Conta Comercial do WhatsApp: como criar e usar


Não é novidade pra ninguém que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no mundo.

Porém, agora empresas de pequeno a grande porte podem ter acesso aos seus clientes através de uma conta comercial no WhatsApp Business.

Ele permite que o usuário crie um “perfil empresarial”, o que gera mais credibilidade e atesta que a marca da empresa é autêntica.

Os dados da empresa, como endereço físico, horário de funcionamento, e-mail e website ficam disponíveis nos detalhes do contato do perfil e podem ser visualizados por qualquer pessoa.

Além disso, o aplicativo coleta estatísticas para avaliar se as estratégias de comunicação da empresa estão funcionando.

Neste artigo, vamos mostrar as vantagens de usar as ferramentas do WhatsApp Business, quais são os tipos de conta comercial do WhatsApp e como fazer a migração.

Acompanhe!

O que é conta comercial no WhatsApp?

O WhatsApp Business é um conta comercial lançado para a atividade de atendimento ao consumidor, ou seja, para fins corporativos.

É possível usá-lo para esclarecer dúvidas, prestar suporte, receber sugestões e fornecer mais detalhes sobre seus produtos e serviços, por exemplo.

O WhatsApp tradicional para conversar com amigos e familiares, é de uso pessoal, e não tem as ferramentas necessárias para que o trabalho de relacionamento com clientes seja feito.

Já a conta comercial no WhatsApp é uma oportunidade para que a marca se aproxime do seu público, além de ter métricas para analisar as estratégias de comunicação.

O perfil comercial precisa usar o nome fantasia da empresa, pelo qual ele poderá ser mais facilmente diferenciado pelos usuários comuns.

Além disso, o WhatsApp estabelece algumas regras para a criação de contas comerciais, como administrar seus perfis e informar dados pertinentes como tipo de negócio, horário de funcionamento, endereço, meios de contato e outras coisas.

Para identificar uma conta comercial é preciso abrir o perfil dela, tocando na foto e depois no botão “Informações” (o “i” dentro de um círculo). Ali, será exibido, logo abaixo a foto do perfil a informação “Conta comercial”, de modo a deixar bastante claro de que não se trata de um perfil comum.

O WhatsApp Business é ideal para quem quer ter uma conta comercial, mas sem perder as conversas antigas ou o número de outros contatos.

Tipos de conta comercial no WhatsApp

Entre as contas de empresas, você vai ver três tipos:

Conta comercial regular

Toda conta criada no WhatsApp Business se torna uma conta comercial.

Ela disponibiliza o acesso às ferramentas do WhatsApp Business e tem o perfil com informações sobre o seu negócio. No entanto, ela ainda não foi confirmada e verificada como sendo da empresa e a marca não foi reconhecida como autêntica.

Uma conta comercial possui um ícone cinza com um ponto de interrogação em seu perfil (no aplicativo de quem está conversando com essa empresa).

Uma empresa não pode solicitar ou pagar para ter uma conta verificada ou confirmada. Isso é baseado em diversos fatores, como o preenchimento das informações de perfil.

Conta comercial oficial

Também conhecida como conta verificada, ela recebe uma verificação do aplicativo, atestando que a conta pertence a uma marca autêntica.

O nome verificado fica visível na lista de bate-papo, tela de bate-papo, grupo de bate-papo e visualização de contatos no lugar do número de telefone.

Uma conta verificada contém um ícone verde, que aparece ao lado do nome da marca, no cabeçalho das conversas.

Um diferencial é que o nome da empresa aparece no cabeçalho da conversa com o usuário, mesmo que ele não tenha o número do negócio adicionado em seu celular.

Conta comercial confirmada

Uma conta confirmada possui um ícone cinza com um tique, afirmando que o número de telefone desta conta corresponde ao número de telefone da empresa.

O símbolo cinza, porém, não atesta que a marca é verdadeira, como acontece com o símbolo verde da conta oficial.

Como funciona a conta comercial do WhatsApp?

Numa conta comercial do WhatsApp você preenche as principais informações sobre sua empresa para qualquer pessoa que clicar ver no seu contato. Assim, não é preciso gastar tempo respondendo perguntas básicas.

Etiquetas

O uso de etiquetas é uma forma de organizar seus contatos ou conversas. Assim, fica mais fácil encontrar as conversas para dar continuidade ao assunto.

Você pode criar tags com nomes e cores para separar as conversas por assunto ou tipo de cliente.

Para isso, toque em Configuração e Etiquetas para ver as etiquetas padrão do próprio aplicativo. É possível criar etiquetas novas em (+), mas a cor é automática.

Respostas automáticas

As mensagens automáticas são aquelas que podem ser configuradas para avisar aos seus clientes quando você está fora do seu horário de atendimento ou para dar as boas-vindas a novos clientes.

Outra ferramenta é a de respostas rápidas, em que você pode salvar as mensagens que envia com maior frequência e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns que sua empresa recebe, como preços, prazos de entrega, formas de pagamento, entre outros.

Para cadastrar respostas rápidas acesse Configurações e Configurações da Empresa. Você pode escolher entre editar três tipos de mensagens: de ausência, de saudação e de respostas rápidas.

Basta tocar em (+) para adicionar uma mensagem. É possível escrever um recado em texto e incluir emojis.

Estatísticas

A conta comercial do WhatsApp tem uma área de estatísticas, onde você consegue visualizar métricas para conferir se as suas campanhas de distribuição de conteúdo estão sendo efetivas, como quantidade de mensagens enviadas, recebidas, entregues e lidas.

Para acessar vá até Configurações, Configurações da Empresa e Estatísticas. Você encontrará um resumo do volume total de mensagens enviadas, mensagens entregues, mensagens lidas e mensagens recebidas.

Como fazer uma conta comercial no WhatsApp?

Agora vamos ao passo a passo para você configurar uma conta comercial no WhatsApp. Siga:

  • Baixe o app: o WhatsApp pode ser encontrado para Android ou IOS nas lojas de aplicativos.
  • Permissões do app: abra o aplicativo e aceite os termos e condições de uso. Permita também que ele acesse seus contatos, fotos e arquivos.
  • Insira o número de telefone: decida qual número será atrelado a essa conta, como o contato da sua loja ou escritório.
  • Configure seu perfil: insira o nome da sua empresa e uma foto de perfil. Logo após, nas configurações, preencha as informações de seu negócio, como categoria, horário de atendimento, endereço de e-mail e link para o seu site.

Como mudar o WhatsApp para uma conta WhatsApp Business?

  • Primeiro, faça um backup das conversas. Basta selecionar Conversas, Backup de Conversas. As conversas são enviadas para o Google Drive e podem ser acessadas a qualquer momento.
  • Após salvar as mensagens antigas no Google Drive, abra o WhatsApp Business e clique em Concordar e Continuar para dar início à configuração.
  • Informe o número de celular com DDD do WhatsApp que será transformado em uma conta comercial. Confirme em Avançar.
  • O sistema exibirá uma mensagem indicando que aquele número já é usado em uma conta regular. Para passar para a conta comercial, clique em Continuar.
  • Digite o código de autorização recebido por mensagem SMS.
  • Autorize o acesso do aplicativo aos contatos e outras informações do Smartphone.
  • Na tela seguinte, toque em Restaurar para recuperar as conversas salvas no Backup. Ao fim do processo, clique em Avançar.
  • Crie o perfil da empresa no WhatsApp Business. Após completar as informações de perfil, clique em Avançar. Pronto!

Vantagens do Whatsapp Business

Confira abaixo algumas das principais vantagens que o Whatsapp Business pode proporcionar para seu negócio:

Agilidade no atendimento

Diferente das ligações telefônicas e dos e-mails, no Whatsapp você tem a certeza que o cliente recebeu a mensagem ou não.

E melhor ainda: como as pessoas estão utilizando o Whatsapp o tempo todo, é bem provável que sua mensagem seja pelo menos recebida. 

Diversidade de Público

O público mais velho ainda oferece bastante resistência para redes sociais e e-mails. O que não acontece com o Whatsapp.

Comodidade

No Whatsapp o cliente escolhe a hora que quer falar com você, e isso o deixa muito mais confortável.

Com o aplicativo, ele pode visualizar e responder somente quando e se quiser, diferente das ligações, que às vezes os clientes deixam de atender imaginando ser um número indesejado.

Organização

Outra grande vantagem de fazer uso do WhatsApp Business é a facilidade de se organizar.

Isso porque o aplicativo oferece uma ferramenta para atribuir tags aos contatos, ajudando a saber, do que se trata.

Dessa forma, você pode separar os leads por estágio do funil de compras. Também é possível organizar o que são clientes, quais são os fornecedores e outros tipos de contato.

Com isso, você consegue retomar as conversas com mais controle do que falar em cada uma.

Segurança legal

O WhatsApp tem termos de uso que todos precisam concordar antes de utilizar. Entre eles está uma proibição do uso do aplicativo original para marketing.

Então, se você tem uma conta normal e a utiliza para enviar material promocional, informações dos seu negócio e falar dos seus produtos, você corre o risco de perder a conta.

Perder acesso a uma conta com a qual diversos clientes se comunicam regularmente pode ser desastroso para seu negócio.

Já com o uso do WhatsApp Business, você tem a permissão da plataforma para realizar as comunicações e distribuir o material que precisa, garantindo legalmente que não irá perder seu canal de comunicação.

Acesso a métricas

O uso do Whatsapp Business garante uma série de métricas que pode ajudar a direcionar seus esforços de marketing digital de forma mais eficiente.

Assim, com essas métricas “em mãos”, você garantirá que será possível saber se seus esforços estão dando certo e, também, o que é preciso modificar.

Com essas estatísticas oferecidas, você pode melhorar suas estratégias para alcançar os resultados desejados.  

Ser um negócio certificado pelo WhatsApp

A confiança do seu público é essencial para o processo de marketing e vendas, não é mesmo?

Por isso, o WhatsApp Business pode servir para diferenciar o seu negócio dos diversos outros negócios que não são confiáveis e seguros.

Ao usar o WhatsApp Business, você ganha um perfil comercial que garante ao seu potencial cliente que está se comunicando com um negócio legítimo ao invés de um esquema fraudulento.

Além disso, existem os selos de conta comercial oficial, que são liberados por empresas e marcas conhecidas.

Automatização de mensagens

Uma das vantagens principais do Whatsapp Business é a automatização de mensagens, inclusive de respostas.

Nesse caso, você garante que poderá responder um potencial cliente (lead), mesmo sem estar presente naquele momento, garantindo um contato imediato.

Entre as possibilidades de automatização de mensagens estão:

  • Mensagem de ausência (importante quando um lead ou um cliente comunica-se com a sua empresa fora do horário comercial);
  • Link curto (inclusão de um link curto para direcionar seu lead ou cliente, de modo a gerar tráfego para seu site, por exemplo);
  • Respostas rápidas (permite a criação de atalhos para respostas prontas, evitando a necessidade de digitação a todo momento).

Importante!

  • Não é possível usar simultaneamente o mesmo número para a conta pessoal e empresarial.
  • Para atrelar um número de celular à sua conta comercial no WhatsApp, ele não pode ter sido usado anteriormente no aplicativo por seis meses.
  • É permitido usar conta comercial no WhatsApp com telefone fixo.

Agora que você já sabe como usar uma conta comercial do WhatsApp, use essa ferramenta profissional como um canal estratégico de comunicação com o seu público.

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