Instagram ads: conheça a ferramenta de anúncios do Instagram


Sabemos que investir em publicidade nas redes sociais é uma prática moderna e eficiente de aumentar as vendas de qualquer tipo de empresa.

O Instagram é uma das melhores redes sociais para se anunciar devido ao seu alto nível de engajamento e alcance de públicos.

Sendo assim, o Instagram Ads é uma ferramenta de anúncios que tem se destacado quando falamos nos resultados desses investimentos.

O Instagram Ads é muito usado em estratégias de marketing digital para aumentar a visibilidade e reconhecimento da marca.

Por isso, se você está começando nesta mídia e quer saber como anunciar no Instagram, separamos algumas dicas para começar a usar essa ferramenta o quanto antes. Acompanhe nosso post e boa leitura!

O que é Instagram Ads?

O Instagram Ads é uma ferramenta que permite a criação e veiculação de anúncios tanto no feed quando nos stories da rede social.

Esse termo surge da abreviação de Instagram advertising, palavra em inglês para publicidade no Instagram.

Os anúncios no Instagram são veiculados nos formatos de fotos, vídeos e carrossel com sequências de fotos ou vídeos.

Os anúncios no Instagram aparecem como posts no seu feed ou nas histórias de algum perfil que você não segue, sendo identificados com a palavra “patrocinado” (ou sponsored, em inglês).

Assim como em quaisquer fotos e vídeos, os usuários podem interagir com os anúncios, dando like, comentando e seguindo o perfil.

O Instagram Ads é uma estratégia de Marketing Digital que visa gerar mais leads, cliques, conversões, tráfego no seu site, instalações de aplicativos, ganhar mais seguidores, entre outros, garantindo uma maior visibilidade e reconhecimento da marca para a empresa.

Por que investir no Instagram Ads?

O Instagram é uma rede social muito poderosa quando se trata de influenciar clientes. É a rede social com maior taxa de engajamento entre todas.  

O objetivo do Instagram Ads é garantir a visibilidade e reconhecimento das marcas com os anúncios para aumentar as vendas de seu negócio.

Além disso, o aplicativo é conhecido por possuir uma linguagem simples, o que permite uma interação imediata, sendo as imagens o grande diferencial para o sucesso dos anúncios.

Estudos revelam que os anúncios patrocinados no Instagram não só conseguem engajar e influenciar os usuários a tomar uma ação, mas também é uma das melhores ferramentas para realizar a segmentação.

Como os anúncios do Instagram são criados pelo Gerenciador de Anúncio do Facebook, você pode ter acesso aos dados já coletados para definir seu público, localização, dados demográficos, interesses e comportamentos.

Além disso, você pode determinar que os anúncios sejam distribuídos para pessoas que tenham características parecidas com seu público-alvo (também conhecido como lookalike). Isso aumenta as chances de seu anúncio aparecer para quem realmente se interessa por seu produto ou serviço.

Com uma ótima segmentação você tem um melhor aproveitamento do seu investimento e pode aumentar seu ROI (Retorno sobre Investimento).

Como fazer anúncios no Instagram Ads?

Você pode criar um anúncio direto do Instagram ou pelo Gerenciador do Facebook, que é a melhor opção devido aos seus maiores recursos.

Vamos ver o passo a passo de como criar anúncios pelo Facebook:

Antes de tudo, você precisa vincular a conta do Instagram à sua página do Facebook.

Para isso, vá à sua página de negócios do Facebook e clique na opção configurações. Depois ao lado esquerdo você vai ver o botão de anúncios do Instagram, então é só conectar sua conta usando o nome e senha da plataforma.

Depois, vá até o gerenciador de negócios e clique em configurações. Siga até contas do Instagram e reivindique sua conta. Pronto! Suas contas do Instagram e Facebook estão vinculadas.

Agora entre na página de criação de anúncios do Facebook e defina a meta de marketing do seu plano, que pode ter como objetivo aumentar o reconhecimento da marca, enviar pessoas para seu site ou aumentar as conversões do site.

A seguir, será necessário definir sua audiência e orçamento. Vá até a parte de posicionamentos e clique em editar. Se sua campanha estiver integrada ao Instagram, você pode usar o mesmo anúncio nas duas redes sociais.

Na mesma página, escolha quanto você quer gastar por quanto tempo ela vai rodar. Para prosseguir, clique em continuar.

Por fim, defina o conteúdo e o formato da publicação, que pode ser vídeo, foto única ou carrossel de fotos. Você também pode ver uma prévia de como ficará os anúncios antes de veicular.

Agora, vamos ver como se faz para criar um anúncio direto do Instagram:

Entre na sua conta do Instagram e vá ao menu do perfil e escolha a opção configurações e selecione mudar para perfil comercial. Então, siga as instruções para usar a versão do Instagram para negócios.

Ter uma conta comercial é fundamental para fazer a interação e engajar seus seguidores.

Logo após, aparecerá um botão promoção ao lado de editar perfil, que irá permitir a criação dos anúncios.

Você deverá escolher uma das publicações no Instagram para servir como um anúncio e avançar.

Agora é só selecionar para onde direcionar as pessoas que verão seu anúncio, como perfil, site ou fachada, o seu público-alvo e o orçamento diário e duração da campanha.

Quais os tipos de anúncios no Instagram Ads?

O Instagram Ads permite 5 formatos para anúncios:

  • Carrossel

É um formato que permite exibir uma sequência de até 10 imagens quadradas por anúncio. São fotos posicionadas de forma rotativa e você pode criar uma descrição, adicionando emojis e hashtags.

É possível ainda incluir CTAs (chamada para ação), que tem as opções Saiba mais, Fale conosco, Obter oferta e outras.

  • Imagem única

Nesse tipo de anúncio você deve escolher apenas uma foto para ser utilizada. Os campos são os mesmo do anúncio em carrossel.

Para acessar o link do site no anúncio dos Stories o cliente deverá arrastar a tela para cima.

  • Vídeo único

No Instagram Ads é possível selecionar um arquivo.mp4, mov ou .gif de no máximo 60 segundos, ou uma animação com imagens. Ele segue o mesmo conceito dos outros formatos, como texto, URL e CTA.

  • Apresentação multimídia

A apresentação multimídia é uma apresentação de slides automática em seu anúncio. Basta escolher as imagens (de 3 a 10), a duração de tempo que elas terão, efeito de transição e uma música.

  • Coleção

É um tipo de anúncio que faz a divulgação de diversos itens em uma experiência em tela cheia, sendo muito utilizado pelos e-commerces.

É preciso ter seu inventário cadastrado no Gerenciador de Catálogo do Facebook antes de criar o modelo.

Agora que você já sabe como anunciar no Instagram Ads e tem várias dicas, é hora de colocar tudo em prática.

Faça um planejamento, conheça seu público a fundo e utilize apenas imagens de alta qualidade do seu produto ou serviço para divulgar sua marca.

E o mais importante, sempre monitore suas campanhas através das métricas dos seus anúncios para avaliar se estão sendo bem aceitos ou se precisam de ajustes.

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