Ebook: como fazer um livro gratuito para gerar muitas vendas e leads


O Ebook é um livro em formato digital e uma das táticas mais utilizadas em uma estratégia de marketing de conteúdo para a geração de leads e maiores oportunidades de negócios.

Ele funciona como uma moeda de troca para ter alguma forma de contato com possíveis clientes, já que para baixar o material gratuito as pessoas preenchem um formulário por livre e espontânea vontade.

Muitas empresas não sabem por onde começar na hora de fazer um Ebook que gere bons resultados e sucesso no mercado digital.

Pensando nisso, preparamos um passo a passo com dicas especiais de como fazê-lo de modo simples e com uma aparência profissional.

Então, vamos lá?

O que é um Ebook?

A palavra Ebook é uma abreviação de “eletronic book”, ou seja, é um livro eletrônico. Ele pode ser baixado e acessado em computadores, tablets, smartphones ou dispositivos específicos de leitura, como o Kindle.

Diferente de um livro físico, criar um Ebook é bem simples e pode ser feito e comercializado de forma gratuita.

Eles apresentam uma série de vantagens de custo, já que não é preciso gastar com impressão, estoque ou frete do livro, por exemplo.

Além disso, por ser completamente digital, o Ebook é uma das melhores iscas por ser oferecido sem qualquer custo para os usuários que buscam solucionar seus problemas na internet.

O Ebook é muito usado por empresas para educar o mercado e atrair potenciais clientes. Sendo assim, seu conteúdo precisa ser atrativo e mais complexo do que posts em blogs e artigos, abordando diferentes temas e sempre visando ao seu público-alvo.

Esse tipo de material não deve focar diretamente os produtos e serviços que sua empresa oferece. Antes de tudo, o Ebook deve servir como conselheiro ou manual nos momentos de necessidade.

Eles podem ser produzidos em diversos formatos, como HTML, DjVu, Epub e PDF. Porém, os mais usados são PDF e Epub, pela facilidade de serem lidos em qualquer dispositivo.

Quais as vantagens de um Ebook?

O Ebook é uma ferramenta extremamente eficiente nas ações de marketing de conteúdo e inbound marketing para aumentar as vendas de sua empresa num curto prazo de tempo com a geração de leads.

Ele agrega valor à sua estratégia reproduzindo conteúdos e conquistando a confiança e autoridade sobre determinados assuntos perante sua audiência.

Confira os principais motivos para você criar um Ebook:

  • Geração de leads: o Ebook serve como isca para aumentar a geração de leads em troca de informações do visitante. É uma forma de criar um relacionamento e garantir uma maior taxa de conversão de clientes, o que melhora os resultados finais de sua empresa.
  • Estabelece autoridade: ao produzir um conteúdo de qualidade e relevante para as necessidades de seu público, você aumenta a credibilidade e autoridade de sua empresa sobre o determinado assunto, se tornando referência no mercado.
  • Preço: um Ebook de alta qualidade tem um custo de produção e divulgação quase zero, o que permite a redução de preço para vender mais e manter a rentabilidade. Além disso, você não precisa gastar com impressão, estoque, fretes, entre outros.
  • Portabilidade: o Ebook pode ser distribuído e compartilhado de forma rápida e prática na internet, ampliando sua rede de influência e livrando os usuários dos protocolos ao comprar um livro físico.
  • Educa o mercado: o Ebook é um tipo de material rico que garante as soluções que os possíveis clientes precisam. Sendo assim, ele conscientiza sua audiência dos problemas e mostram que sua empresa tem as ações necessárias para isso.

Como criar um Ebook?

Agora que você já sabe o que é um Ebook e suas vantagens, é hora de criar o seu!

Confira agora o passo a passo para criar um Ebook simples, gratuito e de qualidade para engajar sua audiência.

Defina sua persona

Para criar um Ebook é fundamental conhecer o público-alvo que se deseja atingir. É necessário entender quem são seus possíveis clientes e o que eles estão interessados em consumir.

Portanto, não faz sentido você querer atingir o maior número de pessoas possível. Quanto maior o interesse do seu lead no seu negócio, mais chances ele tem de realizar uma compra.

Para isso, construa uma persona para definir o tipo de cliente ideal, suas características, hábitos e interesses.

Assim, você conseguirá criar um Ebook relevante que solucione seus problemas e sane todas as dúvidas.

Determine o tema do seu Ebook

É a parte mais importante e que demanda mais tempo.

A maioria das pessoas escolhe temas que não são relevantes e de interesse do público. Daí a importância de definir a persona, no passo anterior.

Escolha um tema que representa o maior problema que seu público está enfrentando. Além disso, tente que seu tema englobe um problema que seja o mais geral possível.

Fale de algo que você tem familiaridade para transmitir credibilidade e associe o Ebook com seu nicho de mercado.

Uma dica é saber os assuntos mais buscados da sua audiência através das palavras-chave. Você pode utilizar várias ferramentas para ver os temas com maior demanda e volume de pesquisas, como o Keyword Planner do Google Ads, por exemplo.

Estruture e organize em tópicos

Decida quais são os principais tópicos dentro do tema que você escolheu e faça um esboço sobre cada um deles, organizando os capítulos de forma a dar compreensão ao seu texto para começar a escrever.

Para isso, faça pesquisas aprofundadas e aposte em estratégias de SEO.

Algumas dicas para você começar da melhor forma possível:

  • Escreva de acordo com as normas ortográficas e gramaticais;
  • Use uma linguagem adequada para sua audiência;
  • Evite frases e parágrafos muito longos, a leitura pode se tornar cansativa;
  • Seja objetivo, mas tente colocar as ideias de maneira completa;
  • Cuidado com termos coloquiais e muito informais.

Ilustre seu Ebook

O uso de imagens facilita a leitura e deixa o Ebook muito mais interessante. Você pode usar imagens de seu arquivo pessoal ou de bancos de imagens na internet.

Capriche na capa e pense em imagens que completem o texto, passando a ideia de profissionalismo, como ilustrações, fotos, gráficos, entre outros. É importante deixar o material com a identidade visual de sua empresa.

Escolha o formato do seu Ebook

Temos dois principais formatos de Ebook, o Epub e PDF. O Epub oferece a adaptação do texto e tamanho da fonte automaticamente, já o PDF mantém sempre o mesmo formato da versão impressa.

Confira as funcionalidades de cada um:

Funcionalidades do Epub:

  • Possibilitam o redimensionamento de textos e alteração do tamanho da fonte;
  • É possível mudar a página com um toque;
  • Ideais para ebooks mais simples, sem muitas imagens.

Funcionalidade do PDF:

  • Reproduzem com exatidão o tamanho do arquivo original;
  • Permite ampliar e reduzir a página para uma melhor visualização;
  • Ideais para ebooks mais complexos, com mais imagens.

Escolha a plataforma de distribuição

Depois de revisado e formato, agora é hora de definir os canais de distribuição. Para isso, dê prioridade aos canais em que sua audiência está.

Divulgue seu trabalho nas redes sociais, e-mails marketing, landing pages no seu site, links patrocinados, entre outros. Enfim, tenha uma estratégia para divulgar seu Ebook da melhor forma possível.

Pronto! Agora você já sabe como fazer um Ebook interessante para atrair a atenção de seus possíveis clientes.

O Ebook é uma isca poderosa para atrair Leads, sendo assim, utilize essa estratégia para impulsionar suas vendas e se tornar referência em meio à concorrência.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados