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Facebook ads: saiba como usar a ferramenta de anúncios do Facebook


O Facebook Ads é uma ferramenta de anúncios pagos da rede social.

Esse recurso pode ser o grande diferencial da sua empresa para a divulgação de seus produtos e serviços, atraindo mais clientes e incentivando o engajamento.

Saber como aproveitar ao máximo o Facebook Ads já é etapa quase obrigatória em uma estratégia digital.  

 Quer saber como funciona essa ferramenta e atingir resultados acima da média? Então, continue nosso post e saiba tudo sobre o Facebook Ads!

Vamos lá?

O que é Facebook Ads?

O Facebook Ads é uma ferramenta que permite criar anúncios de diversos tamanhos e tipos e atingir um determinado público-alvo para promover uma marca ou produto.

Os anúncios feitos através do Facebook Ads são aquelas publicações de páginas que você não curte e que aparecem com a tag “promovido” abaixo do nome.

Com a ferramenta você pode impulsionar posts para que alcancem uma audiência muito maior, de forma a trazer um retorno positivo.

Além disso, é possível criar anúncios mais eficazes devido à segmentação do público de acordo com suas características e interesses, o que garante que seu investimento seja direcionado às pessoas com maior chance de conversão.

Assim, seus anúncios vão aparecer para os usuários que possam se interessar por eles.

Esse é um investimento democrático e acessível. Afinal, você mesmo pode determinar quanto está disposto a gastar, desde que respeite os valores mínimos diários para cada tipo de campanha.

A própria plataforma do Facebook também oferece dados da sua página a partir de um relatório, que pode ajudar a analisar os resultados e o desempenho de seu negócio e definir novas estratégias para as próximas campanhas.

Por que investir no Facebook Ads?

O Facebook Ads é uma ferramenta muito vantajosa, sendo uma maneira eficaz de alcançar visibilidade a um baixo custo.

Os valores de anúncios no Facebook não são tão altos, pois é possível definir o orçamento que você pode gastar e mesmo assim ter um retorno considerável.

Além disso, o Facebook Ads garante relatórios dos principais números referentes aos anúncios, como os cliques e curtidas. Assim, você pode mensurar se o investimento está valendo a pena e criar novas estratégias para as próximas campanhas.

O Facebook Ads é uma excelente estratégia para se aproximar do seu público e levar sua marca a uma grande audiência, conquistando cada vez mais clientes e beneficiando seu negócio.

Investir em anúncios pagos do Facebook Ads é a melhor forma de atingir uma audiência maior e potencializar seus resultados.

Como criar anúncios no Facebook Ads?

Confira agora um passo a passo básico de como criar um anúncio no Facebook Ads:

  • Crie uma conta de negócios

Para começar, crie uma página de fãs no Facebook, pois todos os anúncios estão atrelados a uma página fanpage.

Se você já tem um perfil pessoal, é só fazer login no Facebook e clicar em “Criar página” na barra superior.

Na próxima tela, você precisa escolher o tipo de página que quer criar: “Negócio ou marca” ou “Comunidade ou figura pública”.

Em seguida, você precisa escrever o nome de sua página e a categoria em que seu negócio se encaixa.

  • Escolha seu objetivo

Agora sua página já está criada e podemos criar o anúncio. Para isso, clique novamente em “Criar” na parte superior da tela e, depois, em “Criar anúncio”.

Uma nova aba com o Gerenciador de Anúncios do Facebook será aberta. É aqui que você poderá criar e acompanhar as campanhas de anúncios para sua página.

É a hora de definir o objetivo da campanha, ou seja, o resultado que você quer alcançar.

O Facebook divide os objetivos das campanhas em 3 blocos, do reconhecimento, consideração e conversão.

Os anúncios de reconhecimento é um formato para quem deseja trabalhar na construção de marca para aumentar a visibilidade, buscando vendas ou uma ação imediata.

Os anúncios de consideração são aqueles que buscam algum tipo de resposta da audiência. Você vai encontrar formatos para engajamento, geração de leads e tráfego para suas outras páginas.

Já os de conversão, como o próprio nome já diz, têm como objetivo as vendas. Aqui, você consegue fazer as pessoas executarem alguma ação em sua página, site ou aplicativo.

Depois disso, dê um nome para sua campanha. Quando terminar, clique em “Continuar”.

  • Defina sua audiência

Essa é a etapa que vai definir para quem a campanha será exibida.

Além de dados demográficos (como sexo, idade, país e estado), é possível selecionar interesses e alguns comportamentos.

Para isso, escolha a opção “crie novo público”. Conforme for preenchendo os dados, o Facebook exibe uma estimativa do alcance da campanha, quantos cliques que o anúncio pode conseguir e se ele é amplo ou específico.

Agora em “localizações”, escolha as cidades, regiões ou países. Se quiser aumentar ou diminuir a área de alcance, basta clicar em “Incluir” ou “Excluir” e escolher mais regiões.

Em “Gênero”, você pode escolher mostrar o anúncio para homens, mulheres ou ambos.

Já na sessão de “direcionamento detalhado”, você tem que escrever os principais interesses de seu público. Uma dica é criar uma persona e levantar o maior número possível de informações.  

  • Escolha onde veicular o anúncio

Vá para posicionamentos para definir os formatos e em quais canais os anúncios serão veiculados. Se preferir, pode selecionar “posicionamentos automáticos”, assim o Facebook vai exibir na plataforma que ele acha mais eficaz para sua campanha.

  • Defina o orçamento e programação

Agora você precisa definir o orçamento da campanha, ou seja, o quanto quer gastar.

O Facebook permite quatro opções: visualizações de página destino, cliques no link, impressões e alcance único diário.

Depois disso, defina o valor do investimento diário para a campanha em “Orçamento”.

Em seguida, escolha entre veicular a campanha continuamente a partir de hoje ou escolher uma data de início e término. Clique em “Continuar” no fim da página.

  • Personalize seu anúncio

Agora, é preciso escolher o título, texto e imagens do anúncio.

Escolha o formato do anúncio de acordo com seus objetivos. Mais abaixo, defina a imagem ou vídeo que irá ilustrar o anúncio. Selecione a imagem e clique em “continuar”.

Adicione o título e texto principal. Em “chamada para a ação” você deve escolher qual a ação que você deseja que as pessoas realizem ao clicarem em seu anúncio.

Pronto! Clique em “continuar” no fim da página. Agora configure uma forma de pagamento (cartão de crédito ou Paypal) e clique em continuar.

Seu anúncio será analisado pelo Facebook. Quando for aprovado, ele será veiculado.

Quais são os tipos de anúncios no Facebook Ads?

Vamos falar sobre os diversos formatos que a ferramenta oferece. Confira:

  • Vídeo: um dos formatos mais preferidos para chamar a atenção do público com sons e movimentos.
  • Imagem: as imagens precisam ser de alta qualidade para direcionar as pessoas para sites ou aplicativos.
  • Coleção: se trata de várias imagens em um único post. É mais utilizado para mostrar produtos e estimular as compras.
  • Carrossel: você pode postar até 10 imagens ou vídeos em um mesmo anúncio, cada um com seu link.
  • Apresentação multimídia: usado para contar uma história através de movimento, som e texto.
  • Canvas: é uma opção que oferece uma experiência em tela cheia otimizada para celulares e tablets, ou seja, dispositivos móveis.
  • Anúncios de geração de cadastro: é um formato que ajuda na coleta de dados das pessoas interessadas na sua empresa. Ele é um anúncio seguido de um formulário de cadastro.
  • Ofertas: se trata de anúncios de ofertas e descontos que podem ser exibidos como uma imagem, vídeo ou carrossel.
  • Envolvimento com a publicação: impulsionamento das publicações para gerar mais curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações.
  • Participações no evento: são anúncios usados para promover o reconhecimento do seu evento e gerar participações.
  • Curtidas na página: é um tipo de anúncio usado para levar os usuários a curtir sua página.

Percebeu como o Facebook Ads é uma ótima ferramenta de marketing para o seu negócio?

Agora é hora de elaborar sua estratégia e criar anúncios para aumentar as oportunidades de vendas, engajar sua página e potencializar seus resultados.

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