Atualmente, é de extrema necessidade acompanhar seu público e principalmente seus clientes em potencial, para poder atender às suas necessidades de forma assertiva e manter seu negócio estável em um mercado tão competitivo.
É aí que entram as estratégias de marketing digital nas redes sociais para engajar o seu público e alcançar seus objetivos com maior velocidade.
Afinal, as mídias sociais contam com um número de usuários tão grande que é inegável a necessidade de uma estratégia para aumentar suas vendas e um marketing marcante para atrair mais clientes.
Pensando nisso, trouxemos hoje as estratégias mais eficientes de marketing digital para você colocar em prática nas suas redes sociais. Acompanhe!
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que é capaz de agregar valor aos produtos e serviços, bem como à sua marca, pois busca mais do que vender, mas também orientar, educar e informar os seus clientes.
Ele tem como intuito oferecer conteúdos de qualidade e relevância, que ajude os clientes a solucionar seus problemas.
Ajudar a sanar dúvidas, entender problemas, e resolvê-los, faz com que o público-alvo enxergue sua marca como um pilar para tudo o que ele necessita em vários momentos, ganhando autoridade e notoriedade no segmento em que está inserido.
Utilizar o marketing de conteúdo é uma das maneiras de despertar o interesse do público em sua marca, mostrando que você tem o que ele procura, a fim de garantir que eles se tornem futuros clientes.
Atualmente, existem diversos formatos de conteúdo que podem ser criados. O mais relevante é o blog, uma opção prática, econômica e rápida.
O conteúdo publicado nas redes sociais da marca pode ter diversos objetivos, como:
- Educar o cliente com conteúdo informativo e que tenha relação com os produtos/serviços oferecidos;
- Fortalecer o valor institucional da marca diante da concorrência, expondo tópicos como a sua história, missão, visão, valores, entre outros;
- Apresentar melhor e de forma detalhada os produtos e serviços, para que não restem dúvidas de clientes.
Leia também: Marketing de conteúdo: como usar seu blog para vender mais
Anúncios pagos
Os anúncios pagos são estratégias de marketing digital que proporcionam um retorno muito mais rápido para sua empresa, pois acelera o processo de aumento de visibilidade da sua marca, produtos ou serviços.
Os anúncios pagos aparecem em diversos espaços das redes sociais, como Facebook e Instagram Ads, sobretudo para quem já mostrou algum tipo de interesse na solução da empresa, o que aumenta as chances de conversão de venda.
Porém, é necessário conhecer a fundo o seu público-alvo para uma segmentação de faixa etária, localidade, interesses, ocupação profissional e outros.
Além disso, é essencial selecionar palavras-chave que sejam de uso do seu potencial consumidor ao realizar buscas relacionadas aos seus produtos/serviços nos mecanismos de buscas.
Isso porque eles são selecionados pela plataforma de anúncio para serem exibidos de acordo com a palavra-chave da pesquisa ou assunto da página.
Isso garante campanhas efetivas e com melhor custo-benefício, já que os investimentos iniciais são menores e o retorno é maior.
Sorteios e campanhas
Uma dica também é promover sorteios e campanhas nas redes sociais para destacar seus produtos ou serviços.
Por exemplo, o sorteio no instagram é uma forma de atrair e engajar o seu público-alvo, enriquecendo o valor da sua marca. Tendo tantas maneiras de estar em evidência, os usuários têm a tendência de preferir coisas que geram alguma vantagem em troca.
Desta forma, o sorteio no instagram gera movimentação na sua página e, consequentemente, garante uma maior visibilidade. Além disso, esta é uma excelente forma de ganhar ainda mais seguidores.
Isso porque os sorteios e campanhas estimulam os seguidores a curtirem, marcarem outras pessoas e até mesmo compartilharem suas publicações.
Os sorteios são ações muito bem vistas pelos clientes e melhoram a sua percepção em relação à marca. Para isso, escolha um prêmio relevante e atrativo para que eles se sintam valorizados.
Alguns dos objetivos mais comuns ao realizar promoções e sorteios são:
- Levar visitantes para um site ou blog (tráfego);
- Aumentar o número de seguidores em um perfil no instagram;
- Aumentar o alcance da marca;
- Engajar os seguidores;
- Divulgar um produto ou notícia;
- Vender um produto ou serviço.
Quer aprender como fazer sorteios no Instagram? Confira: Sorteio No Instagram: Como Fazer e Os Melhores Apps Para Usar
Uso de conteúdo em vídeo
Estudos já comprovaram que os vídeos são o formato de conteúdo mais favorito dos usuários nas redes sociais. É tanto que o Youtube vem bombando hoje em dia!
Por exemplo, você pode utilizar o IGTV do Instagram para atrair novos seguidores e estimular ainda mais esse engajamento entre os usuários.
Ao ser acessado, o IGTV começa a transmitir os vídeos das contas que você já segue no Instagram, sem que para isso seja necessário começar a seguir novamente todas as pessoas e marcas que te interessam.
O objetivo do IGTV é garantir conteúdos completos, bem planejados e de alta qualidade, por isso a plataforma é simples e intuitiva.
Leia também: Marketing Digital: o que é, estratégias, como fazer (2021)