Inbound Marketing


O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante.

Também conhecido como “marketing de entrada”, “marketing de atração” ou o “novo marketing”, o Inbound Marketing afasta-se do conceito tradicional da publicidade e possibilita a conexão com o público-alvo por meio dos pilares: Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais.

Quer entender melhor como colocar em prática o Inbound Marketing? Acompanhe nosso artigo e confira!

O que é Inbound Marketing?

O inbound marketing em sua tradução significa “marketing de entrada”.

Portanto, o inbound marketing é uma estratégia que tem como objetivo atrair o público-alvo através da criação e compartilhamento de conteúdos de qualidade.

Em outras palavras, a ideia é atrair o cliente por meio de conteúdo relevante para criar um relacionando direto e duradouro com ele, em diferentes etapas da jornada do consumidor.

A partir daí, as pessoas impactadas por esse conteúdo tendem a se sentir confiantes a ponto de permitir que a empresa se aproxime cada vez mais, o que pode resultar na venda. Ou seja, no Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário.

Por isso, o Inbound Marketing consegue captar leads mais qualificados, melhorando a sua taxa de conversão e tempo de fechamento de um negócio.

O Inbound Marketing possui três pilares essenciais: o marketing de conteúdo, SEO e mídias sociais.

Vantagens do Inboung Marketing

O inbound marketing é a estratégia que vem apresentando inúmeros benefícios, entre eles, valores mais baixos e alcance mais certeiro.

Confira abaixo mais vantagens:

  • Aumenta a visibilidade da marca;
  • Maior aproximação com os clientes;
  •  Ciclo mais curto de vendas;
  • Redução de custos;
  • Alcance do público certo;
  • Mensuração de resultados em tempo real;
  • Melhor ROI (Retorno sobre o Investimento);
  • Ticket médio maior.

Como funciona o Inbound Marketing?

A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência de etapas, que orientam o usuário por um caminho que tem como fim a conversão:

1° Etapa: Atrair tráfego: A etapa inicial tem como objetivo atrair visitantes. Porém, o grande diferencial dessa primeira etapa é atrair pessoas que de fato tem interesse no seu produto e serviço, ou seja, leads qualificados.

Para isso, é necessário fazer um estudo aprofundado para entender o seu público-alvo e criar personas que serão seus possíveis prospects.

2° Etapa: Converter visitantes em leads: O próximo passo é fazer com que esses visitantes se tornem leads.

Para isso, você deve captar o e-mail do visitante e as informações que julgar necessário oferecendo algo em troca algo de valor, como ebooks, manuais, vídeos, consultorias, entre outros.

3° Etapa: Converter leads em clientes: Depois de atrair as pessoas certas e converter parte delas em leads, agora falta transformá-los em clientes reais.

4° Etapa: Encantar os clientes: Mesmo após a compra, é de extrema importante é fidelizar, engajar e encantar esses atuais clientes para que eles sigam comprando e ainda falem bem de você, seja nas redes sociais, seja diretamente para outras pessoas, se tornando verdadeiros defensores da sua marca.

Agora faz mais sentido o que é Inbound Marketing e como utilizá-lo?

Leia também: Marketing Digital: o que é, estratégias, como fazer (2020)

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