. 

Crie títulos e descrições claras de seus produtos

Uma das primeiras regras para vender online é criar títulos e descrições claras e objetivas sobre seus produtos.

Forneça todos os dados e características importantes sobre o produto que está sendo vendido para que os clientes não fiquem em dúvida e abandonem o carrinho de compras.

Utilize imagens de alta qualidade

Em uma loja virtual as suas imagens são sua vitrine. Portanto, escolha as melhores imagens para seu catálogo de produtos, garantindo uma excelente apresentação.

As imagens sempre devem ter qualidade excepcional para o máximo destaque.

Defina as formas de pagamento

Ofereça várias opções de pagamento para seus consumidores. Deixe claro para seu cliente que sua loja trabalha com uma política que assegura a privacidade dos seus dados pessoais.

Você pode utilizar intermediadores (empresas que terceirizam o pagamento dos clientes, como PagSeguro), Gateways (ferramentas presentes nas lojas virtuais e administradas por bancos) e integração direta (sistema capaz de conectar a sua loja virtual com as operadoras de cartão Cielo e Rede).

Defina a logística

É necessário elaborar um plano de logística para vender na internet. Para isso, leve em conta critérios como recebimento dos produtos, estoque de todos os itens, envio dos pedidos para as transportadoras, rastreamento dos produtos enviados e controle de entregas nas mãos dos clientes.

Anuncie seus produtos

Agora é hora de anunciar seus produtos para conquistar futuros clientes. Para isso, você precisa, principalmente, gerar confiança.

Você pode promover seu produto e divulgar seu conteúdo no blog, nas redes sociais, e-mails marketing e até vídeos de vendas.

Não deixe de investir também em mídias pagas, como o Google Ads. Isso porque você aparecerá nas primeiras buscas do Google, entre outros buscadores online. 

Pronto! Agora que você já sabe como vender na internet, é o momento de colocar em prática nossas dicas e começar a impulsionar suas vendas.

Tenha em mente que é fundamental ter o produto bem estruturado e para quem ele será oferecido. Procure entender seus clientes e ouvir o que eles têm a dizer, pois eles são a parte mais importante de seu negócio.

Além disso, escolha uma plataforma segura, confiável e mais automática possível. Assim, você não perde tempo com atividades burocráticas.

E não se esqueça de mensurar seus resultados frequentemente para analisar o que pode ser melhorado.

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