Dicas infalíveis para vender nas redes sociais

De acordo com dados divulgados pelas companhias Hootsuite e We Are Social, mais de 4 bilhões de pessoas estão conectadas à internet e cerca de 3,2 bilhões desses usuários utilizam as redes sociais. Ainda segundo a pesquisa, o Brasil é o terceiro país que mais fica online. Com média de 9h14 diária, ele perde apenas para os acessos feitos na Tailândia (9h38) e Filipinas (9h24), então confira nosso artigo e aprenda a como vender nas redes sociais. 

Desse modo, estar presente nas plataformas digitais se tornou necessidade para todas as empresas que querem estar em evidência e potencializar suas vendas. Contudo, para atingir esse objetivo não basta criar um perfil, mas sim utilizar as estratégias certas para divulgar sua marca e atrair o maior número de consumidores. 

Quer saber mais? Continue lendo o artigo que a Sense preparou para você e confira as melhores dicas de como vender nas redes sociais. 

Principais redes sociais

Você pode estar se perguntando: por onde começar? Não se preocupe, nós te ajudamos. Primeiramente, é importante entender que cada rede social funciona de uma maneira diferente e que compreender as possibilidades que cada uma delas te proporciona é fundamental antes de aplicar as estratégias de marketing digital. 

Facebook 

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo, o Facebook é globalmente a maior rede social que existe. Nele, é possível estabelecer relacionamento com amigos e marcas, compartilhar ideias, criar e conhecer eventos, participar de grupos específicos e registrar momentos até mesmo ao vivo. 

Você pode entrar no Facebook como um perfil ou página. Para divulgar negócios, os empresários devem optar pela segunda opção.  Recomendada para figuras públicas, marcas e políticas de todos os tipos de organizações, é a forma mais eficaz de expandir seu empreendimento gratuitamente. .

Além disso, a plataforma fornece a função de anúncios pagos, que garantem uma comunicação assertiva, uma vez que permite que a marca segmente os usuários e consequentemente venda mais. 

Instagram

Excelente para empresa vender por meio dos smartphones, o aplicativo contabiliza mais de 10 milhões de usuários e pode ser usado integrado com outras ferramentas como o Facebook. O Instagram é um espaço em que as pessoas podem compartilhar fotos e vídeos, seguir perfis de seu interesse, publicar stories e criar conteúdos para o IGTV (recursos que estão bombando no momento).  

Parecido com o Face, as contas comerciais têm recursos como monitoramento de métricas, inserção de dados como telefone, endereço, e-mail, criação de anúncios, entre outros.  

Linkedin 

Mais de 30 milhões de pessoas usam o Linkedin no Brasil. Ele permite a conexão de empresas e profissionais através de uma linguagem formal, visando à posição da pessoa com base no mercado de trabalho. O Linkedin respostas classifica os membros como especialistas em determinados assuntos. Imagina só ganhar esse título para sua empresa?

Youtube

Esse é o site mais popular para compartilhar vídeos online. Sendo o 2° maior mecanismo de pesquisa do mundo, ele engloba desde produções caseiras até profissionais. Sendo assim, o Youtube é formado por uma gama de conteúdos e computa mais de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 500 milhões de vídeos visualizados por dia. 

Nesse caso, investir no Youtube para criação de vídeo marketing é indispensável para todos os segmentos, atraindo clientes em potencial de maneira dinâmica e interativa. 

Whatsapp

Com maior popularidade entre os brasileiros, o Whastapp surgiu para facilitar a comunicação entre as pessoas por conta de suas mensagens instantâneas. Dentro dessa ferramenta existe o chamado Whastapp Business, feito para atender as necessidades de empresas de pequeno, médio e grande porte e tornar a relação marca x cliente mais confiante por meio de ferramentas de automação e respostas rápidas.

Estratégias de marketing para vender nas redes sociais

Levando em consideração as principais redes sociais citadas anteriormente, veja dicas infalíveis para aproveitar o poder que essas ferramentas possuem e se destacar em meio à sua concorrência.

Estabeleça metas 

O primeiro passo é criar metas possíveis de serem alcançadas, dentro das condições e recursos que você possui para investir. O resultado não depende apenas das estratégias de marketing aplicadas, mas de toda estrutura. Portanto, entender as necessidades do seu projeto e a etapa que não depende apenas do digital é essencial. 

Defina sua persona

Definir a persona nada mais é que traçar o perfil do público que você quer alcançar, descobrindo características simples como idade, cargo e gênero. Após essa definição, chegou o momento de gerar informações que sejam de interesse deste público. Se houver dificuldade, vale destacar que descobrir o pode ser útil é mais fácil do que parece. Uma boa dica é criar formulários, enquetes e analisar os conteúdos com os quais os usuários estão interagindo. 

Adeque a linguagem de acordo com a rede social

Para atingir as vendas almejadas, você deve adaptar a linguagem de acordo com a rede social que está sendo utilizada. Por isso, nada de preguiça, replicar o conteúdo pode trazer resultados contrários. 

O Facebook, por exemplo, contém artes com textos maiores, enquanto o Instagram é uma plataforma mais visual, ou seja, a mensagem deve ser passada através de imagens bem feitas. Quer divulgar vídeos no Insta? Lembre-se que os vídeos no feed não podem ultrapassar 1 minuto, para vídeos mais longos o correto é utilizar o Youtube. 

Investigue a concorrência

Ficar de olho nos concorrentes diretos e indiretos é imprescindível. Investigue e observe como alguém de fora o que eles estão fazendo que esteja dando certo, os pontos em que estão errando, ações feitas por eles que bombaram e o tipo de conteúdo que está sendo mais engajamento. Ao analisar esses fatores será mais fácil abordar uma linguagem diferenciada, bem como aperfeiçoar estratégias que certamente darão retorno. 

Aposte nos anúncios pagos

Seguindo a dica de personalizar a comunicação conforme a rede social, aposte nos anúncios pagos. Há uma série de formatos que são ideais para conseguir bons resultados orgânicos, chegar a um nicho específico e vender em grande escala. Pense que quanto maior o valor investido, mais satisfatório será o resultado, mas claro, desde que seja elaborado e segmentado com inteligência.

Conte com uma empresa especializada em Marketing Digital 

Agora que você já sabe dicas infalíveis para vender nas redes sociais, é hora de solicitar os serviços de uma agência especializada em marketing digital

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