No post de hoje, vamos apresentar exemplos de ações de marketing que se tornaram cases de sucesso no mercado. Isso porque cativaram o público pela inovação e alavancaram as vendas da marca.
Acompanhe a leitura para despertar novas ideias e estratégias para atrair e fidelizar clientes. Vamos lá?
Heineken
A empresa promoveu um vídeo no Facebook em 2018, que em pouco tempo somou mais de 130 mil compartilhamentos e mais de 325 mil interações. Isso sem contar as mais de 17,7 milhões de visualizações, com 3 milhões ocorrendo apenas nos primeiros oito dias.
A campanha colocava pessoas com crenças e pontos de vistas totalmente diferentes para responder algumas perguntas sobre si mesmo e sobre sua percepção do outro.
O vídeo incentiva os desconhecidos a criarem uma conexão, antes de ouvirem suas opiniões antagônicas. E, depois, os convida a discutir suas diferenças tomando uma cerveja.
Junto com o vídeo, a marca divulgou a hashtag #OpenYourWorld, que rapidamente ganhou 22.000 tweets que eram extremamente positivos.
Dove
Em 2013 a Dove, uma das maiores marcas de produtos de higiene pessoal e beleza do mundo, se tornou um case de sucesso ao lançar a campanha “Retratos da Real Beleza”.
A Dove, que já tem um posicionamento voltado para a mulher real, criou uma campanha com a participação de mulheres que contam suas histórias, envolvendo e fazendo as pessoas se identificarem e identificarem outras pessoas que ama, e com as quais se preocupa. O vídeo ajuda à autoestima e a um comportamento de reavaliação sobre si mesma.
Como o objetivo da ação é estreitar o relacionamento da marca com o público feminino e mostrar mulheres reais, sem buscar atender aos padrões de beleza impostos pela mídia, os vídeos são produzidos não com atrizes, mas com mulheres reais, que realmente se emocionam e que representam todas as demais pessoas que estão assistindo ao vídeo.
Os vídeos da campanha foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas e é um exemplo de campanha de marketing que emociona e desperta a identificação no público.
Domino’s
A pizzaria americana Domino’s fez uma campanha de marketing que até se tornou manchete em grandes portais americanos.
O objetivo da campanha “Domino’s Anyware” foi fazer com que o ato de pedir uma pizza fosse tão fácil que pudesse ser realizado em qualquer dispositivo de tecnologia. Por isso, a empresa começou com a permissão de que os clientes realizassem pedidos pelo Twitter.
Em seguida, ele expandiu as encomendas pelo aplicativo que permitia o pedido de sua pizza favorita com “zero clique”. A experiência também alcançou o Facebook Messenger, o que deixou a marca como inovadora e moderna no seu setor comercial.
Disney
A ideia da campanha #ShareYourEars da Disney era bastante simples.
A Disney fez um vídeo pedindo a seus seguidores do mundo todo que postassem uma foto usando as orelhas do Mickey Mouse, e publicassem com a hashtag #ShareYourEars.
A Share Your Ears foi uma campanha social, para a Make-a-Wish Foundation. A cada foto que fosse publicada com a hashtag a Disney iria doar 5 dólares para fundação Make-a-Wish, com o objetivo de ajudar diversas crianças.
O sucesso foi tanto que o limite de 1 milhão de dólares, definido pela Disney, foi alcançado rapidamente. Com isso a Disney decidiu então dobrar o valor original e chegar a 2 milhões de dólares em doação.
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