Google meu Negócio – Como cadastrar sua empresa


Como cadastrar minha empresa no Google Meu Negócio?

Através deste artigo, saiba como cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio; conheça os benefícios que essa plataforma oferece

Google meu Negócio, vamos lá: se você é empreendedor, visualize a seguinte situação: cliente está buscando informações institucionais sobre sua empresa para entrar em contato com você.

Se ele digitar o nome de sua empresa no Google, ele encontra instantaneamente os principais dados da empresa – como endereço, telefone, e-mail, site ou perfis nas redes sociais?

O Google meu negócio funciona?

O Google Meu Negócio, lançado em 2014, é uma das ferramentas que podem ajudar potenciais clientes a terem acesso mais completo sobre as informações de sua empresa.

O Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma plataforma do Google em que empreendedores podem divulgar sua empresa de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa e no Google Maps.

A ferramenta oferece aos empreendedores a possibilidade de passar importantes informações aos usuários, como:

  • Endereço;
  • Telefone de contato;
  • Horário de funcionamento;
  • Horários de pico;
  • Notas sobre o serviço/produto;
  • Perguntas e respostas;
  • Eventos que acontecerão etc.

De acordo com o Google, “as companhias cadastradas no Google meu negócio têm o dobro de chance de ter respeito dos usuários da internet”.

Se você é, portanto, empreendedor neighborhood (de bairro), pense nessa situação: cliente está a alguns minutos da sua loja– por exemplo, restaurante e procura lugar para almoçar. O Google Meu Negócio certamente ajudará sua empresa a ser encontrada.

Muitas empresas locais ainda não pensaram no Google Meu Negócio por acharem que a metodologia é incompatível com a realidade em que vivem.

Contudo, isso não é verdade, pois diversos empreendimentos desse tipo já tiveram resultados concretos investindo no Google Meu Negócio.

Independentemente do segmento ou porte da sua empresa, todos podem se cadastrar gratuitamente no Google Meu Negócio.

Entretanto, o Google Meu Negócio é uma ferramenta bastante ampla e requer uma atenção especial.

Por isso, através deste artigo, mostraremos o passo a passo de como cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio para aumentar a exposição de sua empresa no Google.

Por que utilizar o Google Meu Negócio?

Além das vantagens já mencionadas, de impulsionar seu site de produtos ou serviços a estar em destaque mais fácil, o Google Meu Negócio pode ajudá-lo a:

1. Gerenciar suas informações

O Google meu negócio funciona?Por meio do Google Meu Negócio é possível gerenciar as informações que o seu público alvo vê quando procuram seus serviços ou produtos.

Quando as pessoas encontrarem sua empresa no Google.com Maps e na pesquisa perform Google.com, elas deverão ter acesso a informações como horário de funcionamento, site e endereço.

2. Interação com o seu cliente ou público-alvo

Você pode responder aos comentários do Google Meu negócio de seus clientes e postar fotos que mostrem o que você faz para gerar maior engajamento e interesse.

Isso garante uma aproximação natural com seus possíveis clientes. O público pode participar com notas de avaliação para o seu negócio (produto, serviço, atendimento, etc.) e com ideias, opiniões, críticas e dúvidas.

De acordo com o Google.com, “empresas que incluem imagens ao perfil do Google meu negócio recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google.com Maps e 35% mais acessos em forma de cliques para acessar seus web sites e relação as demais empresas”.

3. Entender e ampliar sua presença

Para compreender melhor o alcance e performance de seu negócio, você pode ver ideias ou comportamentos sobre o que seus clientes pesquisaram, empresa e de onde eles são.
Também é possível obter o número de pessoas que ligaram para sua empresa utilizando o número de telefone exibido nos resultados da busca e posição Google.com Maps e de onde elas são.

Ainda assim, você pode atrair mais consumidores tanto a nível local quanto de outras regiões e estados.

Além disso, você recebe mensalmente um relatório por email com alguns dados relevantes. Saberá, inclusive, quantas pessoas viram sua empresa no Google e quantas solicitaram informações sobre como chegar.

·         Maior confiabilidade

Empresas que verificam as informações do Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas como confiáveis pelos consumidores, segundo o próprio Google.

·         Facilidade de mensuração de resultados

Como toda estratégia de marketing precisa ser mensurada, aqui não é diferente. A plataforma permite que os donos do negócio acessem as seguintes informações:

  • Como os clientes pesquisaram a empresa e de onde eles são;
  • Quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa usando o telefone exibido na conta;
  • Quantos pedidos de rota foram feitos;
  • Quantos cliques o site teve.
  • Saiba como vender pela internet

Agora aprenda Como cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio

Listamos o passo a passo de quem deseja cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio. É simples e não demanda muito tempo.

1. Acesse a página da plataforma e faça o login

Bem, as primeiras coisas a serem feitas são acessar o website do Google Meu Negócio e clicar em “Comece Agora“.

Google meu negócio

Google meu negócio

Logo após, você deverá fazer o login na plataforma, que é o mesmo que você utiliza para acessar o Gmail. Aliás, se você já estiver logado no Google, será encaminhado para a próxima etapa.

2. Preencha as informações na aba “Adicionar seu negócio”
Google meu negócio

Google meu negócio

Sua próxima parada é nesse mapa aí em que você não só vai localizar o endereço do seu negócio, como também preencher outras informações importantes naquele formulário à esquerda.

Ali, você colocará o nome da empresa, o telefone, o website e a categoria de mercado (loja de materiais de construção, loja de artigos esportivos, salão de beleza, etc..).

Caso você não atenda os clientes ou nicho específico, mas sim em diferentes áreas (como em diversos prestadores de serviço), deverá marcar “sim” na caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no regional deles”.

Por fim, clique em “Continuar”.

3. Confirme sua autorização para gerenciar a empresa
Google meu negócio

Google meu negócio

As informações de endereço e contato da sua empresa aparecem onde está tampado com essas caixas azuis.

Você deve verificar se elas estão corretas e, então, preencher a caixa de autorização para gerenciar sua empresa.

Ao confirmar essa informação, você será encaminhado para uma outra página em que o Google propõe o envio de código de verificação postal para o endereço fornecido por você.

4. Confirme o Endereço da sua empresa

Logo após essa etapa, você já será redirecionado para o seu painel de controle. No entanto, para começar a editar suas informações e fazer com que elas sejam exibidas nas buscas e nos mapas, você deverá confirmar o código enviado pelo Google.

Esse código chega através dos Correios e demora, em média, de sete a quinze dias úteis para que chegue até o endereço cadastrado.

Em seu painel, aparecerá banner vermelho na parte de cima da tela com o botão “Confirmar agora”. clique nele e siga os passos apontados na carta enviada pelo Google para você.

Essa carta tem o código que deverá ser inserido no Google Meu Negócio.

5. Adicione mais informações em sua página recém-criada

Pronto! Depois de confirmar sua localização, você terá toda a liberdade necessária para adicionar as informações complementares ao seu cadastro.

Não esqueça de incluir fotos do seu estabelecimento, horário de funcionamento, uma breve descrição da empresa, entre outros dados e conteúdos relevantes.

Google meu Negócio - Como cadastrar sua empresa

Google Meu Negócio da Agência Sense

Como aproveitar o melhor da plataforma?

Benefícios conhecidos, cadastro feito, e agora? Qual é o próximo passo?

Assim como em outras estratégias de anúncios e marketing, a utilização Google Meu Negócio pode ser otimizada com uma série de boas práticas.

Afinal, não dá para acreditar que novos clientes começarão a chegar só porque você passou a exibir sua empresa na primeira página ou nos mapas do Google.

Você precisa ir pouco além e, por isso, indicamos as seguintes ações para gerar mais resultados com o Google Meu Negócio:

Mantenha suas informações atualizadas

Coloque-se no lugar de cliente e imagine como seria chato para ele procurar por uma oficina de automóveis no Google. E, quando ligar para a primeira opção que aparece, o número cai na caixa postal. Frustrante, não é verdade?

O problema no carro continuaria e o potencial cliente sairia com uma impressão péssima da oficina sem nem usar o serviço.

Google meu Negócio - Como cadastrar sua empresaFalhas como essas não devem acontecer. Muitas vezes, o empreendedor pode esquecer de atualizar o endereço, o horário de funcionamento, as fotos etc.

Afinal, nem sempre essas informações serão as mesmas, já as empresas podem mudar de localização, de telefone e de contato.

Tenha em mente, porém, que é importante manter as informações sempre atualizadas, de forma a usar o melhor do Google Meu Negócio.

Além do mais, caso você inaugure uma nova filial do seu negócio, você pode inserir e confirmar o novo endereço para que ele também apareça nos resultados de pesquisa e nos mapas.

Portanto, é imprescindível que você sempre mantenha as informações do seu perfil atualizadas. Horário de funcionamento, endereço e telefone de contato são os principais.

Monitore as estatísticas de acessos e interações

Em seu painel de controle, além de inserir e editar conteúdos e informações. Você poderá acompanhar os resultados do seu perfil no Google Meu Negócio.

Poderão ser monitorados dados como:
  • Média da classificação dada pelos clientes;
  • Quantidade de comentários (comentários sem respostas);
  • Visualizações, de seguidores;
  • Chamadas feitas e rotas traçadas pelo público.

Isso trará mais controle para você administrar o seu perfil. E adequar o seu negócio às demandas dos seus possíveis clientes.
Procure sempre conseguir boas avaliações dos clientes.

Um dos pontos que mais influenciam as decisões de compra dos consumidores é a opinião de outros clientes. Normalmente, essas avaliações geram mais influência do que qualquer tipo de publicidade institucional ou promocional.

Enfim, esforce-se para oferecer uma experiência agradável e motivadora para os clientes. Afinal, não basta eles aprovarem sua empresa, mas sim gostarem ao ponto de voltar.

Depois que as avaliações forem feitas, sempre responda aos clientes, mostrando que o espaço é de troca entre a empresa e o consumidor.

Caso você receba uma avaliação negativa, não deixe de responder ao usuário também, cuidadosamente agradecendo pelo feedback. Colha as informações passadas por ele e não deixe de analisar quais mudanças podem ser feitas para garantir uma melhor experiência.

  • Use o Google Postagens

Por meio do Google Meu Negócio, você tem acesso a uma ferramenta para postagens.

Essas postagens podem ser feitas em formato de textos, vídeos, imagens e eventos.

Porém, os conteúdos publicados só ficarão visíveis por uma semana. Sendo assim, novamente, é necessário que você sempre mantenha o seu perfil atualizado, com novas informações para os usuários.

Para fazer uma publicação, siga o passo a passo:

  1. Acesse esta página de Google Author;
  2. Clique na caixa “publicar no Google”;
  3. Escolha o tipo de postagem e siga as instruções que aparecerão;
  4. Para ver como sua pesquisa aparecerá, clique em “visualizar”. Para voltar ao editor, clique em “criar” no topo da caixa;
  5. Quando estiver pronto, clique em “publicar”. Sua publicação aparecerá imediatamente na pesquisa do Google.

É possível ainda editar e excluir suas postagens, e programá-las para serem publicadas em determinado dia e horário, aumentar o tempo de visibilidade em até 14 dias e compartilhar as campanhas.

·         Permita agendamentos

Outra funcionalidade da plataforma é a de agendamentos.

Esse recurso do Google Meu Negócio pode ajudar restaurantes, consultórios, escritórios a otimizarem seu tempo — e lucro —, permitindo que os usuários marquem horários para visitarem o local.

Ao fazer a busca por um local em específico, o usuário consegue ver quais dias da semana e horários estão disponíveis. Depois, basta preencher com as informações pessoais e a reserva será confirmada.

Para fazer isso, entre em sua conta e acesse a funcionalidade “agendamentos”. Em seguida, escolha qual provedor usará. A conta de agendamento será vinculada, automaticamente, em até uma semana.

·         Habilite a troca de mensagens

A plataforma do Google Meu Negócio também permite a troca de mensagem com clientes. Assim, você consegue conversar com eles e tirar todas as dúvidas de forma rápida e prática.

Para habilitar a troca de mensagens, você deve ativar a funcionalidade.

Abra a ferramenta e clique na opção de “clientes” > “mensagens” > “ativar”. Depois de ativadas, volte ao menu de “clientes” > “mensagens” e veja todas elas em forma cronológica.

Da mesma forma, não se esqueça de conferir diariamente quais foram as mensagens enviadas a você e responda cada uma delas.

Uma dica é habilitar o chat apenas em horário comercial.

Caso você não tenha uma conta na ferramenta, crie agora mesmo. Se você já a usa, não se esqueça de colocar as nossas dicas em prática.

Bônus: A importância do Marketing Digital

Benefícios do Google Meu Negócio

Imagine uma pessoa procurar no Google pela sua empresa e não encontrar logo de cara o que precisa? Isso não passa uma imagem boa, sobretudo se levarmos em consideração que todos já estão acostumados a ter as informações logo de cara ao entrar no Google.

As pessoas naturalmente associam empresas com credibilidade ao Google. Isto é, qualquer empresa que esteja no Google tende a ser mais respeitada pelas pessoas/clientes.

Afinal, o Google é uma empresa cujo nome é conhecido mundialmente. Logo, as pessoas se sentem mais confortáveis para negociar com empresas que aparecem no Google.

Google meu Negócio - Como cadastrar sua empresaPortanto, nesse exato momento, realizar o cadastro do Google Meu Negócio se faz extremamente necessário.

Credibilidade e funcionalidade são características intrínsecas ao Google Meu Negócio. Por isso, a cada dia, milhares de empresas estão tendo suas marcas registradas no Google.

Funcionalidades

Saiba que o Google Meu Negócio é extremamente funcional. Ou seja, é uma ferramenta extremamente útil, sobretudo por oferecer em um primeiro momento informações importantes e relevantes de qualquer empresa.

Através do Google Meu Negócio, as empresas tem acesso às seguintes informações ao procurar por uma empresa:

  • Endereço;
  • Telefone;
  • Horário de Atendimento;
  • Como chegar (Google Maps);
  • Site;
  • Comentários;
  • Avaliação.

Através dessas informações, qualquer pessoa tem acesso às empresas com muita facilidade. Inclusive, para muitos o Google Meu Negócio é um facilitador, um canal de comunicação eficiente, um intermediário entre as empresas e os clientes.

Portanto, caso esteja de fato em dúvida, não pense duas vezes. Dedique um tempo para cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio e colha os benefícios que ele oferece.

Como excluir empresa do google meu negócio

Uma dúvida muito comum é como eu consigo excluir a minha empresa do Google meu negócio, vamos lá vamos colocar um passo a passo aqui:

  1. Entre na sua conta oficial Google Meu Negócio;
  2. Procure e clique no menu Informações;
  3. Nas opção de fechar ou remover esta ficha, clique tem remover esta ficha;
  4. Confira com cuidado as informação de como funciona esta ação na página;
  5. Por fim, Clique em Excluir Conta.

Pronto, o Google irá excluir sua conta dos seus bancos de dados.

Como excluir fotos do google meu negócio

Outra dúvida comum é como excluir as fotos do Google meu negócio, vamos lá:

  1. Entre na sua conta do Google Meu Negócio e escolha a conta que deseja.
  2. No menu, acesse a opção Fotos.
  3. escolha a foto que você quer remover.
  4. No ícone de lixeira você deve clicar. no canto superior direito. Somente para fotos que você adicionou.

Como colocar meu negócio no google

Muitas empresas ainda não aparecem no Google maps, ou seja não tem o seu negócio cadastrado no Google, vamos lá vamos colocar um passo a passo aqui:

  1. Faça o login com sua conta Gmail no site do Google meu negócio;
  2. Na opção Adicionar seu negócio, preecha as informações da sua empresa;
  3. Confirme que é o proprietário seguindo as informações do Google
  4. Cadastre e confirme o seu endereço;
  5. Pronto.

Mas não acaba ai, o Google meu negócio oferece diversas informações sobre as empresas, cadastre tudo sobre o seu negócio, horários de atendimento, fotos, serviços, produtos, site, telefone e etc, pois isso pode ser uma ótima fonte de novos clientes.

Como colocar meu negócio no google maps

Uma coisa que algumas pessoas não sabem é que o Google Maps usa as informações do Google meu negócio para cadastrar as empresas no Mapa do Google, portanto na Dúvida acima já explicamos como fazer isso, basta cadastrar seu negócio no Google e pronto.

Como alterar endereço no google meu negócio

Muitas vezes nossos negócios precisam mudar endereço e é muito importante ter o Google meu negócio atualizado por isso vamos mostrar como alterar o endereço no Google:

  1. Entre na conta da sua empresa no Google meu negócio.
  2. Escolha sua ficha ou empresa que quer aterar.
  3. Na opção endereço, clique em editar;
  4. Atualize seu e endereço e clique em salvar.

Pronto seu endereço estará atualizado no Google meu negócio e Google maps.

Conclusão

Seu processo de inscrição é simples. São poucas etapas para preencher e confirmar os dados cadastrados, como nome da empresa, endereço e telefone.

Dessa maneira, sua empresa terá presença garantida nos resultados de pesquisa, no Google.com + e nos Google.com Maps.

Chegamos à conclusão que com a certeza de que o Google Meu Negócio é dos principais canais para divulgar sua empresa na net. E se aproximar, social e geograficamente, de mais clientes.

Além do Google Meu Negócio. O  Google que é o site de buscas mais acessado do mundo oferece uma série de outras possibilidades, para as empresas se promoverem e gerarem mais vendas.

Agora,  basta incluir e atualizar todas as informações e conteúdos de localização, contato e divulgação do seu negócio. Isso sem esquecer de manter monitoramento contínuo com dados de acesso e comentários de seus clientes.

Aproveite e faça uma consultoria gratuita. Invista em Marketing Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados