CTA: o que é call to action e como usar no seu site


No marketing digital temos várias estratégias para converter visitantes em leads ou levá-los para algum outro conteúdo. Um deles é o famoso call to action (CTA), ou, em português, chamada para ação.

O CTA é um recurso que tem como objetivo estimular o seu público a realizar uma ação específica, como fazer o download de um e-book e assinar uma newsletter, por exemplo.

Em troca desse material, você consegue um item poderoso: dados de contato tal como e-mail, nome completo do usuário e etc. Essa é uma maneira não intrusiva de fazer com que as pessoas deem o próximo passo dentro de sua estratégia de marketing.

Geralmente, um call to action é um link ou um botão, com uma cor de destaque e criativa, e explora termos no imperativo como “acesse” e “clique”. É muito comum em sites, e-mails e anúncios.

Para criar um CTA é necessário conhecimento e alguma prática. Por isso, hoje explicaremos o que são os CTAs e quais benefícios eles podem trazer para o seu site.

Além disso, você vai descobrir quais são as melhores práticas para definir seu call to action. Vamos lá?

O que é call to action?

O call to action (CTA) ou chamada para ação, é qualquer chamada – visual ou textual – que leve o leitor ou visitante de uma página a realizar alguma ação imediata.

Desta forma, o CTA é uma ferramenta fundamental para promover suas ofertas de marketing digital e gerar mais leads. Exemplos de call to action podem ser “clique aqui”, “baixe agora”, “teste gratuito”, etc.

Ele é muito utilizado em e-mails marketing, landing pages, blogs e anúncios.

Com o CTA você pode garantir aos leitores a visualização de outros conteúdos voltados ao perfil de cada pessoa, em troca dos dados básicos dos clientes, como nome, idade, telefone e e-mail.

O call to action é normalmente apresentado em forma de botão ou link no corpo do texto ou até mesmo em vídeos.

Vale ressaltar que, o CTA deve ser um chamado e não uma imposição.

Importância do CTA

Os CTAs são muito valiosos aos sites, e-commerce, redes sociais, blogs, anúncios, enquetes, enfim, uma série de outros sites na internet.

É um recurso de extrema importância para facilitar a conversão de clientes em potencial. Ele é uma ponte entre o seu produto/serviço e o lead.

 Quando o visitante acessa uma página, ele o faz com interesse em algo que encontrará ali.

Primeiro, sua atenção e seu interesse serão despertados pelos conteúdos encontrados e, ao final, ele pode ou não desejar seguir determinada ação, seja a compra de um produto ou simplesmente acessar algum outro conteúdo complementar.

E é aí que entra o CTA para facilitar a decisão do usuário. Por isso, ao indicar um próximo passo para o público, o CTA estimula a conversão planejada pelo anunciante.

Portanto, quando bem utilizadas os CTAs podem agilizar o processo de conversão.

Finalidade do call to action

O CTA é uma ferramenta na qual tem a função de fazer o usuário realizar uma ação específica, ou seja, serve para qualquer objetivo no negócio.

Porém, os CTAs são muito utilizados por motivos diferentes, como:

  • Gerar conversão: uma das maiores finalidades é gerar conversões em uma página. Você pode oferecer em troca uma série de conteúdos, como ebooks, apresentações de slides, arquivos em Excel, infográficos, planilhas, podcasts, landing pages e tantos outros.
  • Direcionamento para uma landing page: a lading page é uma página de conversão. Com o direcionamento você encurta o caminho do funil de vendas.
  • Conquistar inscrições numa newsletter: uma CTA pode servir como chamada de ação para que o usuário assine sua newsletter, pois ela chama a atenção do leitor. É nesse momento que o leitor se torna um lead.

Os tipos de call to action

Os CTAs aparecem de formas variadas. Mas uma coisa eles têm em comum. Eles são botões personalizados, que chamam a atenção do usuário. Ou seja, eles precisam ser visualmente atrativos.

Então, vamos conhecer os tipos mais comuns:

Textos com links

Um call to action pode ser usado em forma de links no meio do texto.

É um formato bastante utilizado para linkagem interna em blogposts e páginas de um site, levando o usuário para outro artigo ou página com conteúdo relacionado.

Também é visto em emails e mensagens de texto, onde o uso de imagens e outros recursos gráficos é um pouco mais limitado.

Nas CTAs em texto, você deve fazer a escolha das palavras certas para levar o cliente em potencial à ação.

Botão

Uma CTA em forma de botão se destaca imediatamente do resto do texto. É bastante comum em páginas de sites, formulários de campanhas de e-mail, páginas de venda, e-commerce, email marketing, dentre outros.

Os botões não deixam de conter um texto, elemento fundamental para uma CTA eficiente. Esse tipo de call to action ajuda o usuário a tomar uma ação, como em uma compra online através de um botão com o texto “concluir compra”.

Banners

O banner é o tipo mais complexo de CTA. Esse talvez seja o formato de call to action mais utilizado atualmente em blogs, redes sociais e anúncios em redes de display.

Ele vem acompanhado de uma imagem que ajuda a chamar a atenção para o texto.

Exemplos de call to action

Confira agora alguns exemplos práticos de call to action para você entender esse conceito ainda melhor.

Assinatura de newsletter

Para aumentar a visibilidade de seus CTAs de assinatura de newsletter, você pode usar um pop-up e adicionar uma animação que chame a atenção para seu formulário.

É importante tornar o CTA claramente visível na página. Além disso, precisam ser bem feitos para serem eficazes, não é suficiente dizer “inscreva-se em minha newsletter”.

É importante levar em conta três fatores importantes:

  • Seu formulário precisa ser fácil de ver e encontrar;
  • Seu formulário precisa oferecer algum benefício aos visitantes;
  • Seu formulário precisa oferecer uma prova de seu benefício.

Botões de compra

Nem sempre a call to action é usada para captar leads. Essa estratégia também é muito eficiente na conversão em vendas. Por isso, seu uso é muito comum em e-commerces.

Às vezes, você quer que alguém faça uma compra diretamente do seu site. Os botões podem gerar uma compra instantânea, ou levar a páginas de destino para produtos específicos.

Se quiser turbinar ainda mais seu CTA de compra, sugerimos:

  • Destacar uma oferta (“Preço promocional”, “Desconto exclusivo”);
  • Exibir avaliações, depoimentos e classificações com estrelas;
  • Criar chamadas do tipo “Compre antes que o estoque acabe”, “Oferta por tempo limitado”.

Compartilhamento

Esse tipo de CTA também é muito popular em blogs e e-commerces para o compartilhamento nas redes sociais.

Isso garante muitas vantagens para sua empresa, como:

  • Maior engajamento e alcance dos posts nas redes sociais;
  • Leads que compartilham seu conteúdo possuem maior potencial de conversão;
  • Gera tráfego orgânico para seu blog ou site;
  • Compartilhamentos são muito parecidos com recomendações: atraem novos clientes em potencial e gera autoridade para a marca.

Existem ainda três tipos principais de CTAs de compartilhamento social, como ícones sociais, links de compartilhamento e compartilhamentos sociais nas sidebars e barras laterais.

Pronto! Agora você já sabe o que é call to action e sua importância para potencializar as chances de conversão.

O CTA é um recurso que pode ser utilizado em diversos formatos e canais, como:

  • Home do site
  • Páginas do site
  • Redes sociais
  • Email marketing
  • Posts no blog
  • Anúncios
  • Vídeos
  • Ofertas
  • Materiais específicos

Os tipos de CTAs que você vai usar dependem das suas metas. Mas, para cada tipo de negócio, um ou mais tipos de CTAs com diferentes propósitos podem e devem ser utilizados.

Portanto, crie um CTA curto, simples e com uma mensagem clara. Faça com que sejam facilmente visualizados e percebidos e sempre ofereça alguma recompensa.

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