Criação de sites, Responsivos, Institucionais, Dinâmicos conheça todos os tipos


Atualmente, todos nós sabemos que criar um site é algo essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Isso se deve principalmente porque a internet se concretizou como o principal meio de propagação e compartilhamento de ideias e informações. Sendo assim, ela é fundamental para a negociação de produtos e serviços para alavancar os resultados.

Em resumo, a presença online de empresas já não é mais uma mera opção, é uma necessidade.

Estar ausente do ambiente virtual cria muitas barreiras, dificultando a comunicação e o retorno de clientes, que costumam dar preferências ao conhecido. Por exemplo, ao procurar por uma solução, o cliente pode escolher  o concorrente, caso já tenha visto referências na internet. 

Além disso, você pode utilizar seu site para fortalecer a credibilidade do seu negócio e ter um insight estratégico de com acordo com o comportamento dos usuários.

Mas você sabe quais são os tipos de site que existem? Preparamos este artigo para você aprender quais são as finalidades e os recursos de cada um deles para fazer a melhor escolha.

Continue a leitura e confira!

O que é um website?

O que chamamos de site aqui no Brasil, é chamado de website no idioma inglês. Então vamos dividir as duas palavras: web e site.

A palavra site pode ser traduzida para o português como lugar ou sítio. Já a palavra web quer dizer rede. Mas na prática, website e site quer dizer a mesma coisa, e tem as mesmas finalidades.

No caso da internet, é o lugar onde se agrupa as informações. O site é uma coleção de páginas da web organizadas e localizadas em um servidor na rede.

Ele pode tratar de diversos assuntos e disponibilizar as informações em forma de conteúdo de texto e mídia, através da digitalização de um endereço no navegador (chamado de domínio).

Em outras palavras, um site é como um livro que reúne várias páginas, só que online.

Sendo assim, existem vários tipos de site para fins comerciais, como institucional, loja virtual, blog e one page (como as landing pages). Mas isso, veremos detalhadamente a seguir.

Os principais objetivos da criação de sites é fazer com que sua empresa seja encontrada de forma online, atender as demandas dos clientes e funcionar como um canal de comunicação.

Para a criação de sites corporativos, ele precisa ter algumas características importantes, como:

  • Páginas rápidas e objetivas;
  • Ser responsivo e com design otimizado para diversos dispositivos;
  • Ter conteúdo de valor;
  • Informações atualizadas;
  • Serviços online (dependendo do nicho de mercado).

Um site bem estruturado é o diferencial para que sua empresa seja notada no mundo digital.

Por que ter um site?

Agora que você já sabe o que um website, vamos falar das principais vantagens da criação de um site para sua empresa. Vamos lá?

Fortalece sua marca

Se você quer construir e fortalecer sua marca, para que ela seja reconhecida, lembrada e recomendada pelo público, ter um site é o primeiro passo.

Sabemos que, para alcançar esses objetivos pode até demorar, mas se você tiver as ferramentas certas, pode chegar lá mais rápido.

Marcar presença online com um site responsivo, atualizado e que proporcione uma excelente experiência ao visitante é a melhor maneira de induzir confiança e credibilidade perante seu público.

Isso porque a criação de sites passa uma imagem profissional para os consumidores.

Aumenta seu alcance

A criação de sites otimizados e funcionais garante um alcance muito maior, ou seja, você aumenta as chances de conquistar novas audiências e, consequentemente, novos clientes. Isso dentro do seu nicho de mercado.

Como por exemplo, sites que funcionam como lojas virtuais podem quebrar barreiras geográficas, o que possibilita que as compras sejam feitas de qualquer lugar do mundo.

Além disso, a criação de sites novos é pensado para SEO (Search Engine Optimization), com layout responsivo e páginas otimizadas para melhor posicionamento nos motores de busca.

Seu negócio aberto 24 horas todos os dias

Com a criação de sites você tem a vantagem de estar disponível para o seu público durante 24 horas por dia, sem fazer isso presencialmente.

Ter um site é ter um canal de vendas sempre aberto para atender todas as pessoas que precisam do seu produto, serviço ou consultar outras informações.

Além disso, com a criação de sites você tem a oportunidade de estar em constante divulgação e, aliado com outras estratégias de marketing, é possível obter excelentes resultados.

Cria um relacionamento com o cliente

A criação de sites não serve apenas para divulgar produtos e serviços oferecidos pelas empresas, mas também é uma forma de criar um relacionamento duradouro com os clientes.  

É uma maneira de estar presente no dia a dia do seu público e prepará-lo para as próximas etapas do funil de vendas. Você pode manter um relacionamento com seu cliente em seu site de várias formas, como:

  • Publicar posts no blog ou materiais ricos sobre problemas que a audiência enfrenta;
  • Responder comentários das pessoas em posts de blogs;
  • Criar uma central de relacionamento com respostas para as dúvidas mais comuns;
  • Gravar e disponibilizar treinamentos online para clientes;
  • Ter um chat em tempo real para atender aos clientes.

Aumenta as vendas

O aumento das vendas é uma das principais vantagens da criação de sites. Isso se deve ao poder de divulgação. Sendo assim, se atente às descrições dos seus produtos e serviços para garantir uma melhor informação aos seus clientes.

O seu catálogo ou portfólio pode ser alterado a qualquer momento e é muito mais fácil, econômico e rápido de alterar que o material impresso.

Ao divulgar e fortalecer a sua marca, aumentar o seu alcance e criar autoridade no seu mercado, as chances de vendas são muito mais altas.  

Reduz custos

Os investimentos da criação de sites são baixíssimos, levando em consideração seu alto alcance, poder de divulgação e facilidade e flexibilidade na manutenção. Dependendo da ferramenta que você escolher, pode até mesmo ser gratuito.

Além disso, você ganha uma liberdade maior para montar o seu próprio horário de trabalho e tem mais produtividade ao atender todos os seus visitantes.

Quais são os tipos de site?

Agora que você já entendeu a importância da criação de sites e as vantagens que pode proporcionar para sua empresa, é interessante ter a noção de que não existe apenas um, mas vários tipos de site.

Portanto, acompanhe abaixo os tipos de site e suas características. Assim, fica mais fácil escolher o que se encaixa melhor e atender as demandas do seu negócio. Confira:

Site institucional

Os sites institucionais têm como objetivo divulgar todas as informações da empresa, seus serviços e produtos, como localização, missão, contatos, valores, entre outros. Ele serve para enaltecer a marca e criar uma identidade profissional nesse meio.

O site institucional também é indicado para empresas que começaram há pouco tempo no mercado e ainda não têm muito conteúdo para divulgação.

Porém, é preciso já estar inteirado sobre os serviços que a organização oferece, pois ele funciona como um cartão de visitas online.

Além disso, um site institucional é mais simples de elaborar e seu design é mais objetivo e funcional.

A criação de sites institucionais também pode ter características mais específicas, com estratégias de marketing para potencializar os resultados, como links patrocinados.

O site institucional é fundamental para qualquer empresa. Uma das opções é a criação de blog, dentro das estratégias de marketing de conteúdo, que oferece um material de valor sem falar necessariamente sobre seu produto.

Site dinâmico

A criação de sites dinâmicos são aqueles que suas atualizações podem ser feitas de maneira mais fácil e com conteúdo constante. Assim, é possível estar sempre renovando e expandindo com o decorrer do tempo.

Ele já não se limita a falar apenas sobre produtos, sendo assim, há a inserção das redes sociais, postagens com fotos, vídeos e dicas importantes para cativar e atrair clientes.

A criação de sites dinâmicos também é indicada para quem precisa de liberdade para cadastrar produtos, serviços, notícias e outros conteúdos, pois ele possui um painel de gerenciamento que permite realizar alterações sem necessidade de apoio de especialistas. Confira outras vantagens:

  • Mais atrativo e com informações sempre atualizadas;
  • Maior número de recursos e ferramentas;
  • Melhor posicionamento nos motores de busca devido à atualização constante e técnicas de SEO;
  • Maior interação com as mídias sociais;
  • Maior autonomia para desenvolvimento de sistemas e designs diferenciados e exclusivos.

Site one page

Como o próprio nome já diz, o site one page é aquele de uma página só. Geralmente, é utilizado por empresas que estão começando o negócio e não possuem conteúdos para publicação com certa frequência.

A criação de sites one page também é uma boa alternativa para empresas que trabalham apenas com um tipo de produto.

É um estilo de site simplista e um dos modelos mais básicos, por se tratar de uma plataforma elaborada a partir do layout de apenas uma página. 

É um tipo de site para empresas com audiência jovem e acostumada com a rapidez dos veículos.

Como vantagem, a criação de sites one page permite interfaces mais bonitas, rápidas e altamente responsivas por resumirem todo o conteúdo em apenas uma página subdividida em seções abertas na própria home page.

Portal

Os portais são ainda mais diversos e completos do que os sites dinâmicos. Eles são sites que concentram uma enorme quantidade de informação e conteúdos.

A criação de sites do tipo portal é ideal para empresas que lidam com grande volume de dados e notícias. Como fazer essa administração não é fácil, geralmente a terceirização do gerenciamento do portal é feita.

Por conta disso, a maioria dos portais fazem parcerias com colaboradores externos que produzem notícias para se manterem constantemente atualizados.

Além de portais de notícias, há os voltados para conteúdos interessantes, educacionais e assim por diante.

Loja virtual

A loja virtual ou e-commerce é definido por efetuar venda direta de produtos ou serviços ao cliente de forma online. É um tipo de site voltado para a conversão de clientes.

Para que ele funcione é necessário desenvolver um site responsivo, com produtos, descrições e preços atualizados.

É comum que cada produto ocupe uma página, além de haver a divisão por categorias, área de histórico de pedidos e assim por diante. Veja os principais benefícios da criação de sites e-commerce:

  • Redução de custos;
  • Atendimento eletrônico personalizado e especializado;
  • Praticidade na compra;
  • Comodidade para entrega e recebimentos de produtos;
  • Menos tempo gasto na realização da compra.

Hotsite

Os hotsites são sites temporários criados para atender a uma campanha específica de publicidade, como para divulgar um evento ou lançamento.

A criação de sites como os hotsites é esporádica e vai depender de como o negócio funciona e qual é a importância das suas ações de marketing.

Landing page

A criação de sites como landing pages, tem como objetivo principal a geração de leads. Elas são parecidas com os hotsites, mas seu conteúdo todo é apresentado em uma única página.

As campanhas específicas em links patrocinados e redes sociais costumam redirecionar seus visitantes para essas páginas, aumentando as taxas de conversão.

Blog

Os blogs são incluídos no site dinâmico, assim como as redes sociais. A criação de sites do tipo blog é fundamental para divulgação e marketing empresarial, atualizando as principais novidades da empresa.

Ele serve para tirar dúvidas dos clientes por meio de artigos e permite a criação de um relacionamento mais próximo com o público.

O que é site responsivo?

A criação de sites responsivos, layout responsivo ou ainda chamado de flexível, é quando o site automaticamente se adapta ao formato de tela no dispositivo do usuário, como smartphones, tablets, notebooks, entre outros.

Ele muda sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido para favorecer a experiência do usuário e torná-la mais agradável e atrativa.

O site responsivo também ajusta as dimensões das imagens, das fontes e demais elementos para que não fiquem desproporcionais.

Com a criação de um site responsivo, você não precisa criar duas versões de site (convencional e mobile).

Como escolher o tipo de site para minha empresa?

Você deve escolher o tipo de site que atenda os seus objetivos da melhor forma possível. Além disso, é importante que ele ofereça uma experiência intuitiva, agradável e dinâmica, com conteúdo relevante e integração com as redes sociais.

É imprescindível também que sejam sites responsivos e estejam de acordo com as regras de SEO para melhor posicionamento nas ferramentas de busca.

Nesse artigo você viu a importância da criação de sites para o crescimento da sua empresa.

Além de marcar presença no ambiente digital, você passa mais profissionalismo, confiança e credibilidade para o seu público, atraindo leads e aumentando as chances de vendas.

Para isso, conte com uma empresa especializada em comunicação e marketing para a criação de sites de sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados